curiosidades

Facebook, Twitter e SMS podem colocar em risco a saúde de adolescentes, segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Case Western Reserve, em Ohio, nos Estados Unidos. O estudo, publicado no American Public Health Association, afirma que o exagero no envio de mensagens SMS e o uso hiperbólico de redes sociais podem estar associados a distúrbios comportamentais graves, como uso de drogas, álcool, cigarro e até a prática irresponsável do sexo.

Os pesquisadores consideraram anormais o envio de 120 mensagens ou mais por dia e o acesso a redes sociais por mais de três horas.

De acordo com o levantamento, 19,8% dos estudantes, a maioria meninas, enviaram mais de 120 mensagens de texto (SMS) em um dia. Esse mesmo grupo pertence a uma classe socioeconômica menos favorável e alguns não possuem a imagem paterna em casa.

Para os especialistas, esses adolescentes têm 40% mais chances de experimentar cigarros, duas vezes mais chances de experimentar bebidas alcoólicas, 41% mais chances de usar drogas ilícitas e 90% mais chances de possuir quatro, cinco ou seis parceiros sexuais.

“Os resultados surpreendentes desse estudo sugerem que estar conectado o tempo todo pode comprometer a saúde do adolescente”, explica Scott Frank, médico, professor e líder da pesquisa. “Os resultados podem servir de alerta aos pais, que devem desencorajar seus filhos a usarem excessivamente o celular ou as redes sociais”, completa o cientista.

Já o acesso patológico a sites como Facebook e Twitter é definido pelo uso da rede por três horas seguidas. De acordo com o estudo, os 11,5% dos alunos que se enquadraram no perfil demonstraram maiores índices de estresse, depressão, tendência suicida e dificuldade para dormir. Nesse grupo, 62% têm mais chances de experimentar cigarros, 79% mais chances de experimentar bebidas alcoólicas, 84% mais chances de usar drogas ilícitas e 60% mais chances de possuir quatro, cinco ou seis parceiros sexuais.