Grupo: Alessandra Magnus, Bianca Lyrio, Fernanda Baldi, Tainá Rodrigues
Turma: 1204
Orientadora: Cássia Bossardi
• Delimitação do tema: As gírias
• Problematização: Saber usar gírias, é estar na moda?
• Hipóteses:
* Pessoas que usam gírias são descriminadas?
* Por quê em cada lugar tem um tipo de gíria diferente?
* Por quê uma mesma gíria pode ter vários significados?
* Por quê as gírias são usadas frequentemente?
• Justificativa:
O tema abordado, tem como objetivo trazer mais conhecimento para as pessoas e também para nós do grupo. Este assunto foi escolhido também porque é um assunto interessante e mostra mais sobre o povo e suas culturas.
• Objetivo Geral :
* Identificar as gírias regionais do Brasil;
• Objetivos específicos :
* Adquirir conhecimento para aplicar na sociedade;
* Saber onde usar as gírias;
* Aplicar um questionário na escola para medir o uso das gírias;
• Metodologia:
Reunimos o grupo na sala de aula do Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza para escolher o assunto do trabalho de Seminário Integrado. Depois de termos várias idéias sobre diferentes assuntos, veio o tema “Cultura”, mais direcionado para gírias das regiões brasileiras. O grupo entrou em acordo, e ficou decidido que esse seria o assunto.
A próxima etapa foi fazer pesquisas em casa e na escola a respeito do tema escolhido. Normalmente fazíamos nas aulas de Seminário Integrado, no laboratório de informática do colégio. Fomos desenvolvendo o trabalho, logo já tínhamos a “delimitação do tema, problematização, hipóteses, justificativa, objetivos gerais e específicos”
Nosso próximo passo foi a elaboração um questionário com quatro questões de múltipla escolha. Aplicamos nas cinco turmas do segundo ano, do Ensino Médio Politécnico do turno da manhã (1201, 1202, 1203, 1204 e 1205) do Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza. Tendo como objetivo medir a opinião, o pensar e o conhecimento dos alunos sobre o assunto.
O questionário foi elaborado de acordo com os nossos conhecimentos sobre o assunto e também curiosidades, com as seguintes questões: “Você conhece alguma gíria de outra região?”, “Você acha que as gírias influenciam no seu aprendizado?”, “Você sabe o momento certo para usar as gírias?”, “Assinale a gíria que você mais usa”.
Depois de aplicar o questionário, usamos algumas aulas de Seminário Integrado para tabular as respostas dos alunos. Em seguida construímos gráficos para calcular a porcentagem desses resultados.
Análise dos resultados: Concluímos com os resultados obtidos pelos gráficos, que a maioria dos alunos entrevistados tem conhecimento sobre gírias de outras regiões, e dizem que elas não interferem no seu aprendizado, sabem onde usa-las de maneira correta, e as usam diariamente.
• Mapa conceitual:
• Questionário:
Turma: Sexo: ( )F ( )M Idade:
1- Você conhece alguma gíria de outra região?
( )Sim ( ) Não
2- Você acha que as gírias influenciam no seu aprendizado?
( ) Sim ( ) Não
3- Você sabe o momento certo para usar as gírias?
( ) Com os amigos
( ) Numa festa
( ) Local de trabalho
( ) Em uma entrevista de emprego
4- Assinale a gíria que você mais usa:
( ) "Meu"
( ) "Tipo"
( ) "Véio"
( ) "Cara"
( ) Outras? Qual (is)?
• Gráficos: