Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza
Nomes: Joice Boeira de Morais e Andriele Noronha
Turma: 1203 Turno: manhã
Professora: Luciana
Tema: O que está escondido atrás dos mitos e das crenças?
Dúvidas:
O que se acredita é realmente verdade?
As crenças influenciam em algo?
Qual a verdade sobre as mensagens subliminares?
Porque ocorre em alguns casos fanatismo?
Certezas:
Envolvem dinheiro;
Traz polêmica;
Resulta muitas vezes em discussão;
Objetivo Geral: Saber até onde os mitos e as crenças influenciam na vida das pessoas.
Objetivos Específicos:
Saber se as pessoas são influenciadas pelas suas crenças;
Saber se as religiões fazem bem para o espírito;
Entender porque alguns mitos são aceitados por algumas pessoas;
Entender um pouco sobre as crenças.
Justificativa:
As crenças sempre foram e acredito que sempre serão discutidas ao longo de muitos e muitos anos. Cada pessoa tem uma crença e isso provoca polêmica para todos que acreditam e também para os que não acreditam.
Os mitos que foram criados, por pessoas anônimas que se aproveitam da crença para manipulá-las, levando inclusive essas pessoas à morte, acreditando ser este o caminho da salvação. Por que isso acontece?
E também há mitos que acreditam ser verdade, crêem e fazem o que é dito, por exemplo a Bíblia.
SIGNIFICADO DE CRENÇA E MITO
CRENÇA: " 1 Fé religiosa. 2 Aquilo que se tem como verdade; CONVICÇÃO: a crença na astrologia.
MITO: " 1 História fantasiosa de orgiem popular (mitos africanos). 2 Personagem real a quem se atribuem valor ou feitos extraordinários ou imaginários: Pelé é um mito do futebol. 3 Algo imaginário representado idealmente: o mito do paraíso.
FONTE
AULETE, Caldas. Minidicionário Caldas Aulete. 1ª edição,2004 Editora Nova Fronteira S.A.
Quando saberemos ao certo toda a verdade do mundo?
Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza
Nomes: Joice e Andriele Turma: 1203
SEMINÁRIO INTEGRADO
Idade:
Sexo: ( ) Feminino ( ) Masculino
Turma:
Questionário:
Você acredita numa força maior?
( ) Sim ( ) Não
Você tem uma religião?
( ) Sim ( ) Não
Se na questão anterior você respondeu sim, qual é?
( ) Evangélica
( ) Católica
( ) Espírita
( ) Outra ________________
Você sabe o que são Iluminatis?
( ) Sim ( ) Não
Você acredita na vida após a morte?
( ) Sim ( ) Não
Você acredita em reencarnação?
( ) Sim ( ) Não
Você acredita em uma força maior maligna?
( ) Sim ( ) Não
Para você os símbolos têm alguns significados por detras deles?
( ) Sim ( ) Não
Você faz doações a sua Igreja?
( ) Sim ( ) Não
Você sabe o destino dado as suas doações?
( ) Sim ( ) Não
Com a estréia do filme “2012” e com a divulgação que o calendário Maia prevê o fim do mundo daqui a pouco tempo — o que já mostramos que é uma balela –, as previsões do fim do mundo voltam a ser tema de conversas. Grande parte das previsões do fim do mundo têm fundo religioso, embora outras não tenham esta relação, mas todas têm uma coisa muito importante em comum: não se concretizam.
Confira nossa lista de dez previsões completamente fracassadas para o fim do mundo. pelo menos até agora.
10. A GALINHA PROFETA DE LEEDS, 1806
Existem inúmeros exemplos de pessoas que proclamam o retorno de Jesus Cristo, mas provavelmente nunca existiu um mensageiro mais estranho do que a galinha da cidade inglesa de Leeds, em 1806. As pessoas da cidade contavam que uma galinha começou a botar seus ovos no formato da frase “Christ is coming” (“Cristo está chegando”). Notícias do incrível milagre se espalharam rapidamente, e muitas pessoas se convenceram que o dia do juízo final estava próximo. A história começou a tomar proporções enormes, até que um curioso cidadão da cidade observou a galinha botando os ovos – e descobriu que a cidade inteira tinha caído em uma brincadeira de mau gosto.
9. A PREVISÃO ADVENTISTA, 23 DE ABRIL DE 1843
O fazendeiro estadunidense William Miller, depois de estudar a Bíblia durante vários anos, concluiu que a data escolhida por Deus para acabar com o mundo poderia ser encontrada em uma interpretação literal dos escritos. Ele explicava para seus seguidores (chamados de Adventistas ou Milleristas) que o mundo acabaria entre 21 de março de 1843 e 21 de março de 1844. Ele pregava e publicava o bastante para conseguiu milhares de seguidores, que chegaram à conclusão que a data definitiva seria 23 de abril de 1834. Muitos seguidores de Miller venderam ou doaram todas suas posses. Quando a data do fim do mundo chegou. e Jesus não retornou. o grupo se desintegrou, mas alguns remanescentes formaram a religião Adventista.
8. O RETORNO DE JESUS EM 1891
Joseph Smith, fundador da religião mórmon, nos Estados Unidos, afirmou a líderes da igreja em 1835 que Deus havia dito a ele que Jesus retornaria em 56 anos, o que não ocorreu, e o mundo continua em seu curso natural.
7. O COMETA HALLEY, 1910
Em 1881, um astrônomo descobriu que a cauda de cometas têm um gás mortal, chamado de cianogênio. tão tóxico quanto o cianeto, que é semelhante a ele. A descoberta não recebeu muita atenção, até que alguém notou que a Terra passaria próxima à cauda do cometa Halley em 1910. O respeitado jornal estadunidense “The New York Times” e vários outros questionavam se todas as pessoas do planeta morreriam envenenadas pelo gás tóxico, o que levou a uma onda de pânico nos Estados Unidos. Finalmente, cientistas com a cabeça no lugar explicaram que não havia motivos para temer a passagem do cometa, que ocorreu sem maiores problemas.
6. O FIM DO MUNDO EM 1982
Em maio de 1980, o fundador da Coalizão Cristã e celebridade televisiva Pat Robertson assustou muitas pessoas quando contrariou ao vivo a passagem Mateus 24:36. que afirma que ninguém sabe o dia ou hora em que o fim chegará. Ele afirmou à platéia do seu programa que ele sabia quando seria o fim do mundo: “Eu garanto a vocês que, até o fim de 1982, haverá um julgamento no mundo”, ele disse.
5. A SEITA HEAVEN’S GATE
Quando o cometa Hale-Bopp apareceu em 1997, surgiram também rumores que uma nave alienígena está seguindo o cometa. Além disso, as pessoas afirmavam que a nave estava sendo escondida pela Nasa e pela comunidade de astrônomos. o que podia ser facilmente refutado por qualquer pessoa com um telescópio. Apesar da negação da existência de tal nave, os rumores foram divulgados amplamente, e inspiraram a criação de uma seita chamada “Heaven’s Gate” (“Portais do Céu”, em tradução livre), que acreditava que o mundo acabaria logo. Infelizmente, no dia 26 de março de 1997, o mundo acabou para 39 membros do culto, que foram levados a um rancho no meio do deserto e cometeram suicídio por acreditar que suas almas seriam levadas pelos alienígenas.
4. AS PREVISÕES DE NOSTRADAMUS PARA 1999
A escrita metafórica e obscura de Michel Nostredame, conhecido como Nostradamus, intrigaram estudiosos por mais de 400 anos. Seus escritos, que dependem muito da interpretação, foram traduzidos e reescritos em inúmeras versões. Uma das suas frases mais famosas afirma “No ano 1999, sétimo mês / Do céu virá o grande rei do terror”. Muitos devotos das previsões de Nustradamus ficaram preocupados, já que ele tinha grande fama, e acreditavam que esta era a sua previsão do fim do mundo.
3. Y2K, JANEIRO DE 2000
A virada do milênio deu origem a mais uma previsão para o fim do mundo: o problema, notado na década de 70, seria que muitos computadores não conseguiriam ver a diferença entre o ano 2000 e o ano de 1900. Ninguém tinha certeza do que isso significaria, mas muitos sugeriam que problemas catastróficos poderiam ocorrer, desde blecautes enormes a um holocausto nuclear. A venda de armas cresceu muito e várias pessoas prepararam bunkers para viver após a catástrofe. Mesmo com todos os problemas previstos, o ano novo começou normalmente, com alguns pequenos problemas em computadores isolados.
2. 5 DE MAIO DE 2000
Para o caso do Y2K não acabar com a humanidade, uma outra catástrofe global foi prevista por Richard Noone, autor do livro “5/5/2000 Ice: The Ultimate Disaster” (“Gelo: o desastre final”, em tradução livre, sem edição brasileira). Segundo o autor. O gelo da Antártica teria quase 5 quilômetros de espessura no dia 5 de maio de 2000, quando os planetas se alinhariam no céu, resultando em uma morte gelada para toda a humanidade. O final dessa história foram milhares de exemplares do livro vendidos, mas sem mortes em massa devido ao gelo derretido. quem sabe o aquecimento global impediu o desastre!
1. O FIM DO MUNDO EM 2008
De acordo com o pastor da Igreja de Deus Ronald Weinland, autor do livro “2008: God’s Final Witness” (“2008: a última testemunha de Deus”, em tradução livre), centenas de milhares de pessoas morreriam a partir de 2006, quando o livro foi lançado. Ao fim daquele ano, o pastor afirmava que haveria no máximo dois anos antes do momento em que o mundo entrasse no pior período de toda a existência humana. Até o segundo semestre daquele ano, os Estados Unidos teriam sofrido um colapso, e não existiriam mais como um país independente. De acordo com o que está escrito no livro, Weinland “coloca a sua reputação em jogo no sue papel de profeta de Deus”. Adeus, reputação!
http://hypescience.com/fim-do-mundo-10-previsoes-fracassadas-do-apocalipse/ - Acessado em 16/10/13 ás 11:18
O fim do mundo em 2012
Vinte e um de dezembro de 2012. O dia da destruição do mundo. É o que pregam as centenas (ou milhares) de páginas na web justificando o fim do calendário Maia como o ponto central para a o fim do mundo. Segundo as teorias apocalípticas (e o fraquíssimo filme sobre o assunto), os polos da Terra se inverterão devido a distúrbios magnéticos do sol, gerando grandes tormentas solares que afetariam a Terra. O argumento para esse fim é o encerramento do calendário Maia. Segundo algumas fontes alarmistas, os ciclos anteriores dos Maias terminaram em destruição, e esse último seguiria a mesma linha de destruição, no qual nós seriamos testemunhas e presenciaríamos a ira divina.
Grande parte das teorias apocalípticas citadas acima são creditadas a Steven Alten, um escritor norte americano autor de diversos livros de ficção científica, como a Trilogia O Domínio. Essa série, que tem se tornado fonte de muitas teorias apocalípticas, reúne as profecias Maias, invasões alienígenas e muita conspiração para contar uma história de ficção científica.
Existe uma enorme confusão sobre o assunto, já que essas páginas web apocalípticas trazem frases soltas de seu livro, como "Os 4 ciclos anteriores terminaram em destruição. A profecia maia do juízo final refere-se ao último dia do 5º ciclo, ou seja, 21 de dezembro de 2012.". É como acreditar que existe algo sagrado enterrado sob o Museu do Louvre só porque Dan Brown fez um livro de ficção sobre isso.
O mesmo texto diz que "Para os cientistas da NASA a data de 2012 será marcada por violentas tormentas solares e pelo degelo total do Polo Norte". Mais um boato,desmentido pela própria NASA em 2009 devido a grande procura por informações sobre o fim do mundo em 2012.
E o mais interessante de todas essas teorias é que a maioria dos sites que mostram fotos do "Calendário Maia" exibem nada mais do que fotos do "Calendário Asteca":
Imagem do Calendário Maia
Imagem do Calendário Asteca
Existe um texto complementar muito interessante sobre o Calendário Asteca aqui.
Na verdade, essa imagem do Calendário Maia é uma representação de um dos três que eram utilizados para contar o tempo. Um chamado Tzolkin (ou Tzolk'in) que representava um ciclo de 260 dias. O Haab (ou Haab') de 360 dias divididos em 18 meses de 20 dias cada e um terceiro cujo ciclo era de 5125 dias. Esse último foi o que deu origem a teoria de que o mundo acabaria em 2012, já que é o encerramento do ciclo.
Os Maias não fazem nenhuma referência ao fim do mundo em seus calendários. O mais próximo que chegou-se disso é uma inscrição sobre a chegada de um "Senhor dos Céus" que estaria relacionada ao final de um ciclo dos calendários. Foi o que aconteceu no ano 2000 no nosso calendário gregoriano: o encerramento de um ciclo e início de outro (e o mundo não acabou).
E o final de um ciclo não significava destruição. Muito pelo contrário. Na maioria das culturas os ciclos definem períodos para prosperidade. Apesar de certos rituais serem associados ao derramamento de sangue e sacrifícios, o sangue era derramado aos deuses, para dar continuidade a vida e proteção a esse novo ciclo que chegara.
Os Maias não previram o fim do mundo em seu calendário. Todas as teorias conspiratórias estão juntando informações isoladas e criando sua própria teoria de fim de mundo, com informações de autores de ficção e nomes de pessoas e instituições famosas que já declararam sua posição de não acreditar no fim do mundo.
Resumindo: O mundo não acaba no dia 21 de dezembro de 2012. Fique tranquilo.
Por Apocalipse2000
http://apocalipse2000.com.br/profecias35.htm - Acessado em 16/10/13 às 11:29
O relógio do fim do mundo
Os cientistas criaram seu método próprio para identificar as profecias. O Relógio do fim do mundo foi inaugurado em 1947 pelos estudiosos que participaram do ultra-secreto Projeto Manhattam. Este resultou na fabricação pelos EUA da primeira bomba atômica, durante a Segunda Guerra e está localizado na sede do Boletim na Universidade de Chicago. O "relógio do juízo final" mede simbolicamente o risco de uma guerra nuclear. Quanto mais próximo das 00:00, maior será a possibilidade de uma guerra com proporções inimagináveis. Na sua inauguração, o relógio marcava 11h53. Em 1953, quando os EUA fizeram o primeiro teste da bomba de hidrogênio e o relógio chegou a marcar 11h58. Após o fim da Guerra Fria, em 1991, os ponteiros recuaram para 11h45, dando ilusão de uma possível paz.
Desde 1998, o relógio estava em 23h51. Após o atentado de 11 de setembro de 2001 o relógio avançou 2 minutos com relação a 1998. Os ponteiros registraram 23h53, mostrando que o ataque às torres do World Trade Center podem ter sido o início de grandes mudanças.
Conforme pronunciamento de George Lopez, presidente da "Bulletin of the Atomic Scientists" "Apesar da promessa de campanha de repensar a política nuclear, a administração Bush não tem dado passos significativos para modificar as políticas de alvos nucleares ou reduzir as posições de alerta das forças nucleares".
Outro motivo da alteração seria o risco um atentado terrorista utilizando armas nucleares e de uma guerra entre a Índia e o Paquistão. Os dois paises possuem um arsenal nuclear de grande porte e os estudiosos temem uma guerra decorrente dos conflitos já existentes.
Temos que cuidar do nosso mundo. Temos que lutar pelo desarmamento nuclear. É como se estivéssemos sentados em uma mina terrestre, pronta para explodir. E as vítimas de toda essa ganância e irá política seremos nós, pessoas da paz.
Por Apocalipse2000
http://apocalipse2000.com.br/profecias21.htm - Acessado em 16/10/13 às 11:21
Candomblé
· A História do candomblé é dividida de acordo com a distribuição dos escravos no território brasileiro.Antes da abolição da escravatura o candomblé já existia mas não com esse nome. Eram as várias religiões tradicionais africanas trazidas pelos escravos da África praticada nas senzalas ou em lugares afastados no meio da mata. Eram chamados de batuque de negros, que tanto podia ser o batuque de roda como roda de capoeira.
Crenças
· Candomblé é uma religião "monoteísta", embora alguns defendam a ideia que são cultuados vários deuses, o deus único para a Nação Ketu é Olorum, para aNação Bantu é Nzambi e para a Nação Jeje é Mawu, são nações independentes na prática diária e em virtude do sincretismo existente no Brasil a maioria dos participantes consideram como sendo o mesmo Deus da Igreja Católica.
Curiosidades
· O Candomblé é uma das religiões afro-brasileiras que se desenvolveram em terras brasileiras. Seus seguidores cultuam os orixás – panteão de divindades africanas – e se consideram conectados a objetos, animais ou plantas ancestrais, conhecidos como totens. Esse culto também se estende pelo Uruguai, Argentina, Venezuela, Colômbia, Panamá e México e por alguns países europeus.
· O Candomblé foi construído com base no que se pode chamar de alma da Natureza, sendo assim considerada uma religião anímica. Assim como os negros em geral, os praticantes dessa cultura religiosa, proibida pelo Catolicismo, foram perseguidos e criminalizados. Mesmo assim ela cresceu consideravelmente ao longo de quatro séculos, desde a abolição da escravatura, em 1888, graças aos seus adeptos, provenientes das mais diversas classes sociais, que durante este período construíram dezenas de milhares de templos. Atualmente pelo menos três milhões de brasileiros revelam-se praticantes deste culto. Salvador é o grande centro desta prática, com aproximadamente 2230 terreiros oficialmente registrados pela Federação Baiana de Cultos Afro-Brasileiros. Isso sem levar em conta o sincretismo brasileiro, que leva uma grande parte da população a praticar mais de uma religião ao mesmo tempo, incluindo o Candomblé.
Hinduísmo
· Principal religião da Índia, o Hinduísmo é um tipo de união de crenças com estilos de vida. Sua cultura religiosa é a união de tradições étnicas. Atualmente é a terceira maior religião do mundo em número de seguidores. Tem origem em aproximadamente 3000 a.C na antiga cultura Védica.
O Hinduísmo da forma que o conhecemos hoje é a união de diferentes manifestações culturais e religiosas. Além da Índia, tem um grande número de seguidores em países como, por exemplo, Nepal, Bangladesh, Paquistão, Sri Lanka e Indonésia.
Crenças
· Aqueles que seguem o Hinduísmo devem respeitar as coisas antigas e a tradição; acreditar nos livros sagrados; acreditar em Deus; persistir no sistema das castas (determina o status de cada pessoa na sociedade); ter conhecimento da importância dos ritos; confiar nos guias espirituais e, ainda, acreditar na existência de encarnações anteriores.
O nascimento de uma pessoa dentro de uma casta é resultado do karma produzido em vidas passadas. Somente os brâmanes, pertencentes as castas "superiores" podem realizar os rituais religiosos hindus e assumir posições de autoridade dentro dos templos.
Curiosidades
· Os hindus são politeístas (acreditam em vários deuses). São os principais: Brahma (representa a força criadora do Universo); Ganesa (deus da sabedoria e sorte); Matsya (aquele que salvou a espécie humana da destruição); Sarasvati (deusa das artes e da música); Shiva (deus supremo, criador da Ioga), Vishnu (responsável pela manutenção do Universo).
· Uma das religiões mais antigas do mundo é o Hinduísmo. Eles acreditam que nós temos muitas vidas diferentes, e que nós aprendemos lições espirituais através da nossa experiência na terra. Acreditam em Karma, que é um sistema em que cada ação feita aqui na terra será refletida de alguma forma no nosso futuro. A pessoa comete um ato bom ou ruim, não parece ter resultado imediatamente no presente, mas no futuro seus atos irão refletir em coisas boas ou ruins.
http://religioes-e-suas-curiosidades.blogspot.com.br- Acessado em 07/11 às 08:22
Resumo
Os mitos e as crenças são assuntos que causam muita polêmica. Também podem causar em algumas pessoas o "fanatismo", influenciando muito em suas vidas, podendo também prejudicá-las. Pesquisamos em sites, em jornais sobre o assunto, sobre a atualidade e também informamos em nosso site assuntos polêmicos, que levam a discussão e também no modo de pensarmos em nossa vida, tendo como objetivo a concientização da sociedade. Após a análise dos resultados, encontramos grande diversidade de crenças, pouco conhecimento sobre elas e o que acontece nas suas contribuições dadas. Isso indica que nem todos se baseiam só em crenças, mas também em mitos, podendo causar até a morte porque não há conhecimento da mesma. Apesar de ser um estudo que pode não ser de interesse de todos ele é causador de casos inexplicáveis.