Educação

Instituto Estadual de Educação Cristovão de Mendoza

Componentes do Grupo: Juliana Santos, Caroline Brito, Joaneta Sartori

Turma: 1203 Disciplina: Seminário Professor: Luciana Susin

"Por que a educação no Brasil não é valorizada como nos outros países ??"

Certerzas :

*O governo investe em outras aréas ;

*Os professores não são bem remunerados ;

*Greves de professores ;

*O povo não se interessa;

*Desvio de dinheiro público;

*A educação não vista como a solução de vários problemas na sociedade ;

* Alguns grupos sociais não exigem nem impõem aos alunos um desempenho escolar comparado aos outros países.

Dúvidas:

* Por que o governo não investe na educação?

* Por que o ensino de hoje não se compara ao ensino de antigamente?

* Por que a desvalorização dos profissionais da educação?

* Por que o ensino de hoje está precário?

* Por que alguns pais não acompanham o rendimento escolar dos filhos

* Por que a sociedade não se importa com a educação?

PESSOAL, É PRECISO REVER SUAS DÚVIDAS E CERTEZAS...

Justificativas:

Escolhemos o tema EDUCAÇÃO por que ela precisa estar em todo lugar. A educação vem de casa, muito além da escola. Precisamos conscientizar todos os pais que é necessário educar seus filhos desde pequenos. Pois levamos a educação para toda a vida.Ela é muito importante em todo lugar que passarmos e irá nos dá muitas oportunidades, tanto na vida profissional, quanto na integração social.

EDUCAÇÃO É A BASE DE TUDO !

Objetivo geral:

- Nosso objetivo é conscientizar a sociedade da importância da educação.

Objetivos Específicos:

- Aplicar questionários aos professores e profissionais da área.

- Selecionar dados sobre o assunto.

- Tabular dados obtidos através dos questionários aplicados.

- Selecionar dados bibliográficos sobre o assunto.

REVER OS OBJETIVOS E JUSTIFICATIVAS

Questionário:

1- Em sua opinião por que a educação no Brasil não é tão valorizada quanto nos outros países?

2- Quais são as maiores dificuldades que você acha que existem no ensino de hoje em dia?

3- Como poderiam ser resolvidos alguns problemas na educação?

4- Em sua opinião por que hoje os alunos de escolas públicas já não tem tanto interesse e dedicação quanto os alunos das escolas particulares?

5- Você acha que o ensino de hoje era como de antigamente?

6- O que você acha que falta nas escolas, ou até mesmo nos alunos de hoje?

7- Quais seriam os motivos mais comuns na sua opinião pra que os jovens de hoje não gostam de estudar?

8- Pra vocês professores, quais são os maiores desafios na educação atualmente?

- Respostas da Professora da Rede Municipal formada em Educação Física. Hoje vice-diretora e 27 anos de magistério:

1- Inicialmente a infra estrutura precária e arcaica das escolas públicas. Governos que não olham para educação "tirando nas eleições", com enfoque de que é pela educação pela valorização do profissional educador que teremos futuros profissionais melhores preparados, leis federais aprovadas por quem não tem conhecimento da realidade das nossas escolas.

2- Exigência de grande número de alunos por sala de aula priorizando, quantidade e não qualidade. Na troca de cada governo, mudanças de "gerenciamento" e "forma de organização nas secretarias de educação". Renumeração baixa dos profissionais e leis que não protegem o mesmo diante das ações agressivas que sofrem.

3- - Políticos com conhecimento na administração das secretarias de educação.

- Maior cerba destinada as escolas para manutenção predial estrutural.

- Olhar mais real para com a realidade que cada professor se depara com os alunos.

- Pessoas "certas" nos lugares "certos" com olhar "carinhoso" na educação.

4- Estimulo familiar interfere. O exôdo das famílias em função da busca de trabalho, levando os estudantes a mudarem frequentemente de escola não criando vínculos. A "competição" com a internet.

5- Não muito do que era realmente importante a nível de conteúdo foi tirado através de leis, essas mesmas interferindo na "aprovação" ou não de alunos que não alcançam o mínimo de conhecimento necessário para os anos seguintes .

6- Empenho, gostar do que faz, entender, por parte dos alunos, que é a informação/conhecimento que abrirá as portas para um futuro melhor. Professores mais conscientes de que o jovem mudou e de que é necessário acompanhar, em parte, essa mudança.

7- Motivações, interesse, facilidade do acesso a computadores, pais permiciveis que não assumem seu papel de "pais" diante dos jovens. A falta de maturidade/compreensão de que é nos estudos que estarão melhores preparados para o futuro.

8- - Infra estrutura nas escolas.

- Exigência de grande número de alunos por turma.

- Desmotivação ocasionado por falta de valorização das leis equivocadas, salário baixo.

- Violência/agressividade diária "bulling".

Opiniões de pessoas entrevistadas para esse questionário sobre o tema:

Pergunta: Por que a educação não é valorizada no Brasil comparando com outros países?

- Respostas:

( Direção da Escola: Glades )

- Pois no Brasil se prioriza outros setores da sociedade e com relação a educação não. Tanto que não há um projeto político educacional, pois ao mudar o governo, automaticamente muda as diretrizes educacionais, assim sendo de quatro em quatro anos, o que se refere a educação, sempre sofre quebras e as consequências são sempre desastrosas, tanto para os educandos,como para os educadores, que de uma forma ou outra devem "dançar conforme as mudanças de seus dirigentes". Prevalece sempre a intenção de que "povo sem cultura é melhor manipulado e mesmo que os profissionais da educação queiram agir com seus princípiose dar valor ao que realmente creem, acabam sendo suncumbidos pelo sistema que cobra de uma forma ou outra o engajamento de seus projetos que por mais que os educadores sejam conscientes de seus verdadeiros papéis a cumprir, acabam tendo que se curvarem a tanta exigências.

( Opinião do Diretor da Escola : Lindoberto )

- A educação, em nosso país é vista como custo e não investimento. A educação, que é a possibilidade de desenvolvimento para qualquer sociedade, não recebe o tratamento devido.

A educação em nosso país precisa de políticas públicas efetivas que possibilitem o seu reconhecimento como instrumento único para o desenvolvimento de qualquer sociedade.

( Opinião da Professora : Etelvina)

- Considero que o nosso país veem de uma cultura de submissão e exploração. Infelizmente , o povo Brasileiro ainda não descobriu o poder que a educação possuí para a transformação da sociedade. Á partir do momento que começar á existir a conscientização com certeza o povo irá exigir de seus governantes uma maior valorização da educação. Os países com maiores índices de desenvolvimento são aquele em que a Educação é pioridade, mas não uma falsa Educação que apenas coloca os jovens e as crianças dentro das salas de aula, mas Educação com qualidade para conscientizar os cidadãos da importância da cidadania. Porém é claro que os políticos não querem pessoas conscientes, pois assim saberiam lutar por seus direitos e não aceitariam as manobras corruptdas, ás quais realizam.

REVER O TEXTO, EXISTEM ALGUNS PROBLEMINHAS NA ORTOGRAFIA....

( Opinião da professora: Susete )

- A educação não é valorizada no Brasil porque não é prioridade na sociedade em geral. As famílias não incentivam os filhos a estudar , o sgovernos falam em valorizar a educação e professores em suas camapnhas , no entanto, quando eleitos, esquecem do que prometeram. A escola não tem mais autonomia na questão disciplinar e pedagógica; perdeu a sua essência: " O ensino ". Atualmente a sociedade vê escola como "órgão de assistência social". Ainda temos o descaso e desrespeito geral em relação ao professor. O desrespeito se generalizou e são atribuídas funções a ele as quais não são atribuídas competência. O que menos se faz é "ensinar". Assim, não há como obtermos sucesso na educação se não houver consciência de que um país só crescerá economicamente e socialmente se tornar a educação realmente prioridade.

( Opinião da mãe de um aluno da escola)

- Podemos ver agora mesmo em época de eleções, prioridade educação, mentira; Educação no Brasil nunva foi valorizada e muito menos os educadores os quais com salários miseráv3eis e sem nem algum outro benefício. Por que será que nossos jovens não conseguem passar em um vestibular? Por que a educação infelizmente sempre esteve em último plano, baixos salários, baixas expectativas. Em alguns países crianças pequenas aprendem o valor real de uma boa educação.

( Opinião de funcionários da escola )

- Pois hoje em dia, não há tanta exigência quanto antigamente. Hoje não há respeito, tanto na parte de muitos educadores quanto dos alunos. Também não existe interesse e investimento do governo.

- Eu acredito que seja pela falta de interesse do governo, a falta de profissionais que sejam capacitados para a função. O governo do Brasil se interessa em futebol e carnaval e não investe em educação.

- A política Brasileira valoriza o "não saber" ou seja preferem ter a população burra e ignorante para que isto se reflita nas urnas; oferecem migalahas ao povo em troca de votos, pessoas inteligentes cobram decisões do governo, diminuição de impostos e isto não ocorre no Brasil.