O QUE É MÚSICA?
Mousikē é um conceito grego que significa “a arte das musas”. E, deste, deriva a palavra música, que define a arte de organizar sensível e logicamente uma combinação coerente de sons e silêncios. Para isso, são usados os princípios fundamentais da melodia, da harmonia e do ritmo.
Enquanto manifestação artística, a música é um produto cultural que procura suscitar uma experiência estética no ouvinte. Também constitui um estímulo no campo perceptivo do homem, uma vez que pode assumir várias funções, como é o caso do entretenimento, do ambiente criado ou da comunicação.
Segue abaixo, uma animação da Walt Disney sobre a história da teoria musical. Divirta-se:
Escola: Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza
Componentes do grupo: Aline Ponciano, Jonathan, Kelly S. Jaques e Marilanda Vieira
Turma: 1202 Turno: Manhã
Professora: Luciana
TEMA: MÚSICA
Dúvidas:
- Será influente no comportamento das pessoas?
- Será útil no mercado de trabalho?
- Será acessível a todos?
- Será saudável?
- Será um meio para a evolução?
Certezas:
- A música possui vários gêneros;
- É encontrada em vários meios;
- É feita pela voz ou instrumentos musicais;
- É uma arte;
- É composta por melodia, harmonia e ritmo.
Questionamentos/ Hipóteses:
Será que a música pode influenciar na educação?
Objetivo Geral:
Conscientizar a comunidade escolar e a sociedade sobre a importância que a música pode ter na educação, a fim de que haja mais investimento.
Objetivos Específicos:
-Fazer um levantamento levando em conta a influência que a música exerce na vida do adolescente;
- Identificar os tipos de música que os adolescentes ouvem;
-Indicar problemas e soluções à intendentes na área da educação a fim de que utilizem mais o recurso da música na vida escolar;
Justificativa:
O projeto foi desenvolvido para que possamos compreender que a música pode ser um bom meio para ensinar, levando em conta a interdisciplinaridade e benefícios que ela proporcionar.
Metodologia:
Musica e educação
Educação é uma palavra que deriva uma série de significados, muitos deles bastante complexos, no entanto, para concebê-los é preciso utilizar de vários recursos didáticos ou não. Quando se fala em educação muitos pensam que a mesma refere-se somente àquela desenvolvida no âmbito escolar, porém vai muito além disso, é conhecer o mundo, a convivência em sociedade e sua organização, esse processo tem início no contato da criança com o país e familiares e com os objetos que encontram-se ao seu redor.
O conhecimento intelectual de um aluno é resultado da interação dele com o meio e não somente por si mesmo. Dessa forma, o meio pode se materializar de muitas maneiras e são justamente essas variações que podem diversificar as metodologias didáticas aplicadas no processo ensino-aprendizagem, independentemente da disciplina que se deseja trabalhar, nesse caso o mediador do procedimento é o educador, é ele quem direciona ou conduz o aluno nesse sentido.
No caso da música, essa possibilita o desenvolvimento intelectual e a interação do indivíduo no ambiente social, se for usada de uma forma planejada. A música é um dos principais meios de persuasão existente na sociedade, pois através dela é possível transmitir não somente palavras, mas também sentimentos, idéias e ideais que podem ganhar grandes repercussões didáticas se bem direcionadas.
A música como alternativa didática aguça o interesse do aluno, que muitas vezes sem perceber se encontra totalmente envolvido no processo, uma vez que o conjunto de palavras contidas no texto da música é aproveitável em distintas temáticas como ponto de partida na construção do ensino-aprendizagem.
O convívio do aluno no ambiente escolar associado à música provoca uma significativa melhoria no humor, desse modo produzirá um ambiente com indivíduos mais alegres que tendem a serem mais motivados a participar das atividades escolares.
Além disso, o uso da música na escola provoca também um melhor relacionamento entre os alunos, facilitando trabalhos coletivos e contribuindo com a perda da timidez, favorecendo a linguagem corporal.
Diante das afirmativas, fica explícito que a musicalização contribui diretamente no desenvolvimento cognitivo, lingüístico, psicomotor e sócio-afetivo do aluno, independente de sua faixa etária. A música promove em alunos com necessidades especiais uma maior inserção no convívio social.
É notável em uma sala de aula que a música utilizada como base curricular em diferentes disciplinas é de extrema importância, pois garante um resgate do aluno para com o conteúdo e seu educador.
O simples fato de ter uma música no ambiente escolar, enquanto são desenvolvidas explicações de conteúdos didáticos, já favorece em um melhor comportamento disciplinar por parte dos alunos no transcorrer da aula.
Questionário:
1- Você acha que a música pode influenciar no rendimento escolar?
SIM ( ) NÃO ( )
2- Por que cada pessoa se veste conforme seu estilo musical?
_____________________________________
3- Que tipo de música você curte?
Rock ( ) Sertanejo ( ) Pagode ( ) Reggae ( ) Outros ( )
__________
4- Você acha que a música pode em algum momento ser uma terapia?
SIM ( ) NÃO ( )
5- Em que a música te influencia?
____________________________________
6- Você toca algum instrumento?
SIM ( ) NÃO( ) Qual? ________________________
7- Você tem interesse em seguir carreira musical?
SIM ( ) NÃO( )
8- Você acha que deveria ter aula de música na escola?
SIM ( ) NÃO ( )
9- Qual sua banda ou cantor preferido?
_______________________________________
10- Você acha que existe preconceito entre os estilos musicais?
SIM ( ) NÃO ( )
Resumo do Projeto
Hoje em dia existem muitos questionamentos sobre música nas escolas, por isso há muitas perguntas como: será influente no comportamento das pessoas? Será útil no mercado de trabalho? Será acessível a todos? Será saudável? Será um meio para a evolução? E certezas de que: a música possui vários gêneros; é encontrada em vários meios; é feita pela voz ou instrumentos musicais; é uma arte; é composta por melodia, harmonia e ritmo. O projeto foi desenvolvido para que possamos compreender que a música pode ser um bom meio para ensinar, levando em conta a interdisciplinaridade e benefícios que ela proporcionar. Por isso o questionamento feito neste projeto é: será que a musica pode influenciar na educação? Queremos conscientizar a comunidade escolar e a sociedade sobre a importância que a música pode ter na educação, a fim de que haja mais investimento. Indicar problemas e soluções às intendentes na área da educação a fim de que utilizem mais o recurso da música na vida escolar.