Música

Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza

Professora: Luciana Susin

Disciplina: Seminário Integrado

Nomes: Ana Carolina, Larissa Macedo, Caroline Santos e Daniela Souza

Pergunta: Até que ponto a música pode influenciar a vida de uma pessoa?

Certeza:

* Muitas vezes está relacionada a fatos ou acontecimentos do dia-a-dia.

*É utilizada em vários meios.

*Possui vários gêneros.

*É uma terapia.

Dúvidas:

* Quanto tempo o compositor leva para compor uma música?

*Pode ser influente no comportamento das pessoas?

*Música faz bem para a saúde?

♪ Justificativa

Mostrar aos leitores e ouvintes que a música pode ser influente no dia – a – dia, e na vida de todos.

♫ Objetivo Geral

Identificar como a música influência no nosso cotidiano.

♪ Objetivos Específicos

· Aplicamos um questionário sobre o assunto a alguns alunos da escola

· Entender melhor o que a música pode causar a nossa saúde, para isso vamos realizar uma pesquisa dentro do tema.

Mapa conceitual

Questionário

1- A musíca faz parte da sua vida? SIM ( ) NÃO ( )

2- Qual é o seu estilo de música preferido?

( ) Pagode ( ) Rap ( ) Samba ( ) Reggae ( ) Eletrofunk ( ) Sertanejo

( ) Rock ( ) Hip-hop ( ) Eletrônica Outros:_

3- Quantas horas por dia você ouve música?_

4- Você tem interesse de seguir carreira musical? SIM ( ) NÃO ( )

5- Você toca algum instrumento musical? SIM ( ) NÃO ( ) Quais? _

6- Você se identifica com alguma música? SIM ( ) Qual:_NÃO ( )

7- Qual sua banda ou cantor preferido?_

8- Será que a música pode influenciar na educação? SIM ( ) NÃO ( )

9- Você respeita os diversos estilos musicais? SIM ( ) NÃO ( )

10- A música pode ser considerada uma terapia? SIM ( ) NÃO ( )

Até que ponto a música pode influenciar a vida das pessoas?

A música pode influenciar tanto na vida de uma pessoa como o desenvolvimento no trabalho, pode servir como um estímulo pode despertar interesses e até melhorar quadros clínicos, ser usadas em tratamentos crônicos em que os pacientes passam por longos períodos internados como os tratamentos de quimioterapia, entre outros. A música atua positivamente na vida das pessoas, porém não são todas músicas e estilos que podem agradar, mas de certa maneira a quem agrada ela só traz benefícios, inclua a música em seu ambiente de trabalho, nas atividades escolares, na prática de esportes e atividades físicas, em casa, no carro, enfim há sempre a música certa para determinados momentos, vale a pena sentir o bem estar que um som pode transmitir e também se expressar através das letras seja ela de amor, crítica, fraternidade etc.

A música pode gerar discórdia, novas amizades, discussões podem transmitir à calma, pode até mudar o estado de humor de uma pessoa rapidamente, para os mais apaixonados a música serve como uma declaração de amor ou até mesmo como um desabafo pode servir de critica social, política ou econômica, o estilo musical que mais agrada e também é o mais conhecido e antigo em todo o mundo é o Rock depois dele outros estilos foram surgindo na historia da música como o jazz, blues, pop, eletrônico e no Brasil os estilos mais conhecidos e ouvidos é o samba, pagode, funk, hip hop, axé, sertanejo, samba rock, pop rock e o forró.

A música pode ser influente no comportamento das pessoas?

Nos dias atuais existem até cursos que formam profissionais que tratam pacientes com problemas físicos, mentais e sociais através do uso da música e sons. Através da utilização de instrumentos musicais, vocais ou ruídos é possível tratar diversos problemas. Portadores de distúrbios da fala, além de pessoas com deficiências auditivas, mentais, estudantes com dificuldades de aprendizado ou até mesmo pacientes com câncer ou aids, podem ser tratados por musicoterapeutas, que são os profissionais que estudam essa área.

Pelo forte impacto causado pela música no cérebro humano, recomenda-se que ela seja introduzida na vida das crianças desde cedo. Ela ajuda na prevenção de mal de Alzheimer e reduz a ansiedade e a solidão podendo assim evitar a depressão. Por diminuir o estresse, ela permite que o corpo fique mais relaxado, deixando o sistema imunológico livre para trabalhar no seu potencial máximo, ajudando assim a combater doenças cotidianas: como gripes e resfriados.

Eletrofunk - Som automotivo

O campeonato de som automotivo surgiu em novembro do ano de 1987 nos EUA, através de associações que buscavam o

aprimoramento nas técnicas de instalação de som.

Os campeonatos cresceram e a idéia repercutiu de tal forma que chegou a atingir fabricantes de todo o país que passaram a participar ativamente das competições e posteriormente ganhou proporções internacionais, sendo hoje um tipo de competição difundido em mais de 40 países. O objetivo inicial era o de divulgar os produtos da indústria de equipamentos de som automotivo e aprimorar as técnicas de instalação e de qualidade do som automotivo além de educar seus revendedores e consumidores finais. Atualmente soma-se ao objetivo inicial o entretenimento e a discussão sobre inovações e necessidades do público que impulsionam diversas pesquisas dentro das indústrias a fim de atendê-los. No Brasil, as competições de som acontecem em vários estados chamando a atenção de revendedores, fabricantes e empresas envolvidas no ramo automobilístico que patrocinam e apóiam diversos campeonatos.

-