Drogas Lícitas

Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza

Componentes do grupo: Gabriel Araújo Appel, Andrew Caldeira Moraes

Turma: 1202

Turno: Manhã

Professora: Luciana Susin

As drogas lícitas são substâncias que podem ser produzidas, comercializadas e consumidas sem problema algum. Apesar de trazerem prejuízos aos órgãos do corpo são liberadas por lei e aceitas pela sociedade. É considerada droga lícita qualquer substância que contenha álcool, nicotina, cafeína, medicamentos sem prescrição médica, anorexígenos, anabolizantes e outros.

Sobre as consequências promovidas pelas drogas lícitas, pode-se relatar que, ao depositar qualquer substância no organismo, criam-se nesse, necessidades falsas, alterando todo o funcionamento físico e psíquico. Podemos citar: ataque cardíaco, doenças respiratórias, enfisema, câncer, impotência sexual, alterações na memória, perda do autocontrole, gota, rompimento das veias, danos no fígado, rins e estômago, cirrose hepática, úlceras, gastrites, irritabilidade, dor de cabeça, insônia, ansiedade, agitação e outros.

Dúvidas:

- Quais são as drogas lícitas?

- Por que estas drogas são permitidas?

- Como elas afetam o organismo?

Certezas:

- Elas são prejudiciais ao organismo.

- A venda é legal.

- Estas drogas causam dependência.

Objetivos:

- Transmitir aos alunos o conhecimento sobre as drogas lícitas;

- Conscientizar os alunos sobre a dependência química e psíquica causada por estas;

-

Justificativa:

- Escolhemos esse tema para alertar os alunos de um dos maiores problemas que presenciamos nos dias de hoje; mesmo sendo lícitas, as drogas como tabaco, álcool e medicações fortes, podem causar vários problemas sérios de saúde, inclusive a morte. Depois de ingeridas pela primeira vez, essas drogas podem causar um vício para o resto da vida. Aconselhamos que nunca use.

Pesquisa feita com utilização de questionário:

O questionário foi aplicado nas turmas 1103, 1107 e 1205, em alunos com idade entre 15 e 19 anos, ao todo o questionário foi aplicado para 72 alunos, dos quais 28 do sexo masculino, e 44 do sexo feminino. Obtiveram-se respostas das mais variadas na maioria das questões, mas em alguns casos houve respostas praticamente unânimes. Também pode-se constatar que a grande maioria conhece as drogas lícitas e seus efeitos, 81% e 66% respectivamente. Outro fato observado foi o de que a maioria não aprova seu comércio legal (69%) e também que sua venda deveria ter um maior controle (83%).

Resumo:

As drogas lícitas são substâncias que podem ser produzidas, comercializadas e consumidas sem problema algum. Apesar de trazerem prejuízos aos órgãos do corpo são liberadas por lei e aceitas pela sociedade. É considerada droga lícita qualquer substância que contenha álcool, nicotina, cafeína, medicamentos sem prescrição médica, anorexígenos, anabolizantes e outros. Elas podem causar dependência física e psíquica; entre os efeitos que elas podem causar estão: ataque cardíaco, doenças respiratórias, câncer, danos no fígado, cirrose hepática, entre outros.

As drogas lícitas mais consumidas pela população em geral são: álcool, tabaco, calmantes, xaropes à base de codeína, descongestionantes nasais, anorexígenos, suplementos alimentares e os anabolizantes. O termo droga, nesse caso, se aplica às que tem efeito entorpecente, alucinógeno ou excitante, cujo uso pode levar a dependência.

É importante ressaltar que não é pelo fato de serem lícitas, que essas drogas são pouco ameaçadoras; a alerta é da Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo o órgão, as drogas ilícitas respondem por 0,8% dos problemas de saúde em todo o mundo, enquanto o cigarro e o álcool, juntos, são responsáveis por 8,1% desses problemas.

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452012000100008&lang=pt