O que nossos sonhos significam?

Aqueles que têm a fisiologia como parâmetro vêem os sonhos como coisas sem sentido que o cérebro cria a partir de fragmentos de imagens e memória. Entretanto, por séculos, as pessoas viram seus sonhos tanto como presságios quanto "insights" em sua própria psique. Muitos pensam que os sonhos são mensagens simbólicas que talvez não são claras para nós no princípio. Mas se persistirmos e pensarmos no que está acontecendo em nossas vidas, podemos em geral chegar a uma interpretação que faz sentido. Vamos dar uma olhada nos temas de sonhos mais comuns e como os especialistas os interpretam.

Temas de sonho comuns e suas interpretações

Sonhos e pesadelos recorrentes

Muitas pessoas têm o mesmo sonho ou um semelhante várias vezes, por um curto período de tempo ou a vida toda. Os sonhos recorrentes em geral significam que há algo na sua vida que você desconhece que é causado por algum tipo de estresse. O sonho se repete porque você não solucionou o problema. Uma outra teoria é que as pessoas que têm sonhos recorrentes têm algum tipo de trauma no seu passado e estão tentando lidar com isso. Neste caso, os sonhos tendem a diminuir com o tempo.

Os pesadelos são sonhos tão angustiantes que, em geral, nos fazem acordar pelo menos parcialmente. Os pesadelos podem ocorrer em qualquer idade, mas são mais freqüentes na infância. Os pesadelos, em geral, causam fortes sentimentos de temor, medo ou ansiedade. Suas causas são variadas Algumas medicações causam pesadelos (ou podem causar se você interromper a medicação bruscamente). Eventos traumáticos também causam pesadelos.

O tratamento para pesadelos recorrentes, geralmente, começa com interpretar o que está acontecendo no sonho e comparar isso com o que está acontecendo na vida da pessoa. Então, a pessoa passa por um aconselhamento para abordar os problemas que supostamente estão causando o pesadelo. Alguns centros de sono oferecem aconselhamento e terapia para pesadelos. Um outro método de tratamento de pesadelos é através do sonho vívido. Através do sonho vívido, o sonhador pode confrontar quem ou o que está o atacando e, em alguns casos, dar fim aos pesadelos.

Terrores noturnos

Diferentes dos pesadelos que ocorrem durante o sono REM, os terrores noturnos ocorrem durante o sono REM, em geral, no primeiro ciclo da fase mais profunda so sono (na primeira ou segunda hora depois de ter ido dormir). A maioria dos terrores noturnos duram de 5 a 20 minutos.

As pessoas que tem terror noturno estão ainda sonolentas, mas parecem acordadas. Por exemplo, elas podem se sentar na cama gritando com os olhos abertos. Quando acordar, elas não tem memoria do episodio (embora algumas se lembrem). O terror noturno ocorrem com mais frequência em crianças, mas adultos também podem ter.