Questionamento:
O que representa a reestruturação do Ensino Médio de Politécnico e Normal.
Objetivo Geral:
Fazer com que os estudantes do curso normal tenham a mesma base o Ensino Médio além das didáticas, para que possam realizar provas e concursos públicos.
Objetivo Específico:
· Estudar a proposta pedagógica para o Ensino Médio Politécnico e educação profissional integrada ao Ensino Médio.
· Relacionar a proposta com o regimento de referencia.
· Verificar a aplicação da proposta agora regimentada no andamento do ano letivo através de pesquisa de campo.
· Publicar um texto referente a pesquisa.
Justificativa:
Destaca-se o Ensino Médio Politécnico como aquele em que na prática pedagógica ocorre a permanente instrumentalização dos educandos quanto a compreensão do significado da ciência, das letras e das artes; do processo histórico de transformação da sociedade e da cultura; da língua portuguesa como instrumento de comunicação, acesso ao conhecimento e do exercício da cidadania.
Consolidar no educando as noções sobre o trabalho e cidadania, e modo a ser capaz de, com flexibilidade, operar com as novas condições de existência geradas pela sociedade.
O Ensino Politécnico tem como fundamento uma concepção de conhecimento compreendido como processo humano, sempre provisório, histórico permanente na busca da compreensão, da organização e da transformação do mundo vivido.
O Ensino Médio Politécnico tem duração de três anos, com carga horária total de 3000h, sendo 1000h para cada ano, distribuídas em no mínimo 200 dias letivos por ano.
Para facilitar a organização da implementação, a escola ofertará carga horária de 75% de formação geral e 25% de parte diversificada.
A capacidade de fazer passa a ser substituída pela intelectualização das competências, que demanda raciocínio lógico formal, domínio das formas de comunicação, flexibilidade para mudar, capacidade de aprender permanentemente.
Os Princípios de Convivência são os pilares que orientam as relações entre os diferentes segmentos, entendidos como forma de organização da vida na escola.
Dos Princípios de Convivência se originam as normas que constantemente avaliadas, devem refletir a dinâmica e a realidade da escola.
A Avaliação Emancipatória é um processo contínuo, participativo, diagnóstico e investigativo, intimamente ligado à concepção de conhecimento e currículo.
Metodologia:
A partir de leitura do Regimento Padrão e mais o documento da SEDUCRS será feita uma análise dos mesmos. Também leremos sobre os teóricos que embasam a proposta....
Ou fazer uma pesquisa de campo a partir de elaboração de um questionário que será aplicado junto aos profissionais que atuam na Coordenação pedagogica
Referencial Teórico.
Alunas: Amanda Ghiotti, Bruna Ghisleni, Débora Resler e Sabrina Gomes.
T: 3202