Indisciplina Escolar

Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza- Ensino Médio Curso Normal

Seminário Integrado

Professora: Laurinha Schmitt de Oliveira

Grupo: Caroline Frizzo e Francine Garcia

Turma: 3201

Certezas:

A indisciplina escolar é:

*Decorrente do ambiente escolar;

*Decorrente da estrutura familiar;

*Atrapalha o desenvolvimento escolar;

*Decorrente da metodologia do professor.

Dúvidas:

consequência de dificuldades de aprendizagem?

*Vem da carência de necessidades essências do ser humano?

*Decorre de um currículo ultrapassado(Currículo Vivo-interesse dos alunos)?

Questionamento:

Quais são as causas da indisciplina escolar na sala de aula?

Objetivo geral:identificar os motivos da indisciplina escolar em sala de aula.

Objetivos específicos:

*pesquisar sobre a indisciplina escolar;

*reconhecer o que influência para a indisciplina escolar;

*identificar até que ponto a disciplina atrapalha no desenvolvimento escolar;

*apresentar formas de solução da indisciplina em sala de aula;

*vivenciar uma P.Pedagógica Didática,junto aos alunos do Curso de Aplicação do I.E.E.Cristóvão de Mendoza;

*produzir um relatório final.

Justificativa:

*Foi escolhido esse tema,sabendo que é constante a indisciplina escolar em salas de aula atualmente.A indisciplina escolar atrapalha o desenvolvimento do aluno,e atrapalha também o seu aprendizado.Com tudo isso,escolhemos esse tema,pois ele é de grande importância para os alunos e professores.Nossos representantes, em sua maioria, só pensam em si mesmos. Aumentam o próprio salário a seu bel-prazer, têm auxílio paletó, moradia, combustível, etc, compram carros de luxo a preços exorbitantes com NOSSO dinheiro e nos tratam como se fôssemos os culpados de todas as mazelas, não só Educacionais, como Sociais e até mesmo de Saúde Pública.

O professor tem que acabar com os altos índices repetência, distorção série/idade e de evasão escolar, de violência e bullying nas escolas, além de ser “criativo” e superar deficiências estruturais nas instalações de sua Unidade Escolar, para o “BEM DA EDUCAÇÃO”. É obrigado a manter adolescentes infratores em suas classes e vigiá-los, informando às autoridades competentes caso cometam “deslizes”. Precisa dar apoio psicológico a alunos que apresentem distúrbios e fomentar a inclusão através de uma convivência sadia entre “iguais” e “diferentes”, além de educar comportamentalmente indivíduos que não têm a mínima noção de princípios de conduta aceitáveis, desinteressados e certos da impunidade de seus atos transgressores. E, como se já não bastasse, ainda precisa evitar a gravidez indesejada (ou não) de suas alunas adolescentes…

Podemos concluir que em todos os lugares do mundo, os professores enfrentam diversas dificuldades no ambiente escolar e que sem à ajuda e incentivo do governo, e o apoio de familiares ás vezes acaba sendo impossível realizar um bom trabalho com os alunos.

Desenvolvimento:

*Primeiramente será realizada uma pesquisa bibliográfica, e uma pesquisa de campo. Após será planejada uma oficina com base nos autores pesquisados . A partir dessa etapa será aplicada uma Prática.Pedagógica Didática,junto com os alunos do I.E.E.Cristóvão de Mendoza,visando comprovar são quais os fatores que influenciam na indisciplina escolar,e identificar novas metodologias de ensino,que ajudem a solucionar tal problema.Após produziremos um relatório,com todos os dados coletados durante o projeto,dando fim ao nosso projeto.

Questionário da entrevista:

1- Na sua opinião o que é indisciplina escolar?

2- O índice de indisciplina é maior na educação infantil ou fundamental?

3- É papel do professor educar a criança, ou é responsabilidade dos pais?

4- Na sua trajetória profissional você acha que a questão da indisciplina aumentou?

5- Você acha que a indisciplina escolar ocorre:

( ) Somente em escolas de periferia

( ) Somente em escolas que atendem classe social, média e alta

( ) Independente da classe social e da localização da escola

( ) Outros

6- Você já foi alvo de indisciplina em suas aulas?

7- Como lidou com a situação? teve apoio da direção escolar?

Realizada a entrevista:

Entrevistamos 10 pessoas, todos são professores trabalham na rede pública, estadual e particular. Como a realidade das escolas são totalmente diferente, conseguimos fazer comparações das diferentes classes econômicas, pois as condições de um aluno de escola particular são totalmente diferente do aluno que estuda em escola pública.

Abaixo faremos um resumo das principais ideias e objetivos que conseguimos obter com as respostas dos entrevistados.

Pra nós que trabalhamos em sala de aula a indisciplina acaba por atrapalhar muito, pois a falta de educação e o desinteresse de alguns alunos muitas vezes é frequente não importa a classe social e a escola, a educação deveria vir de casa.

A indisciplina é maior na educação fundamental, pois os alunos são maiores e já tem personalidade formado, em decorrência disso se o aluno não tem estabilidade familiar e nem econômica muitas vezes o resultado é a indisciplina em sala de aula.

A educação deve vir de casa, o papel do professor é exclusivamente ensinar e preparar a criança ou o adolescente para a vida

Com o passar do tempo a indsciplina aumentou e continua aumentando,por vários fatores diferentes.Todos acham que em todas as escolas a relatos de indisciplina seja ela particular ou pública,mas é mais frequente sim nas escolas públicas pelo ambiente que essas crianças acabam frequentando.Todo professor tem que vencer obstáculos na sua trajetória e isso faz com que o professor tenha que lidar com diferentes situações em sala de aula,muitas vezes precisa de apoio da coordenação e direção da escola.