60 - Técnica NAF

Objetivo

O NAF é uma maneira simples de classificar idéias geradas por Brainstorming ou outra técnica similar por ordem de relevância. As idéias são pontuadas numa escala de 0 a 10 em cada um dos critérios: Novidade, Atração, Adequação. Esta classificação deve ser feita de maneira informal, baseada em instinto, e a criatividade tem um papel importante neste processo.

Exemplos

O critério Novidade deve ser classificado com critérios que indicam se a idéia tem aspectos de inovação para o idealizador.

Não é importante a quantidade nem o ineditismo das ideias. Apenas um jeito novo de enxergar o problema já é o bastante para obter bons resultados.

Uma consideração mais instintiva deve ser usada na exploração do critério Atração. O avaliador, de maneira instintiva e visceral, pontua a idéia de acordo com a sua aparência e atratividade. Caso uma idéia seja classificada com uma nota baixa, não significa que esta deva ser imediatamente descartada, mas refinada.

Adequação, por sua vez, é uma medida da aplicabilidade da ideia. O avaliador deve atribuir a sua nota proporcionalmente ao seu sentimento da possibilidade de por a idéia em prática.

Direcionamento das ideias

Convergente

Aplicabilidade

Fase de Análise e Projeto, Modelagem e Teste e Implantação.

Análise e Projeto: Através da técnica NAF é possível identificar as melhores ideias geradas durante a fase de concepção de um software. Analisando as soluções e análises de risco com mais segurança..

Modelagem: A Técnica NAF proporciona análise profunda dos modelos construídos nessa fase. Gerando informações sobre inovação dos modelos e usabilidade através do estudo de atração e adequação ao usuário.

Teste e Implantação: Os estudos sobre adequação do sistema ao usuário faz essa técnica contribuir para a fase de Teste e Implementação. Podendo ser utilizado em teste de módulos separados do sistema completo.

Participantes

Pode ser utilizado em grupo sozinho, não precisa de apetrechos físicos.