44 - Greetings Cards

Objetivo

Antes de se apresentar um grupo o problema, o método Greetings Cards convida o grupo para criar o seu próprio problema, resolvendo ambientes estimulantes. Um senso de camaradagem é assim introduzido e um sentimento de propriedade e de participação na resolução de problemas é experimentado.

Exemplos

Desenvolvimento do ambiente

Divida o grupo principal em sub-grupos de quatro à cinco indivíduos equipados com pasta, tesoura, revistas, catálogos ilustrados, A3 ou A4, papel grosso, e canetas de feltro.

Os membros da sub-grupo olham seus catálogos e revistas, e recortam pelo menos 10 fotos de interesse e relevância.

Em conjunto ou individualmente, membro do subgrupo criar diversos cartões de cumprimentos (ou "cartões de estímulo '), o estilo de colagem em folhas de A3 e A4 que são dobradas assim que eles funcionam como cartões. Em seguida, adicionar suas próprias mensagens de “saudações”.

Cada sub-grupo apresenta seus cartões a outros sub-grupos.

Usá-lo na solução de problemas

Um problema é colocado em exibição e deliberadas pelos membros do sub-grupo.

Os participantes usam as imagens em seus cartões para gerar idéias para o problema.

Se o tempo permitir, cada sub-grupo passa as cartas para o próximo sub-grupo e passo dois se repete. Isso pode ser feito várias vezes se necessário.

Todas as idéias são recolhidas e avaliadas em qualquer forma adequada.

É essencial os participantes estarem cientes da natureza do problema antes da sessão de resolução de problemas. Os participantes devem sentir um pouco a atividade "infantil" de fazer cartões de saudações.

Direcionamento das ideias

Convergente e/ou divergente

Aplicabilidade

Fase de Definição de Requisitos.

Definição de Requisitos: A utilização de trabalho manual quebra o paradigma sério de uma reunião de desenvolvimento de software, soltando a imaginação e evocando sentimentos infantis de falta do senso crítico. Nesse cenário é mais provável que surja ideias inovadoras. Recomendada para um grupo de trabalho mais extrovertido e para projetos que demandam mais tempo para a fase de definição de requisitos.

Participantes

Pode ser utilizado apenas em grupo, e precisa de apetrechos físicos (cartões de papel).

Informações sobre da Técnica

Esta técnica foi criada por James Pickens em 1981 e descrita por Arthur VanGundy na primeira edição de seu livro, Técnicas de resolução de problemas estruturados.

Critérios de Operação: Exploração, Validação.

Critérios de Abordagem: Livre Associação.