42 - Similaridades e Diferenças

Objetivo

Semelhanças e Diferenças tenta liberar os pensamentos de suas faixas habituais e deliberadamente introduzir ao incomum e estranho. Portanto, se o usuário da técnica achar que a técnica parece estranha ou se sentir estranho a fazê-lo – a técnica fez o seu trabalho.

Exemplos

Definição de Requisitos: É escolhido um Sensor Infra Vermelho como objeto problema e seu objeto de comparação é o olho humano. Estes têm semelhanças óbvias (sistema óptico, a imagem que fazem, delicado, etc), que sugerem que os dois estão intimamente relacionados. A partir das semelhanças como a questão vem ao movimento do olho humano versus a natureza fixa de cerca de sensor IR.

Das questões das diferenças surgem outras. O olho humano tem resolução variável ao longo do seu campo de visão, o sensor de IR não pode. O olho humano constantemente mantém pequenos movimentos que podem ser utilizados para melhorar a aparente resolução (literalmente, tendo um outro olhar), mas a vibração pode ser visto como uma falha em um sensor infravermelho. O olho humano geralmente vem em pares, mas o sensor IR é geralmente singular?

Tomando estas conclusões, bem como o inovador dá a oportunidade de pensar fora do seu entendimento comum e potencialmente encontrar novas ideias para a posterior investigação.

Construção: Como objeto problema foi escolhido um cronômetro, para representar o prazo de entrega do sistema. Como objeto de comparação, um mouse de computador. Como semelhanças, é possível identificar o uso de botões, podem ser utilizadas apenas por uma das mãos.

Como diferenças podem ser a falta de linearidade do mouse, enquanto o cronômetro possui sua mecânica de forma linear. Enquanto o cronômetro só marca o tempo, enquanto o mouse marca a posição de um apontador em uma tela. O cronômetro é um aparelho que sozinho é capaz de cumprir sua função, já o mouse é um aparelho periférico e necessita de outros artefatos para conseguir executar suas funções.

Tomando estas conclusões, bem como o inovador dá a oportunidade de pensar fora do seu entendimento comum e potencialmente encontrar novas ideias para o posterior investigação.

Direcionamento das ideias

Divergente

Aplicabilidade

Fase de Definição de Requisitos e Implementação.

Definição de Requisitos: Levantar requisitos a partir de um outro artefato auxilia na formação de novas ideias. Pode ser utilizada em projetos pequenos, que envolvam mais liberdade de pensamento e desenvolvimento.

Implementação: A aplicação dessa técnica na construção de código pode garantir ao projeto caminhos inovadores a seguir. Utilizar objetos físicos como ferramentas de inspiração para organizar funções pode gerar demandas que antes não eram observadas. Recomendada a utilização da técnica em sistemas pequenos, com mais liberdade de pensamento e desenvolvimento.

Participantes

Pode ser utilizado solo ou em grupo, não precisa de apetrechos físicos.

Informações sobre da Técnica

Comece decidindo o seu problema como um objeto, ao invés de uma ação. Em seguida, escolha outro objeto. Isso pode ser qualquer coisa, mas as coisas de natureza orgânica normalmente funcionam melhor. Anote todas as semelhanças o objeto problema e o objeto de comparação. Isso pode ser tão simples como eles são ambos brancos, e pode incluir ações que executam ou características abstratas que eles têm.

Uma vez que executar as semelhanças, começar com uma lista de diferenças. Estes devem se referir às características reais de um objeto e é provável que resulte em uma lista muito mais longa.

Depois de ter completado a lista, pode-se agrupar elementos semelhantes. É então um caso de primeiro olhar para as semelhanças e determinar se a funcionalidade se sobrepõe completamente, ou se os elementos em falta podem adicionar ao seu objeto problema original.

Você pode então mover-se sobre as diferenças e determinar se o caminho que uma função ou característica é exibido por dois objetos pode ser usado para dar novas ideias para o seu objeto problema.

Critérios de Operação: Exploração, Combinação.

Critérios de Abordagem: Livre Associação, Estruturação.