45 - Anonymous Voting

Objetivo

Proteger as pessoas contra acidental ou intencional pressões inter-pessoal, em climas onde não há boa vontade de base para as diferenças de ponto de vista, e um compromisso de respeitá-los.

Exemplos

O método pressupõe que você começa com uma lista visível publicamente, talvez de três à dez idéias com número de série a partir de algum processo de geração de idéias.

1. O líder indica o tamanho de uma pequena lista de idéias que cada membro irá produzir (geralmente com cinco a nove itens. - 10-15% do número de idéias sobre a lista), e um ranking ('A' por exemplo, é o mais preferido, seguido de 'B', 'C', etc.).

2. Membros secretamente selecionam suas próprias de idéias. Eles escrevem cada idéia em um cartão com o número de série da lista.

3. Eles decidem como querem ordenar as idéias em sua lista, propondo nível adequado ('A', 'B', 'C', etc ...) em cada cartão.

4. Os cartões são entregues a face para baixo para o líder, que reúne as cartas de todos, embaralha, e registra os votos. Desta forma, a votação permanece anônima.

5. Os números de séria da lista e dos rankings têm que ser diferentes. Para não haver confusão.

Direcionamento das ideias

Divergente e/ou Convergente

Aplicabilidade

Fase de Análise e Projeto, Modelagem e Teste e Implantação.

Análise e Projeto: O anonimato facilita a exposição de opiniões em um grupo de desenvolvedores. Desse modo é possível conhecer os pontos de vista de todos os participantes e traçar planos mais embasados nas experiências de toda a equipe. Recomendada para grupos que são introvertidos.

Modelagem: Todas as pessoas podem construir um mapa mental de como um sistema pode ser arquitetado. Contudo, são poucas as pessoas que tem coragem de expor suas ideias a público. Essa técnica facilita essa interação e faz com que todas as possibilidades sejam exploradas.

Teste e Implantação: Falar abertamente que um programador errou em determinada área do sistema pode ser constrangedor. Utilizando essa técnicas, o sentimento de acusação direta se perde e os desenvolvedores tem mais liberdade para apontar os erros que encontrarem na fase de testes.

Participantes

Pode ser utilizado apenas em grupo, não precisa de apetrechos físicos.

Informações sobre da Técnica

Métodos como o Anonymous Voting não pode oferecer uma forma particularmente resistente de anonimato, e em climas onde há um sério risco de 'bullying' ou níveis significativos de paranóia. Os facilitadores precisam ser claro que os níveis de risco eles estão pedindo aos participantes para tomar são realistas.

Critérios de Operação: Validação.

Critérios de Abordagem: Estruturação.