50 - Técnica 7x7

Objetivo

Esta técnica parte de um grande número de idéias sobre um determinado objetivo, geradas de forma não estruturada e reunidas num papel. Em seguida, há que fazer uma seleção e ordenação lógica de todas as idéias e analisá-las.

Exemplos

Combinar as idéias similares, como “alterar a interface do sistema” e “tornar a sistema menos confuso”.

Excluir as idéias inúteis ou impraticáveis; por exemplo, “reduzir todo o sistema para uma tela”.

Alterar as idéias, fazendo as combinações que achar relevantes.

Pôr de parte as idéias não adequadas no momento, mesmo que sejam relevantes para o objetivo.

Rever as idéias já ordenadas, para ver se geram outras. Por exemplo, poderá conseguir reduzir o sistema para uma tela quando aplicada em outra plataforma.

Separar as idéias em sete grupos, com base na sua semelhança ou relacionamento.

Ordenar as idéias principais, por ordem decrescente de utilidade ou de importância, e colocá-las em sete linhas de uma matriz.

Atribuir um título a cada uma das sete colunas que reflita a idéia principal. Por exemplo: “Pessoas”, “Produtos”, “Sistemas”, “Preços”, etc.

Ordenar as colunas, colocando a mais importante ou mais urgente à esquerda.

Direcionamento das ideias

Convergente

Aplicabilidade

Fase de Análise e Projeto, Definição de Requisitos e Implementação.

Análise e Projeto: A análise minuciosa de ideias torna a mais fácil a construção de cenários para levantamentos de riscos do projeto. Concentrando-se nos problemas relevantes e deixando de lado os problemas que não influenciam o projeto.

Definição de Requisitos: O levantamento e a validação dos requisitos poderão ser realizadas aplicando apenas esta técnica. Quebrando os problemas em partes menores é possível identificar os requisitos mais precisamente, enquanto o risco de levantar requisitos fora do escopo do sistema diminui.

Implementação: A decisão de que processo de desenvolvimento do código pode influenciar no sistema, está técnica auxilia a desconstruir todo o código, fazendo o programador visualizar o código em pequenos módulos.

Participantes

Pode ser utilizado solo ou em grupo, não precisa de apetrechos físicos.

Informações sobre da Técnica

Suponha que o objetivo definido era “melhorar o catálogo de compras”. Depois de recolhidas as idéias, resta defini-las e ordená-las, num processo que se divide em nove fases.

Critérios de Operação: Exploração, Combinação.

Critérios de Abordagem: Diferentes pontos de vista.