13 - Free Association

Objetivo

A associação livre contém elementos de várias outras técnicas de geração de ideias, como o brainstorming, brainwriting, etc.; e depende de um fluxo mental "de consciência" e da rede de associações

Exemplos

Associação de série, começa com um gatilho, você registrar o fluxo de ideias que vêm à mente, cada idéia que desencadeia a próxima, até alcançar um potencialmente úteis.

Centrada na associação, (que está perto de brainstorming clássico) pede-se para gerar múltiplas associações para o gatilho original de forma a "mergulhar" em uma área particular de associações.

Podem ser uma alternativa como ponto de partida da promoção todos os tipos de possibilidades. Sem dúvida, e "estratégia" aberta exige um ambiente 'seguro', onde o uso de uma variedade de material é plenamente reconhecido e compreendido. Sorriso amigável pode ser a cura para tirar o fôlego de qualquer constrangimento que a expressão livre pode causar!

Siga os pensamentos intrigantes e procure ideias que atraiam fortemente sua atenção. Mesmo que não parecem imediatamente adequadas para o problema.

Direcionamento das ideias

Divergente

Aplicabilidade

Fase de Definição de Requisitos.

Definição de Requisitos: É recomendável a utilização da técnica de associação livre quando há dificuldades de identificar os requisitos através de simples discussões entre o grupo de stakeholders. Essa técnica só alcança o máximo de sua eficiência se realizada em um grupo em que os julgamentos críticos são suspensos. O fluxo de ideias seguidas pela técnica pode evidenciar requisitos ignorados anteriormente.

Participantes

Pode ser utilizado em grupo ou sozinho. Não precisa de apetrechos.

Informações sobre da Técnica

Ligação coerente entre o problema e a possível solução, através da proposta de possíveis passos a serem seguidos pelo grupo de trabalho.

Critérios de Operação: exploração, combinação.

Critérios de Abordagem: Livre Associação.

Como regra o modo serial é usado para "viajar" até encontrar uma idéia de algum interesse, então ativar o modo centralizado para "mergulhar" mais profundamente ao redor do item interessante. Depois de ter esgotado a investigação centrada, faça a "viagem" de novo, e assim por diante. Ou seja, na figura acima, escolhe-se um braço e se aprofunda no estudo dessa vertente, ao analisar todas as possibilidades, volta-se e escolhe outro braço, até que todos os aspectos discutidos sejam analisados.

Três dicas:

Julgamento Suspenso. Tente não reprimir o seu fluxo natural de pensamentos. Ideias incomuns, que podem parecer "fora do muro" são perfeitamente aceitáveis, tais como: