29 - Murder Board

Objetivo

Verbalize a idéia com uma pessoa significativa ou um amigo de confiança. Contar a idéia em detalhes ajudará a esclarecer a idéia, iluminar as suas virtudes, e expor suas falhas. Você precisa de alguém que não tem medo de lhe desafiar ou de dar opiniões honestas.

Exemplos

Concepção - Algumas perguntas que podem ser feitas a partir da técnica Murder Board na fase de planejamento:

A ideia atende a uma necessidade real?

Se necessário ser criada esforços de promoção e publicidade?

Vale a pena produzir?

Será que vai dar lucro?

Vale a pena produzir?

Será que vai dar lucro?

Como deve ser financiada?

Quais são os fatores econômicos, o talento necessário, tempo de desenvolvimento, investimento, custos de marketing, você prevê?

Modelagem - Algumas perguntas que podem ser feitas a partir da técnica Murder Board na fase de Modelagem:

Você acha que esta arquitetura é melhor do que outros no mercado?

Você pode oferecer idéias alternativas?

Você sente que é novo e original?

Vale a pena desenvolver tantas classes e objetos?

Qual deve ser o retorno projetado?

Teste e Implementação - Algumas perguntas que podem ser feitas a partir da técnica Murder Board na fase de Teste e Implementação:

Existem possíveis resistências dos usuário ou dificuldades?

O que poderia dar certo?

Quem deve ser envolvido nos experimentos junto ao sistema?

Será que ela tem apelo de vendas natural?

É o fator de tempo importante no teste do sistema?

Será que vai funcionar na prática?

O que é mais provável acontecer para ajudar a implementar a ideia?

O que é mais provável acontecer que dificultam a implementação bem-sucedida?

Direcionamento das ideias

Convergente e/ou divergente

Aplicabilidade

Fases de Concepção, Definição de Requisitos e Construção.

Concepção: Durante a fase de planejamento de um sistema, é necessário detalhar todo o ciclo de vida do projeto. Apresentar todo o ciclo de vida do sistema para um pessoa de fora do projeto, fazendo-a entender todo o processo, é uma forma de se achar soluções, brechas e erros no projeto.

Modelagem: Desenhar a arquitetura do sistema é uma forma eficiente de apresentar o sistema para um leigo. O desenvolvedor pode encontrar algumas telas desnecessárias para o sistema ao realizar o desenho da arquitetura. Opiniões de pessoas de fora do projeto geralmente são válidas.

Teste e Implantação: Nesse caso o sistema está pronto para ser utilizado, e com base em uma série de perguntas é possível obter uma resposta da eficiência do produto final. Os testadores leigos ao sistema podem apresentar questões novas e relevantes.

Participantes

Pode ser utilizado em grupo ou sozinho, não precisa de apetrechos físicos.

Informações sobre da Técnica

Detalhe sua idéia por escrito. Digite uma proposta detalhada, utilizando gráficos e ilustrações, se necessário. Identifique seus objetivos, seus pressupostos, suas preocupações, as áreas onde precisa de informações, suas crenças, o que inspirou a idéia, e por que você quer que os outros o avaliem

Identifique porque quer comentários: Será que é para decidir o valor da idéia, determinar seus pontos fortes e fracos compará-lo com outros produtos, plano de financiamento, oportunidades de negócios e marketing, ou o quê?

Sua proposta também deve listar as questões que você precisa responder. Lembre-se que as próprias questões podem estimular a criatividade nos outros, que lêem a sua proposta.

Enfatize que você está pedindo comentários sobre sua idéia para que você possa tomar decisões sobre a implementação, modificar ou melhorar.Algumas categorias comuns para questões são necessidades, custos, marketing e viabilidade.

Critérios de Operação: Validação.

Critérios de Abordagem: Diferentes pontos de vista.