24 - Frutas Futuras

Objetivo

Construir quatro ou cinco cenários futuros com base nas forças principal. Use todas as informações disponíveis e desenvolva cenários que lhe dará a muitas possibilidades e plausível.

Exemplos

A técnica baseia-se na construção de cenários, logo, ao se iniciar um projeto de qualquer tamanho é necessária a investigação dos possíveis problemas que aconteceram durante e depois da construção do projeto.

A construção de um software que faça a teste e eficiência do motor de um automóvel necessita ser preparado para várias mudanças na matriz energética. Alguns cenários pode ser o uso de energia elétrica como fonte de combustível. Água pode ser outro cenário. Fusão nuclear seria outro cenário. Desenvolvendo estórias sobre como cada uma desses cenários poderia afetar a construção do software. Alterar as forças ( a matriz energética, eficiência do motor, etc.) e combiná-las em padrões diferentes para descrever as possíveis conseqüências de sua decisão nos próximos cinco anos.

Direcionamento das ideias

Convergente e/ou divergente

Aplicabilidade

Fase de Definição de Requisitos.

Definição de Requisitos: A construção de cenários é uma das principais ferramentas que podem ser utilizadas para estimar os custos de produção de um artefato. Essa técnica auxilia a construção desse cenário e estimula a geração e estudo de hipóteses. Por exemplo, softwares que trabalham com valores monetários devem estar preparados para mudanças de legislação.

Participantes

Pode ser utilizado em grupo ou sozinho, não precisa de apetrechos físicos.

Informação sobre as Técnicas

Critérios de Operação: exploração, combinação.

Critérios de Abordagem: Diferentes pontos de vista.