37 - Ideação Heurística

Objetivo

Técnica de ideação heurística (TIH) é uma variação alternativa de Lista de atributos, desenvolvida por Edward Tauber e descrito por Arthur VanGundy em Técnicas de Resolução de Problemas estruturados.

Exemplos

Escolha dois itens de interesse que já existem, por exemplo: portal de notícias e editores de texto para gerar ideias para um novo sistema de controle de caixa.

Faça uma lista de cada componente, por exemplo, os componentes do portal de notícias podem incluir: imagens, divisão por temas, uso extensivo de cores, subáreas, vídeos, etc. Os componentes do editor de texto podem incluir: edição instantânea, salvar, indexação, etc

Construir uma matriz, onde as linhas são os componentes do produto. E combinam as colunas de atributos dos dois objetos, e cada célula corresponde a uma combinação de um elemento de cada produto.

Risque para a eliminação todas as células que correspondem a produtos já existentes, por exemplo, “salvar impressão”.

Identificar as células que têm potencial de mercado tal como estão, por exemplo “Buscar produto por imagem”, “Impressão da nota fiscal separando os produtos por temas”.

Olhando para a tabela de outro ângulo, tentar identificar as células que se parecem criativamente instigantes, mas apresenta necessidade de mais trabalho.

Desenvolver as células destaque em ideias viáveis.

Direcionamento das ideias

Divergente e/ou Covergente

Aplicabilidade

Fase de Análise e Projeto.

Análise e Projeto: A variação de alternativas para o projeto de um sistema pode auxiliar no desenvolvimento do produto. O planejamento se apresentará mais preparado para trabalhar com soluções pouco ortodoxas. Recomendada para sistemas que buscam diferencial em ferramentas inovadoras.

Participantes

Pode ser utilizado solo ou em grupo, não precisa de apetrechos físicos.

Informação sobre a Técnica

Critérios de Operação: Exploração, Combinação, Validação.

Critérios de Abordagem: Estruturação.