53 - Técnica de Kneper e Tragoe

Objetivo

Essa técnica enfatiza o "racional" ao invés do "criativo", é essencialmente um método para diagnóstico de falhas e reparação ao invés de domínios de problemas desorganizado ou sistêmica. Kepner e Tregoe (1981) descreve o método a seguir, mas sua origem data da década de 1950.

Exemplos

Análise de Problemas

Você deve saber o que está acontecendo, pode então aparecer um desvio, comparando-os e reconhecendo a diferença que pareça importante.

Verificar as prioridades do problema (urgência, gravidade ou probabilidade de se tornarem) e escolher um problema para trabalhar. Ignorar categorias inúteis dos problemas.

Investigar e identificar o desvio de problema (o quê, onde, quando e em que medida).

Identificar as características que distinguem o que é o problema do que não é.

Identificar a causa potencial ou fatores que contribuem para o problema, estes devem ser claros eventos ou mudanças que levam ao problema e estão claramente associados com a ocorrência do problema. Qual é o problema e não a ausência de problemas, o que não é.

Tentativa de inferir qualquer causa provável do problema, pelo desenvolvimento de hipóteses que poderiam explicar a causa potencial do problema observado.

Agora teste a possível causa do problema, verificando que não é apenas uma causa potencial, mas também que ela é a única causa (por exemplo, que a ocorrência deste problema é sempre e unicamente associada com a ocorrência desta causa ou uma combinação de causas).

Tomada de decisões

Estabelecer os requisitos específicos:

Resultados esperados (que tipo, quanto, onde, quando).

Restrições de recursos (pessoal, dinheiro, materiais, tempo, potência, etc).

Priorize as suas necessidades.

Desenvolver fontes opcionais de ação. Kepner-Tregoe sugere investigar sistematicamente cada requisito e identificar formas de realizá-la. Alternativamente, outros métodos de geração de idéia poderia ser utilizado.

Classifique as alternativas face às prioridades exigência (por exemplo, tabelas de comparação).

Escolha a melhor opção como uma solução provisório.

Direcionamento das ideias

Convergente

Aplicabilidade

Fase de Análise e Projeto, Modelagem e Teste e Implantação.

Análise e Projeto: Este técnica auxilia o grupo de desenvolvedores a definirem o escopo do projeto, a partir da análise minuciosa do problema. Definindo o problema é possível tomar a decisão de seguir ou não com o projeto com mais segurança.

Modelagem: Com os requisitos definidos, a modelagem do sistema é um problema que pode ser combatido com esta técnica. Auxilia a verificar as prioridades do sistema, subsidiando a construção da arquitetura dos dados e interface.

Teste e Implantação: O foco não está na identificação dos problemas, mas que providencias tomar com os problemas encontrados. A técnica analisa profundamente a origem de cada problema, identificando os melhores passos a seguir.

Participantes

Pode ser utilizado solo ou em grupo, não precisa de apetrechos físicos.

Informações sobre da Técnica

Identificar possíveis conseqüências desfavoráveis. Uma lista de verificação possível é dada na tabela abaixo:

Possibilidade, Consequências Adversas.

Capital, retorno e saídas.

Segurança, adaptabilidade.

Espaço, Flexibilidade, Locação.

Economia, competidores, leis, governo.

Motivação, habilidade, saúde do negócio.

Pesquisa, avaliação, armazenamento, entrega.

Relacionamentos, comunicação. Qualidade, quantidade, tempo, passo.

Critérios de Operação: Exploração, Validação.

Critérios de Abordagem: Lista de Questões.