17 - Clarificação

Objetivo

A técnica ajuda a clarificar a comunicação com os outros e, muitas vezes, os problemas e ajudar também a desvendar o problema.

Exemplos

Respostas específicas são solicitadas nas perguntas, não só para esclarecer próprios pensamentos, mas também prevenir incorretas interpretações sobre ele.

Fase de Definição de Requisitos:

Exclusão: Sempre que o material tiver sido completamente omitido da frase: “Mas a entrar com login e senha é melhor”. Melhor que o quê?

Supressão Índice Referencial: Um lugar, pessoa ou coisa é trazido para a frase, mas não especificado: “Algo deve ser feito para melhorar isso?” O que deve ser feito para melhorar o quê?

Verbos Não Especificados: O Verbo é introduzido, mas não é esclarecido: “Fico preso nesta tela”. Como você ficou preso?

Normalizações: substantivos abstratos, como 'orgulho', 'respeito', 'amor', 'confiança', são introduzidas: “Não há nenhuma respeito aqui”. Quem não está respeitando quem? Desrespeitando de que maneira?

Operadores Modais: o uso de limitar a palavras como "não posso", e "deve": “Não posso navegar no site direito”. O que impede você?

Performance Perdida: Não indica quando a sua autoridade vem: “As pessoas deveriam saber acessar o site”. Quem, exatamente, diz que deveriam?

Generalização e quantificadores universais: Associar uma classe inteira de experiência com o mesmo significado: “Pop-Up nunca funcionam!”

Pressupostos: Partes de uma declaração que tem alguma evidência verdadeira ou válida: “Não consegui completar essa função novamente”. Pressupõe uma função e um passado de ineficiência. Exatamente quando e em que circunstância a você não conseguiu fazer a função?

Modelagem Causal: Qualquer declaração de causa-efeito que ligue duas situações: “O navegador foi a razão para não conseguir acessar o site.” É a única explicação plausível?

Leitura da mente: O orador alega estar a par de outros estados internos: “Eu sei o que os clientes estão querendo”. O que exatamente essas pessoas estão querendo?

Direcionamento das ideias

Convergente

Aplicabilidade

Fase de Definição de Requisitos.

Definição de Requisitos: Boa comunicação é essencial para a definição de requisitos. A técnica da clarificação auxilia um grande grupo a entender melhor as opiniões um dos outros. Ou seja, é recomendado quando há um número elevado de pessoas trabalhando na fase de definição de requisitos, ou quando há problema de comunicação entre desenvolvedores, clientes e usuários.

Participantes

Pode ser utilizado sozinho e em grupo, não precisa de apetrechos físicos.

Informações sobre da Técnica

Exclusão: Sempre que o material tiver sido completamente omitido da frase.

Supressão índice referencial: Um lugar, pessoa ou coisa é trazido para a frase, mas não especificado.

Verbos não especificados: O verbo é introduzido, mas não é esclarecido.

Nominalizações: substantivos abstratos, como 'orgulho', 'respeito', 'amor', 'confiança', são introduzidas. Embora aparentemente importante para o orador, não fixou claro significado.

Operadores modais: o uso de limitar a palavras como "não posso", e "deve".

Performance Perdidas: Não indica quando a sua autoridade vem.

Generalizações e quantificadores universais: Associar uma classe inteira de experiência com o mesmo significado.

Pressupostos: Partes de uma declaração que tem alguma evidência verdadeira ou válida.

Modelagem causal: Qualquer declaração de causa-efeito que ligue duas ou mais situações.

Leitura da mente: O orador alega estar a par de outros estados internos.

Critérios de Operação: exploração.

Critérios de Abordagem: lista de questões, estruturação.