41 - Story Writing

Objetivo

Esta técnica é utilizada para exercitar a criatividade durante o processo de definição de requisitos. Não é aplicado em reuniões com clientes ou usuários. É um exercício contínuo utilizado pelos desenvolvedores para praticar o pensamento criativo, e assim, fazer que esse modo de pensar passe a ser natural aos desenvolvedores.

Exemplos

Este sentimento pode ser acessado através da criação ou encontrar uma história ou uma parábola que é claramente ficcional, mas, no entanto, tem alguns paralelos com a situação real que você está enfrentando. Idealmente, diria que pode desenhar a sua própria imagem de como se sente mais confortável.

Como a história não é claramente uma descrição objetiva de sua situação atual, deve-se estar livre para ser totalmente subjetivo - que pode fazer as coisas acontecerem como desejar, que pode apresentar as coisas de maneira particular.

Colocá-lo em palavras, desta forma torna mais fácil para descrever a sua preocupação com os outros, e pode aumentar a gama de metáforas e imagens que você pode usar, naturalmente, falar com os outros.

Direcionamento das ideias

Convergente e/ou divergente

Aplicabilidade

Fase de Definição de Requisitos.

Definição de Requisitos: Se algumas áreas da história convocar sentimentos fortes, isto pode sugerir a necessidade de encontrar formas positivas de lidar com sentimentos semelhantes em situação real, por exemplo, pedir auxílio em situações não lida muito bem. Essa técnica é recomendada a ser utilizada por todos os integrantes de uma equipe de desenvolvimento. Exercício diário para desenvolver o senso criativo.

Com o tempo, quem utiliza esta técnica pode tornar consciente de pressupostos culturais e expectativas - o que "deve" ou "não deve" acontecer no cenário em que está inserido.

Participantes

Pode ser utilizado apenas sozinho, não precisa de apetrechos físicos.

Informações sobre da Técnica

Analisar o modo como se reage instintivamente em uma determinada situação pode ser um caminho para compreender os sentimentos e pensamentos que se acha difícil colocar em palavras.

Critérios de Operação: Exploração, Combinação, Transformação, Validação.

Critérios de Abordagem: Livre Associação.