46 - Mapas Mentais




Objetivo

A técnica de mapas mentais tem a associação livre de ideias e o pensamento não-linear como seus pilares básicos. Ela utiliza o conceito de pensamento radiante, ou seja, é proposto uma ideia central, e ao redor desta serão desenvolvidas e associadas outras alternativas.



Exemplos

Para a execução desta técnica é necessário uma folha de papel na qual será escrito o tema que será abordado.

Este tema deve ser escrito de forma concisa e colocado no centro da página. O próximo passo é a escrita de subtópicos relacionados, orbitando a palavra central. De cada subtópico proposto serão gerados outros subtópicos, expandindo a estrutura. O processo pode ser utilizado tanto em grupo quanto individualmente. É possível utilizar cores, símbolos e trilhas hierárquicas. Apesar de apresentar maior flexibilidade quando realizada manualmente, já existem softwares que auxiliam na aplicação digital de mapas mentais.



Direcionamento das ideias

Convergente e/ou divergente 



















Aplicabilidade

Fase de Análise e Projeto Definição de Requisitos.

Análise e Projeto: O planejamento inicial de um software pode ser explorado graficamente a partir da construção de um mapa mental do projeto. Cada subtópico pode ser um área do projeto: riscos, custos, definição do negócio, posicionamento no mercado. Como consequência da técnica, cada subtópico seria explorado, aumentando assim a rede de informações geradas pelo mapa mental.

Definição de Requisitos: Cada requisito é formado por um grupo de características e variáveis que devem ser observadas. A técnica de mapa mental coloca todos os requisitos em uma rede de informações graficamente descritas, facilitando o estudo e aprofundamento da análise de cada um dos requisitos levantados. 


Participantes

Pode ser utilizado solo ou em grupo, não precisa de apetrechos físicos.


Informações sobre da Técnica

O modelo desta técnica permite a visualização dos encadeamentos produzidos, facilitando a memorização, a lógica das associações e a organização integrada das ideias.

Critérios de Operação: Exploração.  

Critérios de Abordagem: Livre Associação, Estruturação. 
Comments