20 - Seis Chapéus

Objetivo

A técnica dos seis chapéus é uma poderosa ferramenta para a tomada de decisão, que permite ao utilizador múltiplos pontos de vista. Ela permite que a emoção necessária e ceticismo a ser levados para o que seria de decisões puramente racionais. Ela abre a oportunidade para a criatividade no processo decisório.

Exemplos

O chapéu branco representa a neutralidade e a imparcialidade. Estuda o problema se atendo apenas aos fatos. Contrariamente, o chapéu vermelho representa a intuição, emoção e instinto. As opiniões não precisam de uma explicação lógica. Tentativa de compreensão das reações emocionais dos outros envolvidos no problema.

O chapéu preto, por sua vez, representa o julgamento e o pensamento crítico. O participante deve considerar os riscos e perigos das soluções. O uso do chapéu preto auxilia no planejamento de decisões mais fortes e mais tolerantes a falhas. Não pode ser considerada de forma negativa, apenas um contraponto às características do chapéu amarelo, o qual representa o otimismo e o pensamento positivo. Este tipo de pensamento oferece a oportunidade de vislumbrar valor e oportunidades numa possível solução.

O pensamento criativo é mais evidenciado no uso do chapéu verde: Este representa a criatividade, a fomentação de novas ideias, novos conceitos e provocações. Nesta cor, deve haver um fluxo de criatividade deliberado, e a crítica negativa e julgamento precipitado de novas ideias deve ser evitado ao máximo. Por fim, o chapéu azul representa o auto-controle e é usado por pessoas que gerenciam reuniões. O papel deste é organizar as ideias e reger a interação do grupo. Em suma, este chapéu preocupa-se com o foco das discussões e resume os resultados.

Fase de Definição dos Requisitos

Os desenvolvedores estão analisando se devem investir na tecnologia de realidade aumentada no sistema a ser construído.

Olhando para o problema com o chapéu branco, eles analisam os dados que eles têm. Eles examinam a tendência em outros sistemas, o que mostra um aumento no uso da tecnologia. Preveem que quando o sistema tiver pronto, as pessoas já estarão mais familiarizadas com a ferramenta.

Com o Chapéu Vermelho, alguns dos desenvolvedores argumentaram que o sistema proposto era muito complicado. Embora fossem altamente rentável, eles temem que as pessoas não gostem de trabalhar nele.

Com o Chapéu Preto, temem que as projeções do desenvolvimento da ferramenta possam estar erradas. A tecnologia pode aparecer com outra ferramenta melhor que a da realidade aumentada.

Com o Chapéu Amarelo, porém, se as projeções estiverem corretas, a empresa ganhará muito dinheiro. Se tiverem sorte, talvez eles pudessem vender o sistema mais cedo e bater a concorrência.

Com o Chapéu Verde, consideram se devem alterar o projeto para tornar o sistema mais agradável. Talvez eles pudessem construir sistemas que as pessoas vão querer utilizar, qualquer que seja a ferramenta utilizada. Como alternativa, talvez eles devam investir em pesquisa de novas ferramentas.

O chapéu azul tem sido usado por presidir a reunião para se deslocar entre os diferentes estilos de pensamento. Ele ou ela pode ter necessário para manter os outros membros da equipe de mudar estilos, ou de criticar pontos de outros.

Fase de Modelagem

Os desenvolvedores estão analisando se devem construir menus retráteis para o sistema.

Com o chapéu branco, eles analisam os dados que eles têm. Eles examinam a tendência em outros sistemas, o que mostra a diminuição no uso da tecnologia. Preveem que quando o sistema tiver pronto, as pessoas já não estarão mais utilizando esse tipo de menu.

Com o Chapéu Vermelho, alguns dos desenvolvedores argumentaram que o menu proposto é muito bonito. Embora fosse ergonomicamente falho, eles acham que as pessoas gostariam de trabalhar nele.

Com o Chapéu Preto, temem que as projeções do desenvolvimento da ferramenta podem estar errado. Os menus retráteis podem fazer com que o usuário não consiga achar as funções do sistema.

Com o Chapéu Amarelo, porém, com o menu retrátil bem construído, o sistema ganhará muito reconhecimento. Se tiverem sorte, talvez eles pudessem vender o sistema mais cedo e bater a concorrência.

Com o Chapéu Verde, consideram se devem alterar o projeto para tornar o sistema mais agradável. Talvez eles pudessem construir sistemas que as pessoas vão querer utilizar, qualquer que seja o tipo de menu.

O chapéu azul tem sido usado por presidir a reunião para se deslocar entre os diferentes estilos de pensamento. Ele ou ela pode ter necessário para manter os outros membros da equipe de mudar estilos, ou de criticar pontos de outros.

Fase de Construção

Os desenvolvedores estão analisando se devem utilizar códigos prontos de Design Patterns para a construção do sistema.

Com o chapéu branco, eles analisam os dados que eles têm. Eles examinam a tendência em outros sistemas, o que mostra a diminuição no uso dos códigos de Design Patterns. Preveem que os códigos poderão tornar-se obsoletos no final do desenvolvimento do projeto.

Com o Chapéu Vermelho, alguns dos desenvolvedores argumentaram que o uso de códigos prontos torna o trabalho mais fácil.

Com o Chapéu Preto, temem que os códigos prontos possam prejudicar o desenvolvimento de outros módulos. A integração do sistema pode ser onerada em detrimento de menos trabalho de programação.

Com o Chapéu Amarelo, porém, o uso de códigos prontos faz o trabalho terminar mais rápido e torna assim o projeto menos dispendioso. Se tiverem sorte, talvez eles pudessem vender o sistema mais cedo e bater a concorrência.

Com o Chapéu Verde, consideram se devem alterar o projeto para tornar a implementação do código mais agradável.

O chapéu azul tem sido usado por presidir a reunião para se deslocar entre os diferentes estilos de pensamento. Ele ou ela pode ter necessário para manter os outros membros da equipe de mudar estilos, ou de criticar pontos de outros.

Direcionamento das ideias

Convergente e/ou divergente.

Aplicabilidade

Fase de Definição de Requisitos, Implementação e Modelagem.

Definição de Requisitos: A técnica dos seis chapéus proporciona a análise de uma situação a partir de seis pontos de vista diferentes. É uma técnica de avaliação, assim sendo, alcançará melhor eficiência se utilizada após a identificação dos requisitos, aplicando a técnica para validar os requisitos encontrados.técnica é recomendada a ser feita no início da fase de testes, tanto durante a implementação do código, quanto nos testes finais do desenvolvimento. A técnica também auxilia a definir o feedback do usuário e cliente junto ao projeto. Aplique a técnica em todas da funções construídas no projeto.

Modelagem: A arquitetura de informação deve ser validada, para que não se cometa erros. Assim, a técnica auxilia a validação da arquitetura da informação, a partir do estudo da arquitetura por seis pontos de vista. É recomendável realizar a técnica para cada módulo da arquitetura.

Implementação: A fase de validação dos códigos implementados acontecem durante a fase de testes. Logo, a técnica dos seis chapéus é recomendada no início da fase decodificação, oferecendo uma análise dos possíveis problemas e um mapa conceitual de como realizar a implementação do código.

Participantes

Pode ser utilizado sozinho ou em grupo. Precisa de apetrechos físicos (Chapéus coloridos).

Informação sobre as Técnicas

Critérios de Operação: exploração, combinação, transformação, validação.

Critérios de Abordagem: diferentes pontos de vista.