56 - Think Bubbles

Objetivo

Estudar um mapa do problema. Se não houver ideias após um estudo prolongado, se afaste por alguns dias do mapa. Quando você retornar vai achar que sua mente está mais focada ao desafio, e normalmente você vai experimentar um momento de introspecção.

Exemplos

Todos os mapas mentais compartilham cinco características básicas:

Organização: Mapeamento apresenta informações organizadas. Exibe o modo de funcionamento da mente, completo com os padrões e inter-relações, e tem uma incrível capacidade de transmitir informações precisas.

Palavras-chave: Ignore todas as palavras irrelevantes e frases e concentre-se apenas em expressar o essencial, e as associações que essas essências exercitam em sua mente.

Associação: Faça as conexões, os links e as relações entre pedaços de informação aparentemente isolados e desconexos. Essas conexões abrem a porta para mais possibilidades. Sinta-se livre para fazer qualquer associação que você deseja, sem se preocupar se os outros não vão te entender.

Clustering: a organização do mapa se aproxima da forma de clusters da mente, tornando a informação mais acessível mapeado para o cérebro. Uma vez que suas idéias são agrupadas, tente adotar o ponto de vista de um crítico que tem contato com as idéias pela primeira vez. Permitindo que você teste as suas associações, informações em falta. Seu mapa pode mostrar as áreas onde você precisa coletar mais informações.

Envolvimento Consciente: Fazer o mapa exige que você se concentre no seu desafio, o que ajuda a obter informações de curto prazo à memória de longo prazo. Além disso, o envolvimento consciente contínuo permite agrupar e reagrupar os conceitos, favorecendo as comparações.

Direcionamento das ideias

Convergente e/ou Divergente

Aplicabilidade

Fase de Análise e Projeto, Modelagem e Implementação.

Análise e Projeto: A técnica trabalha com o estudo do problema, mapeando todos os pontos principais do projeto. Em posso do mapa do projeto é possível identificar o escopo do sistema, assim como os riscos de seu desenvolvimento.

Modelagem: A técnica Think Bubbles foi desenvolvidas para trabalhar diretamente com mapas mentais. As modelagens do sistema são diretamente auxiliadas por esse tipo de atividade. É possível utilizar a técnica em todas as tarefas de modelagem de um sistema simples ou complexo.

Implementação: A técnica oferece atividades de associação de atividades, que pode fornecer subsídios para o desenvolvedor aplicar a técnica nas tarefas de integração do sistema. A construção dos mapas do código auxilia no desenvolvimento do projeto.

Participantes

Pode ser utilizado solo ou em grupo, não precisa de apetrechos físicos.

Informação sobre a Técnica

Critérios de Operação: Exploração, Combinação.

Critérios de Abordagem: Estruturação.