10 - Rolestorming

Objetivo

RoleStorming é uma evolução do brainstorming. Os participantes passam a gerar ideias adotando uma nova identidade, ou seja, pensando e atuando como uma terceira pessoa.

Exemplos

Ideias podem parecer radicais ou até mesmo bobagem se “você” apresentá-los, no entanto, gerado por uma “pessoa” sem nome remove qualquer constrangimento.

Como utilizar a técnica:

Use a técnica tradicional idéia de brainstorming ou geradores como ponto de partida.

Invente uma identidade ou utilizar a de alguém que você conhece.

Suponha que a identidade ou consulte a pessoa fictícia como “essa pessoa gostaria de sugerir ”. Brainstorm (ou use outras técnicas de geração de ideias) identidade em separado.

Mudança papéis. Agora, tente outra identidade, obviamente, isso pode ser feito muitas vezes por muitos personagens diferentes.

Direcionamento das ideias

Convergente e/ou divergente

Aplicabilidade

Fase de Definição de Requisitos.

Definição de Requisitos: A fase de definição de requisitos é recomendável a realização de sessões de discussão com uma equipe multidisciplinar. Logo, se essa recomendação não for passível de ser aplicada, é salutar ao projeto que nas sessões sejam abordados os pontos de vista de outras pessoas, e a técnica Rolestorming auxilia nesse objetivo.

Participantes

Pode apenas ser utilizado em grupo, precisa de apetrechos físicos (trajes e acessórios diversos).

Informações sobre da Técnica

Foi descrito por VanGundy (1988). Visualizando problemas e soluções do ponto de vista diferente. Ideias geradas a partir de ponto de vista diferentes e com diminuição de possível constrangimento ao propor ideias inesperadas.

Critérios de Operação: exploração, combinação, transformação.

Critérios de Abordagem: lista de questões, diferentes pontos de vista.