38 - Talking Pictures

Objetivo

Talking Pictures é a parte do livro Instant Creativity de Brian Clegg e Paul Birch.

Quando é preciso de um incentivo extra para um grupo que ficou obsoleto durante a fase de geração de ideias, divida os participantes em equipes, dando a cada um câmeras digitais e acesso a uma impressora.

Exemplos

Definição de Requisitos – É possível encontrar imagens que evoquem ideias sobre requisitos a um sistema. Fotos de pessoas praticando esporte pode ser o ponto de partida para requisitos voltados a mobilidade. Fotos de pessoas se divertindo em um parque, podem ser o inspirar a construção de requisitos voltados ao entretenimento.

Modelagem – Na construção da arquitetura da informação, as imagens podem ser direcionadas a estruturas arquitetônicas e organização de artefatos, presente no ambiente ao qual foram designados a realizar a técnica. Dessa forma, ao voltar a reunião, o grupo terá em mãos artefatos que podem levar ao desenvolvimento de modelos inovadores.

Direcionamento das ideias

Divergente

Aplicabilidade

Fase de Definição de Requisitos e Modelagem.

Definição de Requisitos: Durante a discussão para a definição de requisitos, é possível utilizar a técnica direcionando as

imagens capturadas pelos participantes ao problema principal que o sistema deverá combater.

Modelagem: A modelagem de um sistema é relativo a construção de qualquer cenário. Tudo tem que está conectado e trabalhando em harmonia para funcionar perfeitamente. Analisando imagens de alguma ação, edifício ou obra de arte é possível identificar variáveis que fazem da imagem harmoniosa ou não, e relacioná-las ao projeto de software.

Participantes

Pode ser utilizado solo ou em grupo, precisa de apetrechos físicos.

Informações sobre da Técnica

Faça as equipes gastar cerca de cinco minutos fora da área onde está sendo realizada a reunião, tirando fotos de objetos incomuns, ou objetos a partir de ângulos invulgares. Mais estranho, melhor.

Traga os grupos novamente e distribua suas fotos com os outros grupos.

Cada grupo deve agora usar as imagens fornecidas para criar associações que ocorrem com eles e, em seguida, usar essas associações para geração de idéias. No final da sessão, você pode recolher todas as idéias em conjunto.

Esta técnica utiliza de estímulos aleatórios como uma excursão. O humor gerado a partir dos objetos incomuns / ângulos também aumenta os níveis de energia do grupo.

Critérios de Operação: Exploração, Combinação.

Critérios de Abordagem: Estruturação, Entrada Aleatória.