43 - Bulletproof

Objetivo

A técnica de Bulletproof tem como objetivo identificar as áreas em que seu plano pode ser especialmente vulneráveis: O que pode dar errado? Quais são algumas das dificuldades que podem ocorrer? Qual é a pior coisa possível que poderia ocorrer?

Exemplos

Análise e Projeto: Seleciona uma área importante do planejamento do projeto, como o gerenciamento de risco. Utiliza-se braistorming para realizar completo inquerito sobre possíveis problemas que podem ocorrer. Todos os problemas serão divididos em grupos, de acordo com a área do projeto e da hierarquia do problema. Então é aplicada outras técnicas visando a solução de cada problema encontrado.

Modelagem: Encontre uma área do sistema de difícil modelagem, e que o grupo eleja como a mais sensível. Utilize braninstorming para levantar quais são os principais riscos que àquela área está sujeita.

Coloque em uma tabela classificando o tipo do problema e a ordem hierarquica dela. Depois utilize técnicas de criatividade para encontrar soluções para cada um dos problemas levantados.

Testes e Implantação: A técnica deve ser utilizada em todo o sistema. Aplique o brainstorm para identificar problemas no projeto. Divida o sistema em áreas e aplique a técnica separadamente em cada área.

Divida os problemas encontrados em ordem de periculisidade ao sistema. Faça um relatório com as falhas encotradas e utilize técnicas de criatividade para sugerir soluções primárias para cada problema encontrado.

Direcionamento das ideias

Divergente e/ou Convergente

Aplicabilidade

Fase de Análise e Projeto, Modelagem e Teste e Implantação.

Análise e Projeto: Esta técnica é importante quando é analisada os riscos que o projeto está sujeito. Pois, além de identificá-los, são desenvolvidos soluções para combater tais riscos.

Modelagem: Na modelagem da arquitetura da informação é preciso levar em conta os possíveis problemas de entendimento entre o usuário e o sistema.

Teste e Implantação: Na fase de testes é possível aplicar esta técnica para identificar problemas que passaram despercebidos nas fases anteriores.

Participantes

Pode ser utilizado apenas em grupo, precisa de apetrechos físicos.

Informações sobre da Técnica

São perguntas úteis para vislumbrar os potenciais desafios: Brainstorm a cerca de inquéritos, tais como "O que poderia acontecer se ...?" Para identificar as áreas em seu plano de ação que poderia causar problemas e que ainda não foram identificados; Todas as áreas identificadas devem ser colocadas em uma tabela, mostrando como o evento é provável de ocorrer e se ocorrer, quão sério, seria para o seu plano.

Critérios de Operação: Validação.

Critérios de Abordagem: Estruturação.