12 - Cartoon Story Board

Objetivo

Construção de cenários a partir da técnica de storyboard, proveniente do cinema. Ligação coerente entre o problema e a possível solução, através da proposta de possíveis passos a serem seguidos pelo grupo de trabalho.

Exemplos

Preparação - Coloque um pedaço de papel em modo paisagem (pode ser A4 - A3 ou A2, mas é melhor). Divida-o em seis caixas, e numere de um a seis.

Onde você vai - Relaxe e imagine-se em seu objetivo. Pense sobre o entorno, os sentimentos naquele momento, os sentimentos dos outros, e como eles vêem você. Livremente desenhar uma imagem para representar o mesmo na casa 6 (canto inferior direito).

Onde está você agora - volte aos dias de hoje em sua imaginação. Pense sobre sentimentos, problemas e quais são as características mais marcantes de sua situação atual. Desenhe o mesmo na casa 1 (superior esquerdo).

Posições Intermediárias - repita os passos acima para os pontos 2,3,4,5 criar uma seqüência a partir de agora para o futuro.

Blocos Potenciais - Depois de ter acabado de desenho em todas as 6 caixas, e estamos felizes que eles retratam uma seqüência de eventos para o seu futuro desejado, escreva em cada caixa o que é o principal bloco ficando a partir dessa etapa para a próxima.

Direcionamento das ideias

Convergente e/ou divergente

Aplicabilidade

Fase de Definição de Requisitos.

Definição de Requisitos: Projeções de cenários auxilia a identificação de requisitos do projeto. A técnica auxilia a montar pequenos cenários, onde é possível analisar atentamente tal cenário e identificar os requisitos presentes naquele contexto. É recomendável a execução de um Cartoon Story Board para cada problema identificado durante a fase de definição de requisitos.

Participantes

Pode ser utilizado sozinho. Precisa de apetrechos físicos (cartões).

Informações sobre a técnica

Critérios de Operação: exploração, validação.

Critérios de Abordagem: