39 - Synectics

Objetivo

Synectics é baseado em um conceito simples – precisa-se gerar ideias, e precisa-se avaliar ideias. Embora isto possa ser o óbvio os métodos utilizados para realizar estas duas tarefas são extremamente poderosos.

Exemplos

De antemão, uma reunião de planejamento preliminar com o cliente. Ajuda para assegurar expectativas realistas sobre os resultados e permite a concordância dos membros da equipe.

Procedimento durante a sessão

1. Cliente prevê título e desejo: Eles descrevem o problema, como ela é vivida, ao fundo, o que foi tentado, e o âmbito de ações possíveis. Ou seja, demonstra-se o desejo na forma de frases concisas, começando por sentenças como: "Eu desejo...” ou “Como...”. Nota que esta não é uma "definição do problema", mas um desejo que reflete a forma da questão. O grupo escuta imaginati-vamente, ao invés de analiticamente.

2. Grupo gera um grande número de 'trampolins': Os trampolins usam o mesmo formato como o "grande desejo". Eles não são idéias para soluções, mas ainda pretende articular a abrir espaço para a invenção: "Seria bom se pudéssemos fazer X, mas ainda não sei como”.

3. Selecione um trampolim interessante: O foco muda para uma abordagem mais focalizada do que nas etapas um e dois. Cliente e os membros do grupo escolhem os seus trampolins favoritos (mais em função de interesse ou de recurso com base na relevância). Eles compartilham as suas escolhas, mas a escolha final recai sobre o cliente. No entanto, o processo pode ser sempre repetido, então a escolha não é crítica. A suposição é que em qualquer trampolim serão as possibilidades criativas que pode ser útil para ser explorado.

4. Ideias para ajudar a alcançar o trampolim selecionados são gerados, utilizando as técnicas de disparo mencionado na Fase 2 (ou quaisquer outros métodos de geração de idéias). O cliente seleciona algumas que parecem interessantes.

5. Uma ideia é selecionada para a resposta discriminada.

6. Resposta discriminada. Todos os pontos positivos da ideia selecionada deverão ser listados. Então (e só então), uma única preocupação é expressa como um problema para a solução.

7. Recicle: Voltar a etapa quatro.

Direcionamento das ideias

Divergente

Aplicabilidade

Fase de Definição de Requisitos.

Definição de Requisitos: Técnica metódica para a obtenção da real necessidade do cliente. Recomendada a utilização para projetos que tema a participação constante dos clientes e usuários no processo de desenvolvimento do sistema.

Participantes

Pode ser utilizado apenas em grupo, não precisa de apetrechos físicos.

Informação sobre a Técnica

Critérios de Operação: Exploração, Combinação, Validação.

Critérios de Abordagem: Livre Associação.