40 - Super-Hero

Objetivo

Os participantes usam características dos super-heróis (Super-Homem, o Incrível Hulk, Batman, James Bond, Mulher Maravilha, Sherlock Holmes, Homem Aranha, etc) para disparar idéias.

Exemplos

1. Prepare com antecedência um conjunto de informações gerais sobre cada super-herói. Isso poderia incluir o nome, poderes especiais, deficiências, imagine plano de fundo, imagem, etc. Você também pode fornecer acessórios, se você tem um grupo extrovertido.

2. Mostrar e discutir o problema para assegurar que todos entendem a questão. Pode ser útil usar Brainstorming ou brainwriting para listar as idéias mais óbvias.

3. Seleciona um super-herói para cada participante. Levá-los a pensar um pouco sobre esse super-herói e falar com eles sobre como é a vida como um super-herói para ajudá-los a entrar no papel.

4. Os personagens super-heróis são então usadas como base de uma excursão, a partir de qualquer ponto de vista. Grupos mais extrovertido vai ficar no papel (“Eu anotaria todos os pedidos de uma só vez em super velocidade...”). Mais introvertido tendem a falar na terceira pessoa (“Flash poderia utilizar seis terminais ao mesmo tempo...”).

5. Escutar a idéia vinda de cada super herói.

6. Permitir a conversa entre super-heróis para desencadear a idéias. Talvez se Superman e Sherlock Holmes trabalhassem juntos eles poderiam produzir uma solução melhor.

Direcionamento das ideias

Divergente

Aplicabilidade

Fase de Definição de Requisitos e Implementação.

Definição de Requisitos: Esta técnica é boa para a criação de uma atmosfera de diversão no qual a energia é alta e a fantasia e a metáfora são aceitáveis. Recomendada para equipes de trabalhos extrovertidos e abertos a ideias não ortodoxas.

Implementação: Inspirando-se nos poderes representados pelos super-heróis é possível desenvolver ferramentas e funções que simulem um superpoder. Recomendada para projetos que possuem alto nível de dificuldade.

Participantes

Pode ser utilizado apenas em grupo, precisa de apetrechos físicos.

Informações sobre da Técnica

Todos os "Super heróis” possuem habilidades e capacidades que estão fora do comportamento "normal”, isso significa que: a) as pessoas tendem a pensar fora da norma; b) ter um papel permite que as pessoas expressem idéias mais inusitadas.

Histórias de super heróis também têm fortes elementos de realização de desejos, e pode, portanto, ajudar as pessoas a expressar desejos. Pode ser muito menos adequado para grupos introvertidos ou condições de pouca confiança, onde RoleStorming seria mais adequado.

Critérios de Operação: Exploração, Combinação, Transformação.

Critérios de Abordagem: Livre Associação, Diferentes Pontos de Vista.