23 - Revelação Progressiva

Objetivo

O problema é inicialmente apresentado de uma forma muito teórica, não-específica e os detalhes mais concretos são divulgados gradualmente, passo a passo. Isso evita o fechamento prematuro e pode ajudar a manter a excitação e a novidade de qualquer tipo de Brainstorming ou brainwriting.

Exemplo

Um problema de armazenamento de dados pode ser apresentado da seguinte forma:

- Extremamente abstratos e generalizados: "guardar grande quantidade de coisas".

- Um pouco menos generalizado: "formas de armazenar objetos sem massa que precisam ser levadas para dentro e fora do armazenamento com extrema frequência, grande velocidade e facilidade".

- Abordar o problema real: " os objetos são compostos por códigos binários?

- O problema real: "o problema real é como melhorar o regime de armazenamento de dados de um software".

Questões a ter em consideração

O processo necessita de tratamento sensível pelo facilitador, os participantes poderiam sentir que estão sendo manipulado sobre a forma como eles vão pensar sobre os processos naturais, por isso pode ser benéfico para explicar a lógica por trás da técnica antes de usá-lo.

Tente evitar a polarização da geração de idéias, escolhendo os estágios mais adequada para revelar informações fatuais. No exemplo acima, uma vez que o problema de estacionamento foi introduzida como um problema de armazenamento, é menos

provável de ser visto como um problema de viagens, como uma forma de mostrar a riqueza pessoal ou como um problema de segurança, etc.

Direcionamento das ideias

Convergente e/ou divergente

Aplicabilidade

Fase de Definição de Requisitos.

Definição de Requisitos: A maioria dos problemas faz parte de uma complexa rede de relações, ou seja, são uma parte de um todo. Essa técnica é recomendada para situações onde é necessário ter uma visão completa do problema para se encontrar soluções viáveis. São exemplos de artefatos que podem ser auxiliada pela aplicação da técnica: novos módulos, expansões, novas ferramentas, etc.

Participantes

Pode ser utilizado em grupo ou sozinho, não precisa de apetrechos físicos.

Informações sobre da Técnica

William Gordon da empresa de consultoria Arthur D. Little, desenvolveu a técnica de revelação progressiva (nomeado por VanGundy, 1981, 1988, como a técnica de Gordon-Little).

Critérios de Operação: exploração, combinação.

Critérios de Abordagem: Livre Associação.