16 - Reformulando a Matriz

Objetivo

“Reformulando a Matriz” é uma técnica formal, olha para os problemas de perspectivas diferentes. Ele ajuda a ampliar o número de opções abertas a você para resolver um problema.

Exemplos

Você elabora um reenquadramento da matriz, colocando uma pergunta em uma caixa no meio de um pedaço de papel. Você, então, desenhar uma grade ao seu redor. Cada célula conterá abordagens para o problema, visto de uma perspectiva.

Como usar a ferramenta:

Coloque a questão no meio de uma grade. Nós usamos caixas ao redor do grid para as diferentes perspectivas. Esta é apenas uma maneira fácil de colocar o problema para fora, assim, se não servi-lo, altere-o.

Fase de Planejamento

Perspectivas do produto: Há algo de errado com o produto?

Perspectivas Planejamento: são os nossos planos de negócios ou planos de marketing o culpado?

Potencial de perspectiva: Se formos aumentar seriamente os nossos objetivos, como é que nós conseguimos estes aumentos?

Perspectivas Pessoas: Por que as pessoas escolhem um produto em detrimento de outro?

Direcionamento das ideias

Convergente e/ou divergente

Aplicabilidade

Fase de Análise e Projeto

Análise e Projeto: Essa técnica é recomendada à melhor definição do negócio ao qual vai ser aplicado o sistema. É utilizada frequentemente por administradores que tentam identificar o escopo de projetos. Através dessa análise é possível posicionar seu sistema para atender o maior escopo de necessidade possível, além de investigar áreas como custos e riscos.

Participantes

Pode ser utilizado sozinho. Precisa de apetrechos físicos (cartões).

Informações sobre da Técnica

A abordagem se baseia no fato de que pessoas diferentes, com experiências diferentes abordam problemas de maneiras diferentes. O que esta técnica ajuda a fazer é colocar-se na mente de diferentes pessoas e imaginar as soluções que eles viriam delas.

Vamos olhar para duas abordagens diferentes para a remodelagem da matriz - você poderia, no entanto, usar essa abordagem em muitas maneiras diferentes.

Critérios de Operação: transformação.

Critérios de Abordagem: diferentes pontos de vista, estruturação.