2011Fev

28/02/2011

Reativação do Conselho da APA do Ibirapuitã:

O CONAPA Ibirapuitã está em processo de reativação. Os conselheiros indicados e instituições que o compõem estão sendo consultados quanto à data de 17/03/2011 para realização da reunião de posse da nova gestão do CONAPA, a ser realizado das 14h às 18h no município de Rosário do Sul/RS (em local a definir a partir da confirmação da data).

Até agora já recebemos a indicação de representantes das seguintes instituições:

1. ICMBio

Eridiane Lopes da Silva

Raul Cândido da Trindade Paixão Coelho

2. Prefeitura Municipal de Alegrete/RS

Nilto Delgado

Iraline Brum de Souza

3. Prefeitura Municipal de Quaraí/RS

Ainda não enviou indicação de representantes

4. Prefeitura Municipal de Rosário do Sul/RS

Ainda não enviou indicação de representantes

5. Prefeitura Municipal de Sant'Ana do Livramento/RS

Ainda não enviou indicação de representantes

6. FEPAM/SEMA

Ainda não enviou indicação de representantes

7. DEFAP/SEMA

Ainda não enviou indicação de representantes

8. Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Ibicuí

Mariza Fernanda Ribeiro Beck

Não indicou suplente

9. Sindicato Rural

Sindicato Rural de Rosário do Sul - Sr. Eduardo Ustra Ribeiro

Sindicato Rural de Alegrete - Sr. Luiz Plastina Gomes e Sr. Francisco José Quintana Ferreira da Costa

10. Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Sind. dos Trab. Rurais de Sant'Ana do Livramento - Sra. Maria Felícia da Luz Castro e Sra. Eldy Vieira da Luz

Existe 1 vaga em aberto

11. Associação dos Arrozeiros

Ainda não enviou indicação de representantes

12. ONGs Ambientalistas

ONG APOLLO - Sr. Hugo Leonardo Ramos Saraiva

Existe 1 vaga em aberto

13. Comunidades Científicas e Associações Técnico-Científicas

URCAMP Campus Livramento - Sra. Ierecê Lins Asconavieta e Sra. Sílvia Helena Luizelli

UNIPAMPA Campus Alegrete - Sr. Ricardo Bergamo Schenato

As instituições que ainda não enviaram a indicação de sua representação serão oficiadas entre 28/02 e 04/03/2011. O ofício com a indicação pode ser encaminhado à APA de duas formas:

1. impresso, assinado, escaneado e enviado para o email apa_ibirapuita@yahoo.com.br

2. enviado pelo correio para APA do Ibirapuitã/ICMBio, R. 13 de Maio, 410, sala 103, Centro, Sant'Ana do Livramento/RS, CEP 97573-500.

Fonte: APA do Ibirapuitã/ICMBio/MMA

23/02/2011

PREFEITURA DE ALEGRETE/RS

Preservação do Bioma Pampa em debate no Uruguai

O prefeito Erasmo Silva e o secretário de Agricultura e Pecuária, Márcio Amaral, participaram ontem (22) do 2º Seminário Internacional URB-AL PAMPA na cidade uruguaia de Rivera. O programa é um convênio de cooperação técnica entre a Comunidade Européia e a América Latina, que tem o foco nas pequenas e médias propriedades da APA do Ibirapuitã, com o objetivo de gerar opções de renda para as comunidades sem comprometer sua proteção ambiental, através de técnicas de desenvolvimento sustentável que possam ser usadas tanto no Bioma Pampa quanto nos municípios europeus da região do Algarve em Portugal.

Estiveram também presentes na reunião a biológa da secretaria de Meio Ambiente, Iraline Brum de Souza, e a engenheira agronôma da Fundação Maronna, Adriana Ferreira da Costa Vargas.

Da esquerda para direita: Sr. Victor Cantón (Diretor de Áreas Protegidas e Biodiversidade do Uruguai), Sr. Erasmo Guterres (prefeito de Alegrete/RS/Brasil), Sr. Wainer Machado (prefeito de Sant'Ana do Livramento/RS/Brasil), Sr. Bo Hjalmefjord (assessor de cooperação da Delegação da União Européia no Uruguai), Sr. Ângelo Sá (prefeito de Borba/Portugal) e Sr. Piergiorgio Graziotti (gestor do Programa URB-AL da Comissão Européia - Bruxelas/Bélgica).

Fonte: Departamento de Comunicação - DEPCOM - Prefeitura Municipal de Alegrete

Tel.: (xx55) 3961-1605 - alegretecidadedagente@gmail.com

17/02/2011

ALEGRETE/RS

Prefeitura busca ações integradas para o rio Ibirapuitã

O prefeito Erasmo Silva e vice-prefeita Maria de Fátima Mulazzani voltaram da visita às províncias argentinas de Entre Ríos e Santa Fé extremamente entusiasmados. Recebidos na cidade de Rosario pelo intendente Roberto Miguel Lifschitz, no Palacio Municipal, conheceram a experiência desenvolvida pela cidade em relação ao processo de integração do rio Paraná com a zona urbana da cidade.

Foto: Rio Paraná integrado à zona urbana. Rosario, Argentina. Fonte: Eber&Mars, by Flickr

As cidades de Rosário, Paraná e Santa Fe têm passado por um processo de recuperação da orla, com uma transformação urbanística extraordinária que prioriza os espaços públicos. Erasmo salientou o interesse da administração em estreitar vínculos parar poder repetir essa experiência em Alegrete. “O crescimento urbanístico da cidade não integra o rio Ibirapuitã, que é um importante recurso natural e parte da identidade do município.Queremos mudar isso”

“Todas estas cidades são maiores que Alegrete, possuem outras realidades, e mesmo assim conseguiram agregar o rio à paisagem urbana. Vamos aproveitar essa experiência ao máximo, através de seminários e intercâmbio de informações”, afirmou a vice-prefeita Maria de Fátima.

Fonte: Prefeitura de Alegrete/RS - Departamento de Comunicação - DEPCOM - (xx55) 3961-1605

alegretecidadedagente@gmail.com

03/02/2011

ESTRADAS EM ÁREA PROTEGIDA

Inicia regularização das áreas doadoras de materiais minerais na APA do Ibirapuitã

A abertura, o conserto e a manutenção das estradas municipais exigem que sejam feitas movimentações de terra e extração de balastro, tornando necessário realizar a recuperação das áreas de onde são retirados esses materiais minerais. Quando esta recuperação não é realizada surgem riscos de acidentes de trânsito, acidentes com animais, dificuldades para deslocar as tropas de gado, erosões e assoreamento de cursos d’água. Com o objetivo de promover a regularização das áreas doadoras de materiais minerais para as estradas existentes no interior da Área de Proteção Ambiental do Ibirapuitã, durante esta semana foi enviado aos Prefeitos dos municípios de Alegrete/RS, Quarai/RS, Sant’Ana do Livramento/RS e Rosário do Sul/RS um ofício da APA do Ibirapuitã/ICMBio estabelecendo o prazo de até 30 de junho de 2011 para que as prefeituras apresentem os dados técnicos necessários a esta regularização. PASSIVO AMBIENTAL As prefeituras deverão mapear todas as áreas de onde foram realizadas extrações minerais para os consertos e instalações de estradas realizadas até agora, bem como deverão apresentar a previsão das atividades e o cronograma para a recuperação ambiental destas áreas. Esta medida visa tornar o percurso de produtores rurais, moradores e turistas mais seguro e paisagisticamente harmonioso, além de proteger os recursos hídricos da APA. ACERTANDO O PASSO

Também deverá ser apresentado, até dia 30 de junho, o mapeamento das áreas localizadas na APA e que serão futuras doadoras de material mineral para estradas. Esta medida visa auxiliar as Prefeituras a planejarem os consertos no longo prazo, permitindo selecionar as áreas adequadas para a segunda etapa da regularização: o licenciamento ambiental das áreas de extração mineral. A contínua recuperação ambiental das áreas logo após a sua utilização como doadoras de materiais minerais deve ser incorporada à rotina de trabalho das prefeituras, evitando danos ambientais e multas.

Os analistas ambientais da APA do Ibirapuitã/ICMBio se encontram à disposição dos técnicos das Prefeituras para auxiliá-los na geração das informações solicitadas.

Fonte: Escritório da Área de Proteção Ambiental do Ibirapuitã/ICMBio