Perguntas Frequentes

  • Como visitar a Área de Proteção Ambiental?

O acesso pode ser feito desde as quatro cidades mais próximas: Santana do Livramento, Rosário do Sul, Alegrete ou Quaraí, sendo que um pequena parte do percurso é em estrada asfaltada e o restante, cerca de 80% do percurso é em estrada de terra. Como o domínio da área é particular, deve-se solicitar autorização aos proprietários. Uma dica é contactar alguma das pousadas rurais pois estas oferecem serviços de guia, gastronomia e hospedagem.

- Existe uma sede dentro da APA ou apenas o escritório na cidade?

Atualmente não existe sede dentro da APA, apenas na cidade de Santana do Livramento, pois há apenas um servidor lotado nesta Unidade de Conservação Federal.

- Por que foi criada essa Área de Proteção Ambiental?

O fato que originou a criação da APA foi a demanda de ambientalistas da região (Ari Quadros, Juca Sampaio, Eliseu Moraes, Jango Medeiros, Marcelo Madeira e outros), no início da década de 90, ao governo federal da época para que fosse criado o Parque Nacional do Rio Ibirapuitã, pois entendiam que esta região de grande beleza cênica e que guarda forte relação com a história do RS e do Brasil mereciam ser preservadas.

Dadas as dificuldades para criação de um parque nacional, o governo federal, reconhecendo a importância histórica e paisagística da região, decretou a criação de uma área de uso sustentável, uma Área de Proteção Ambiental.