Projeto TRANSCampos: Workshop internacional contribui para avanços no conhecimento dos campos no Brasil, Uruguai e Argentina

Post date: Jul 29, 2014 3:45:57 PM

O bioma Pampa brasileiro termina na fronteira com o Uruguai – os campos não. Com o intuito de promover atividades transnacionais de pesquisa sobre a vegetação campestre, inicia hoje (29), em Montevidéu, Uruguai, o workshop internacional do projeto CAPES-UDELAR “Novas abordagens analíticas sobre a vegetação campestre no sul do Brasil e no Uruguai: uma visão transnacional do bioma Pampa (TRANSCampos)”.

O bioma Pampa brasileiro faz parte da grande região dos Pastizales del Río de la Plata, a qual inclui áreas no Brasil, no Uruguai e na Argentina. Já que a região abrange gradientes ambientais grandes e fisionomias campestres muito distintas, a perspectiva “transnacional” do projeto é fundamental para o melhor entendimento do bioma como todo e para a conservação dos campos, da sua biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos prestados.

O workshop conta com a participação de mais de 25 pesquisadores de diversas instituições de pesquisa dos três países. O objetivo principal é iniciar atividades de pesquisa além dos limites nacionais, em base da cooperação entre países. O projeto é coordenado pela Profa. Monica Cadenazzi (UDELAR) e pelo Prof. Gerhard Overbeck (UFRGS/Rede Campos Sulinos) e financiado através do programa CAPES-UDELAR.