Prefeitura do Alegrete firma convênio para destinação correta de lâmpadas

Post date: Mar 28, 2014 1:26:00 AM

Logística Reversa

A Prefeitura do Alegrete, através da Secretaria de Meio Ambiente, firmou convênio com a empresa catarinense Ambyservice, licenciada pelos órgãos competentes e cadastrada no IBAMA, para destinação correta de lâmpadas fluorescentes, a vapor, fotocélulas e reatores inservíveis, oriundos do processo de substituição e manutenção. A empresa é especializada em descontaminação, trituração e destinação de lâmpadas fluorescentes, vapor de mercúrio, vapor de sódio, econômicas, reatores entre outras espécies de riscos por possuir metais pesados perigosos e contaminantes.No dia 25 de fevereiro de 2014, houve o primeiro carregamento de aproximadamente nove mil lâmpadas fluorescentes, a vapor e reatores armazenados no setor de iluminação do Parque de Máquinas, na subsede da SEMMAM na Avenida Caverá e algumas lojas de material elétrico da cidade. Segundo o secretário Arildo Gonçalves de Oliveira, o objetivo é reduzir o número de lâmpadas e reatores armazenados, com grande potencial de poluição ao meio ambiente. “O município cumpre sua parte, conforme lei federal que trata da política reversa, em que a responsabilidade compartilhada está insculpida na política nacional de resíduos sólidos”, afirma.

Neste primeiro carregamento foi junto material eletroeletrônico destinado ao Instituto Estadual de Proteção Ambiental, de Caxias do Sul, sem custo para o município. A partir do próximo recolhimento, haverá o custo no valor de R$0,80 por unidade.

Para a prefeita em exercício Preta Mulazzani, as pessoas ainda não conhecem suas obrigações na logística reversa. “Todas as partes tem a sua parcela de responsabilidade neste processo, dentre os quais também os usuários e pontos de venda. As pessoas precisam adquirir o hábito de devolver as lâmpadas aos locais onde as compraram”, reforça.

O projeto em andamento do Parque Municipal de Resíduos Sólidos possui área específica para a logística reversa de diversos materiais. O parque tem 37% da obra executada, com recursos de 2,7 milhões do BNDES através do Badesul.

--

Departamento de Comunicação - DEPCOM

Prefeitura Municipal de Alegrete

(+55) 55 3961-1648

alegretecidadedagente@gmail.com

comunicacaointerna.pma@gmail.com