Primeiro Inventário de Algas da APA Ibirapuitã é publicado

Post date: Feb 19, 2016 1:50:02 PM

19/02/2016

As pesquisadoras Sandra Maria Alves da Silva e Isabele Corino Klein publicaram seu primeiro artigo contendo resultados do Subprojeto 5 - Estrutura, dinâmica e biodiversidade da comunidade fitoplanctônica na Área de Proteção Ambiental do Ibirapuitã, financiado pelo CNPq dentro do programa Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (PELD/CNPq).

Este primeiro inventário de algas é resultado do estudo taxonômico de três gêneros de Euglenophyceae pigmentadas, realizado na APA do Ibirapuitã pelas pesquisadoras do Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul.

Quatro expedições de coletas foram realizadas entre março/2011 e maio/2013 abrangendo 10 locais, sendo seis no rio Ibirapuitã e quatro em ambientes de águas correntes (lóticos) e de águas paradas (lênticos) próximos a esse rio.

O estudo registrou pela primeira vez no Estado do Rio Grande do Sul a presença de algas de duas espécies: Phacus formosus e P. triqueter. Após análise qualitativa do material coletado na APA do Ibirapuitã, as pesquisadoras identificaram 33 táxons específicos e infraespecíficos, sendo 01 de Cryptoglena, 02 de Monomorphina e 30 de Phacus.

Segundo a Dra. Sandra Maria Alves da Silva, está prevista para 2016 a publicação de mais dois artigos registrando os resultados desta pesquisa.

O Subprojeto 5 faz parte do projeto "Avaliação da paisagem, composição, estrutura e dinâmica de comunidades terrestres e aquáticas na APA do Ibirapuitã - Bioma Pampa: potencialidades, conflitos de uso e sustentabilidade", executado entre 2009 e 2013 pela Fundação Zoobotânica. Veja o Inventário de Algas e os resultados deste projeto acessando: https://sites.google.com/site/pesquisanaapaibirapuita/resultados-peld-apa

Fonte: Escritório da APA do Ibirapuitã/ICMBio