2010Abr

20/04/2010

CAÇA PROFISSIONAL NO INTERIOR DA APA DO IBIRAPUITÃ

Caçador é preso com 70 kg de carne de capincho

A madrugada de domingo (19), foi de trabalho para a Patrulha Ambiental da Brigada Militar. Em trabalho de rotina, uma unidade policial militar flagrou um caçador com cerca de 70 quilos de carne de capincho (capivara). Eram três animais, dois adultos e um filhote, que estavam em posse de C. F. R., 24 anos. O acusado foi flagrado e indiciado por caça ilegal, entre outros crimes ambientais. O indiciado, que já tem passagens policiais por caça, deverá pagar multa cujo valor deverá ser fixado em juízo.

O caçador tripulava uma motocicleta, na qual transportava os animais, na localidade Passo do Ferrão, distrito de São Diogo, em área da Apa - Área de Proteção Ambiental.

Após o flagrante, o caso foi encaminhado para a promotoria pública. C.F.R. deverá responder pelo crime em liberdade, durante o processo e, se condenado, a pena mais comum afixada é o pagamento de cestas básicas.

Comércio ilegal

Ante a abordagem rotineira da Patrulha Ambiental o indiciado confirmou que estava caçando para vender a carne. A motocicleta que C.F.R. conduzia foi recolhida pela Polícia Rodoviária Federal.

O caçador não estava armado. Conforme informações da BM é prática comum que, para não ser flagrado com arma de fogo (e ocasionar outra situação de crime: porte ilegal de arma), os caçadores deixem suas armas escondidas em locais estratégicos no meio do mato, como foi o caso de C.F.R.a.

Fonte: Jornal "A Platéia", 20/04/2010