A Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Tábua inaugurou no dia dezanove de Agosto de 2009, a nova unidade de Medicina Física e Reabilitação, na presença da Ministra da Saúde, Ana Jorge. O novo serviço abrange, não só a população do concelho de Tábua, como também os concelhos de Santa Comba Dão e Carregal do Sal.
Fundada em 1993 a Santa Casa da Misericórdia de Tábua foi uma das pioneiras na Instalação de Unidades de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) e os resultados têm sido notáveis. A funcionar nas instalações do antigo hospital, a UCCI de Tábua tem capacidade para 76 idosos, em regime de média e longa duração.
A nova unidade de Medicina Física e Reabilitação resulta de um protocolo assinado entre a Santa Casa da Misericórdia de Tábua e a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), que garante a implementação de novos cuidados de saúde nos concelhos de Coimbra e Viseu.
A Ministra da Saúde deslocou-se no passado dia 19 de Agosto à UCCI de Tábua para testemunhar a assinatura deste protocolo e inaugurar a nova unidade de cuidados que inclui, entre outros equipamentos, um ginásio e duas piscinas, uma das quais preparada para cuidados de hidroterapia.
A cerimónia iniciou-se pelas dezassete horas, com a presença da Ministra da Saúde, Ana Jorge, do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Tábua, Ferreira Marques, do Presidente da Câmara Municipal de Tábua, Francisco Ivo de Lima Portela, do Presidente da ARH do Centro, João Pimentel, do Director do Centro Distrital da Segurança Social de Coimbra, Mário Ruivo, do Governador Civil de Coimbra, Henrique Fernandes, do director clínico da UCCI de Tábua, Carlos Teixeira, e do Presidente da Assembleia Municipal de Tábua, Sidónio Costa.
Carlos Teixeira, director clínico da UCCI de Tábua, salientou a importância deste novo serviço que “abre as portas da Unidade à comunidade tabuense e permite ganhos de saúde, quer pela existência de profissionais e de meios”. Relembrou, ainda, os trinta anos de criação do Serviço Nacional de Saúde, que permitiram “colocar Portugal num patamar de excelência em termos de saúde”.
Por sua vez, Ferreira Marques considerou que esta nova unidade é “uma mais-valia para a região e concelho de Tábua. Tem ganhos enormes para os utentes, não só na redução das distâncias e tempos de deslocação, como também nos gastos”. Referiu, ainda, que a Misericórdia de Tábua foi uma das pioneiras neste serviço de saúde e “é também uma das maiores”. Terminou celebrando a importância deste protocolo, que vem dar”mais força e capacidade para desempenhar a nossa missão, ao serviço dos mais necessitados e dos enfermos”.
Ivo Francisco de Lima Portela, presidente da Câmara Municipal de Tábua, enfatizou o esforço e dedicação de todos aqueles que fazem parte da Santa Casa da Misericórdia, que ajudaram a transformar a Unidade de Cuidados Continuados integrados numa “das melhores da região centro”, tornando-se num orgulho para todos os tabuenses.
Antes de terminar o autarca relembrou à Ministra da Saúde que “temos um Centro de Saúde que é um dos melhores da região centro”, do qual o projecto e o custo foram da total responsabilidade da Câmara Municipal de Tábua e estando várias reformas e planeamentos a serem elaborados em Lisboa, Ivo Portela pediu para “analisarem bem a matéria, o bom desempenho do nosso centro de saúde e das suas valências, pois não podemos perder as regalias que já temos.” Afirmou, ainda, que o Concelho de Tábua está preparado para os possíveis casos de Gripe A, numa parceria entre a Câmara Municipal e o Centro de Saúde, que têm tomado as devidas providências para que todos os casos sejam devidamente encaminhados e tratados.
Para a Ministra da Saúde as UCCI “respondem às necessidades desta nossa população de hoje, já que é composta por gente mais velha, com doenças crónicas”. Lembrou que é fundamental adaptar os serviços a esta realidade e que as medidas do Governo na área da Saúde têm sido fundamentais para a existência de “serviços de proximidade”.
A Cerimónia terminou com a entrega de lembranças a Ana Jorge, quer pela Câmara Municipal, quer pela Santa Casa da Misericórdia.