Nisto sabemos o que é o amor: Jesus deu a vida por nós. Portanto, também nós devemos dar a vida pelos irmãos. Se alguém possui riquezas neste mundo e vê o seu irmão passar necessidade, mas diante dele fecha o seu coração, como pode o amor de Deus permanecer nele ? ( 1Jo 3, 16-17 )
Sê para os órfãos como um pai e como marido para suas mães. E serás como um filho do Altíssimo, ele, mais do que tua mãe, amar-te-á. ( Eclo 4, 10 )
Nunca afastes de algum pobre a tua face, e Deus não afastará de ti a tua face... Pois a esmola livra da morte e impede que se caia nas trevas.( Tb 4, 7 e 10 )
Pensai bem: o julgamento vai ser sem misericórdia para quem não praticou misericórdia; a misericórdia, porém, triunfa sobre o julgamento. ( Tg 2, 13 )
... Assim também é morta a fé sem obras. ( Tg 2, 26 )
QUAIS SÃO OS ATOS DE MISERICÓRDIA ?
AS 14 OBRAS DE MISERICÓRDIA
As obras de misericórdia citados no Evangelho são principalmente sete corporais e sete espirituais. As corporais são as seguintes:
1 – Dar de comer a quem tem fome;
2 – Dar de beber a quem tem sede;
3 – Vestir os nus;
4 – Dar pousada aos peregrinos;
5 – Visitar os enfermos e encarcerados;
6 – Remir os cativos;
7 – Enterrar os mortos.
As obras de misericórdia espirituais são estas:
1 – Dar bons conselhos;
2 – Ensinar os ignorantes;
3 – Corrigir os que erram;
4 – Consolar os aflitos;
5 – Perdoar as injúrias;
6 - Sofrer com paciência as fraqueza do próximo;
7 – Rogar a Deus pelos vivos e defuntos.
As obras de misericórdia são as ações caritativas pelas quais socorremos o próximo nas suas necessidades corporais e espirituais . (CIC $2447)
O amor da Igreja pelos pobres... faz parte de sua tradição constante. Inspira-se no Evangelho das bem aventuranças, na pobreza de Jesus e em sua atenção aos pobres. O amor aos pobres é também um dos motivos do dever de trabalhar “para se ter o que partilhar com quem tiver necessidade” Não se estende apenas a pobreza material, mas também às numerosas formas de pobreza cultural e religiosa. (CIC $ 2444)
Palavras de Jesus a Santa Faustina:
- Filha, necessito de sacrifício realizado com amor, porque apenas este tem valor diante de Mim. Grandes são as dividas contraídas pelo mundo diante de Mim. Podem pagá-las as almas puras, pelo seu sacrifício, praticando a caridade em espírito. – Compreendo as vossas palavras, Senhor, e a extensão da caridade que deve brilhar em minha alma Jesus: - Sei, Minha alma, que as compreendes e fazes tudo que está ao teu alcance, mas escreve-o para muitas almas que muitas vezes se preocupam por não possuírem coisas materiais, para com elas praticar a caridade. No entanto tem um mérito muito maior a misericórdia do espírito, para a qual não é preciso ter autorização nem armazém. Ela é acessível a toda alma. Se a alma não pratica a misericórdia de qualquer maneira, não alcançará a Minha misericórdia no dia do juízo. Oh, se as almas soubessem armazenar os tesouros eternos, não seriam julgadas, antecipando o Meu julgamento com obras de misericórdia. ( Nº 1316 e 1317 )
Minha filha, se por teu intermédio peço aos homens o culto à Minha misericórdia, por tua vez deves ser a primeira a distinguir-te na confiança na Minha misericórdia. Estou exigindo de ti atos de misericórdia, que devem decorrer do amor para comigo. Deves mostra-te misericordiosa com os outros, sempre e em qualquer lugar. Tu não podes te omitir, desculpar-se e muito menos justificar-te.
Eu te indico três maneiras de realizar obras de misericórdia: Primeira é a ação, segunda a palavra e a terceira a oração. Nesses três pontos repousa a plenitude da misericórdia, pois constituem uma prova irrefutável do amor que me dedicam. É desse modo que a alma glorifica e presta honra à minha misericórdia. Sim, o primeiro domingo depois da páscoa é a Festa da Misericórdia, mas deve haver também ação, e estou exigindo a veneração à Minha misericórdia pela solene comemoração desta Festa e pela veneração a essa imagem que foi pintada. Por essa imagem concederei muitas graças às almas. Ela deve lembrar as exigências da Minha misericórdia, porque a fé mais forte de nada adiantará sem as obras. ( Nº 742 )
Vejamos o que nos diz as sagradas escrituras:
Pois eu estava com fome, e me destes de comer; estava com sede, e me destes de beber; eu era forasteiro, e me recebestes em casa; estava nu e me vestistes; doente, e cuidastes de mim; na prisão, e fostes visitar-me. ( Mt 25, 35-36 )
Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. ( Mt 5, 7 )
... Misericórdia eu quero não sacrifícios ... ( Mt 12, 7 )
Religião pura e sem mancha diante de Deus Pai é esta: assistir os órfãos e viúvas em suas dificuldades e guardar-se livre da corrupção do mundo. ( Tg 1, 27 )
Escutai, meus caríssimos irmãos: não escolheu Deus os pobres aos olhos do mundo para serem ricos na fé e herdeiros do Reino que prometeu aos que o amam? Mas vós desprezais o pobre! ( Tg 2, 5-6)