A Santa Casa da Misericórdia de Tábua, instituição de solidariedade social, comemorou o seu 80.º aniversário no passado dia 18 de abril de 2013.
Os 80 anos desta Santa Casa da Misericórdia encontram-se entrelaçados com história do país e do concelho de Tábua. Desde a data da sua fundação, esta instituição tem procurado dar resposta às necessidades sociais do concelho, colmatando muitas das fragilidades das pessoas com e para quem trabalha. Da sua história faz parte, em pleno século XX, a existência de um dos maiores hospitais do distrito de Coimbra. Atualmente, e desde 2007, as instalações do antigo Hospital de Tábua deram lugar ao Hospital de Cuidados Continuados, que tem sido uma referência constante a nível nacional, quer pela qualidade das suas instalações quer pelo profissionalismo dos serviços prestados. Para além da saúde, a história da Misericórdia de Tábua passa também pelo apoio à infância, com as suas valências de creche e jardim de infância e pelo apoio à terceira idade, com os serviços de apoio domiciliário e lar de idosos. As famílias, desde sempre, foram igualmente uma prioridade na intervenção desta singular instituição.
O Centro de Acolhimento Temporário para Crianças e Jovens, a Equipa de Protocolo do RSI e os projetos de intervenção social de que tem sido entidade executora, como o Projeto de Luta Contra a Pobreza, o Projeto Tábua Progride em Rede e o atual Contrato Local de Desenvolvimento Social, são alguns exemplos do trabalho que é desenvolvido na promoção de competências pessoais e sociais das famílias do concelho de Tábua. Muitos foram aqueles que escreveram e continuam a escrever a história da Santa Casa da Misericórdia de Tábua. Todos os atuais e anteriores dirigentes, colaboradores, fornecedores, voluntários e todos os restantes parceiros têm possibilitado que ao longo destes 80 anos esta instituição, uma das maiores empregadoras do concelho, continue a apresentar respostas sociais de grande qualidade.
Este dia de aniversário foi assinalado pela instituição de diversas formas. O programa teve início com a receção aos convidados, no salão do Hospital de Cuidados Continuados, onde os presentes tiveram a possibilidade de visionar um filme sobre cada uma das valências da Misericórdia de Tábua. Seguiu-se a visita a algumas destas valências, nomeadamente o Centro de Acolhimento Temporário, a Creche e o Jardim de Infância.
Ainda durante a manhã foram visitadas as instalações do Lar de São José, onde teve lugar a bênção das obras de remodelação daquele espaço, presididas pelo Reverendíssimo Padre Manuel da Silva Paiva. Como forma de inaugurar as obras levadas a cabo naquele equipamento, que procuraram dotá-lo de todos os requisitos necessários face à legislação em vigor, procedeu-se ao corte da fita pelo Sr. Diretor do Centro Distrital de Coimbra, Eng.º Ramiro Marques, e pelo Sr. Provedor da Santa Casa, Capitão Joaquim Ferreira Marques.
De modo a assinalar o 80º aniversário e de perpetuar o trabalho e a dedicação de homens e mulheres que se identificaram e identificam com a missão desta benemérita organização, foi escrito um livro sobre a história da Santa Casa da Misericórdia de Tábua pelo ilustre jornalista António César Quaresma Ventura, natural do concelho de Arganil. A apresentação detalhada do livro, a cargo do distinto Advogado Dr. Alfredo Castanheira Neves, teve lugar por volta do meio-dia, na sede desta instituição tabuense. Este momento foi para todos os presentes um momento bastante emotivo, tendo sido enaltecidos, quer pelo Dr. Castanheira Neves, quer pelo Sr. Presidente da Assembleia Geral da Santa Casa, Eng.º Ivo Portela, a dedicação, o empenho e o espírito altruísta do atual Provedor, Capitão Joaquim Ferreira Marques. Após a apresentação do livro comemorativo, que contou com uma sala cheia de participantes, seguiu-se um almoço de confraternização no Lar de São José.
Após o almoço, os trabalhos foram retomados, no Hospital de Cuidados Continuados, com as intervenções do Sr. Provedor, Capitão Joaquim Ferreira Marques, do Diretor Clínico desta Unidade, Dr. Carlos Teixeira, e do Presidente da ARS do Centro, Dr. José Tereso.
Como forma de assinalar o profissionalismo, o rigor, o espírito empreendedor e a dedicação do Diretor de Serviços da Santa Casa da Misericórdia de Tábua, Sr. Fernando Oliveira, foi lido publicamente, após a sessão de abertura, um voto de louvor que lhe fora atribuído pela atual Mesa Administrativa.
Durante a tarde foram apresentadas algumas comunicações pela equipa médica e de enfermagem que trabalham no Hospital da Santa Casa, que abordaram a nutrição na UCC, a segurança do medicamento, o sistema de prevenção e notificação de quedas implementado na UCC, o sistema de monitorização e tratamento das infeções na UCC, a abordagem das fraturas do colo do fémur e ainda a importância da fisioterapia no processo de reabilitação.
As comemorações foram encerradas com um porto de honra e com o partir do bolo comemorativo dos 80 anos de vida da instituição. A Santa Casa da Misericórdia de Tábua, uma instituição do presente, com passado e com os olhos postos no futuro, irá certamente continuar a contribuir, por muitos mais anos, para o desenvolvimento social do concelho de Tábua.