As valências da SCMTábua desenvolvem o seu Plano diário de atividades coordenadas pelas respetivas Equipas Técnicas para propocionar bem-estar aos nosos utentes.
Medidas de Auto Protecção no Lar
Medidas de Auto Protecção no Lar e na UCCI
Manuseamento de extintores e formas de actuação
No dia 10 de Julho de 2012 e em 2022, decorreu nas instalações do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Tábua, uma formação sobre manuseamento de extintores e formas de actuação em caso de incêndio.
As formação têm uma componente teórica e prática, tendo sido ministradas por 2 elementos do Corpo de Bombeiros de Tábua. Participaram 30 colaboradores do Lar da SCMT, que assistiram a uma breve palestra sobre extintores (tipos, formas de manuseio, classe de fogo, …) e tiveram a oportunidade de usar o extintor com fogo real controlado.
Idêntica formação decorreu no ano de 2022 na UCCI, visando a atualização das várias Equipas de Colaboradores.
FESTA DE ENCERRAMENTO DO ANO LETIVO 2011/2012
No dia 14 de Junho a Creche e Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Tábua encerrou o ano letivo com uma grande festa repleta de alegria e boa disposição.
A festa foi apresentada por um pai e por uma mãe de duas crianças finalistas, entrando em palco fingindo ser um eletricista, Manel das Lâmpadas, e uma senhora das limpezas, Maria do Pó. Presentearam o público com um mini teatro dando, assim, início ao evento.
SIMULACRO DE INCÊNDIO NA CRECHE E JARDIM DE INFÂNCIA
No passado dia 9 de Julho, pelas 14h30, realizou-se nas instalações da Creche e Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Tábua, um simulacro de incêndio com a intervenção dos Bombeiros Voluntários de Tábua. Nesta iniciativa estiveram presentes o Senhor Provedor Capitão Joaquim Ferreira Marques, o Senhor Diretor de Serviços Gerais, Fernando Oliveira, e a comandar as operações, o Senhor Comande António Oliveira.
O sinal de alarme foi dado pela cozinheira da instituição que em simultâneo procedeu às primeiras medidas de segurança básica neste tipo de situação, ativando o extintor e a mangueira de incêndio e fechando a torneira de segurança do gás; a porteira, ligou para os Bombeiros Voluntários, informando-os do sucedido.
O DIA DA CRIANÇA NA CRECHE E JARDIM DE INFÂNCIA DA SANTA CASA
O Dia da Criança, 1 de Junho, foi celebrado na Creche e Jardim de Infância com muita atividade, diversão e alegria por parte de todos.
A manhã iniciou-se com um atelier de pintura mural para as crianças da Creche. As crianças do Jardim de Infância divertiram-se participando nos diferentes ateliers dinamizados pelas educadoras – pintura mural no exterior; elaboração de um colar alusivo à data e modelagem com massa de pão.
À tarde, as surpresas continuaram…as crianças assistiram a uma peça de teatro intitulada “O Nabo Gigante”, ouviram e cantaram várias canções infantis.
De seguida, participaram num divertido e animado lanche convívio!
O dia finalizou com a entrega de um presente e de um diploma oferecido pela nossa instituição.
O DIA DAS MISERICÓRDIAS NA CRECHE E JARDIM DE INFÂNCIA DA SANTA CASA
O Dia das Misericórdias, 31 de Maio, foi celebrado na Creche e Jardim de Infância com muita alegria e boa disposição por parte de todos.
A tarde iniciou-se com a procissão em honra da Nossa Senhora de Fátima. 0 andor, decorado com flores trazidas pelas nossas crianças, sobressaiu pela sua beleza aos olhos dos nossos convidados especiais, os idosos da Extensão e Lar de S. José. No decorrer da procissão as crianças e os adultos que participaram, entoaram o cântico “Avé Maria” à Nossa Senhora de Fátima.
No final da procissão, cada criança ofereceu uma flor à Nossa Senhora.
A festa continuou com o grupo das educadoras que cantaram diversos cânticos religiosos.
De seguida, o grupo de finalistas entregou uma flor e um poema a cada convidado.
Para finalizar, nada melhor do que um belo lanche convívio entre todos!
Como é apanágio da instituição o Dia da Mãe foi comemorado de uma forma muito especial, convidando todas as mães a participarem num dia que foi de festa.
A tarde iniciou-se com a receção das mães nas salas dos seus filhos. Esperava-as uma flor pronta para ser decorada em conjunto com o seu filho/a. Após este momento de partilha convidaram-se as mães a reunirem-se no salão polivalente da Instituição onde, se ouviu a história “Coração de Mãe. O momento mais emotivo da tarde surgiu quando todas as crianças entoaram a canção “Querida Mãe”.
Como gesto de gratidão, todas as Mães receberam um diploma de participação.
A tarde terminou com um belo lanche convívio, onde reinou a boa disposição entre todos!
UMP e Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) chegaram a acordo sobre o estatuto canónico das Misericórdias. O compromisso entre as duas partes foi assinado a 4 de Maio, durante a 177.ª assembleia plenária da CEP, em Fátima.
O acordo, cuja duração é de 25 anos, vem colocar um ponto final a um diferendo sobre a relação entre as Misericórdias e a hierarquia católica, que conheceu o seu ponto alto em 2010, com a publicação de um Decreto Geral da CEP segundo o qual as Misericórdias deveriam ser entendidas como “associações públicas de fiéis” e não como “associações privadas”.
TÁBUA – Inaugurada a Unidade de Medicina Física e Reabilitação da Santa Casa da Misericórdia
A Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Tábua, a funcionar nas instalações do antigo hospital, inaugurou no passado dia 19 a sua Unidade de Medicina Física e Reabilitação, com a presença da Ministra da Saúde, Ana Jorge.
Este novo serviço resulta de um protocolo assinado entre a Santa Casa da Misericórdia de Tábua e a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), e inclui, entre outros equipamentos, um ginásio e duas piscinas, uma das quais preparada para cuidados de hidroterapia. Além da população do concelho de Tábua, abrange ainda os concelhos de Santa Comba Dão e Carregal do Sal.
Santa Casa da Misericórdia de Tábua e ARSC assinam Protocolo na presença da Ministra da Saúde
A Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Tábua inaugurou no dia dezanove de Agosto de 2009, a nova unidade de Medicina Física e Reabilitação, na presença da Ministra da Saúde, Ana Jorge. O novo serviço abrange, não só a população do concelho de Tábua, como também os concelhos de Santa Comba Dão e Carregal do Sal.
Fundada em 1993 a Santa Casa da Misericórdia de Tábua foi uma das pioneiras na Instalação de Unidades de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) e os resultados têm sido notáveis. A funcionar nas instalações do antigo hospital, a UCCI de Tábua tem capacidade para 76 idosos, em regime de média e longa duração.
Cavaco Silva inaugurou a Unidade de Cuidados Continuados Integrados
No passado dia 15 de Setembro realizou-se a inauguração da Unidade de Cuidados Continuados Integrados da Santa Casa da Misericórdia de Tábua
Na sua primeira visita ao concelho na qualidade de mais alto magistrado da Nação, Aníbal Cavaco Silva, presidiu a cerimónia de inauguração, estando ainda presentes a Secretária de Estado da saúde, Drª Cármen Pignatelli, Exm. Senhor Governador Civil de Coimbra, Dr. Henrique Fernandes, Presidente da Câmara Municipal de Tábua, Engenheiro Francisco Ivo Portela entre outros convidados ilustres.