A Santa Casa da Misericórdia de Tábua, celebra no próximo dia 18 de Abril de 2013 o seu Aniversário comemorando 80 anos ao serviço das Populações de Tábua e de Outras, no combate à pobreza, à exclusão social, às desigualdades sociais, sem descorar da moral e dos bons costumes na doutrina cristã.
A Santa Casa da Misericórdia de Tábua, em boa verdade comparada com as suas congéneres quinhentistas, é óbvio que não tem uma grande longevidade.
Porém, importa recordar as suas Obras Misericordianas e, nesse contexto, se reconhecerá que a Santa Casa da Misericórdia de Tábua ao longa da sua existência evoluiu de forma bastante significativa em várias Áreas e/ou Valências, acompanhando assim as Grandes Misericórdias deste País.
Neste contexto, não deixa de ser importante interrogarmo-nos à cerca das suas origens e como surgiu a Santa Casa da Misericórdia de Tábua.
Os Tabuenses, assumem com orgulho dizer que a SCMT tem as suas raízes na distinta e ilustre Casa dos Tabuenses em Lisboa.
Este facto evidencia o trabalho de um Grupo de Tabuenses da Casa dos Tabuenses, que imbuídos pelas dinâmicas regionalistas, se mobilizaram para implantar a SCMT, na sua terra natal, no sentido desta contribuir para o progresso da Terra onde nasceram e criar melhores condições às “GENTES” que ali viviam.
Neste pensamento coexistia uma ideia bem viva, que era o aparecimento de um Hospital de Misericórdia. Os tempos passavam, mas a questão do Hospital era sem dúvida um tema que era galvanizador sobre todos os outros.
Em 1935 o Grupo dinamizador da Casa dos Tabuenses dá início à construção do Hospital da Misericórdia. Em 1955 é inaugurado o Hospital da Misericórdia, considerado ao tempo um dos maiores Hospitais Concelhios do Distrito de Coimbra.
Após a revolução do 25 de Abril de 1974, surge o SNS e a SCMT formula um Acórdão em 05/09/1980 com o Ministério dos Assuntos Sociais e entrega o Hospital, passando a receber uma Renda da utilização/exploração.
Em 12/03/2002 o Centro de Saúde de Tábua é inaugurado com novas instalações e o edifício do “Antigo Hospital” fica entregue a si próprio.
Em 2001 surge o “Programa/Projecto Saúde XXI” e a Santa Casa da Misericórdia de Tábua procura esta oportunidade.
Em 2004 desenvolvem-se os Projectos para a construção de uma UCCI. O antigo Hospital é intervencionado ao nível da construção e/ou reconstrução dando origem a um grande equipamento UCCI da SCMT. Sendo esta Unidade inaugurada e já a funcionar em 15/09/2007.
Esta Unidade permitiu dar uma maior visibilidade à SCMT, atendendo não só ao Hospital da UCCI que foi sem dúvida uma mais valia, mas também pelos serviços prestados aos doentes, que por ali têm passado, sendo assim reconhecida como uma referência Nacional.
A SCMT presta ainda outros serviços sociais à comunidade no apoio à Infância, com as Valências de Creche e Jardim de Infância, quer através do CAT (Casa do Outeiro) para apoio às crianças e jovens com dificuldades familiares.
Ao nível da 3ª Idade, desenvolve o serviço social de Apoio Domiciliário, Centro de Dia e Lar de Idosos.
Para além destas áreas sociais importa realçar as desenvolvidas pelo RSI em que a SCMT é considerada a entidade executora, bem como o Projecto da Luta contra a pobreza, o Projecto Progride em Rede e o actual Contrato Local de Desenvolvimento Social “CLDS”, estes e outros são alguns dos exemplos do trabalho que é desenvolvido nesta Instituição nas várias intervenções sóciais com as Pessoas e para as Pessoas.
Importa ainda referir, as acções desenvolvidas no âmbito laboral através da Empresa de Inserção e Reinserção Social, cujas tarefas são desempenhadas por trabalhadores desempregados de longa duração, devidamente acompanhados por pessoal profissional competente da SCMT. A instituição procura assim rentabilizar as suas propriedades agrícolas que lhe são dadas, ao mesmo tempo, que dá trabalho e formação às “Pessoas sem Perfil Laboral” inicialmente, mas que se vão adaptando com as práticas e conhecimentos, para serem devolvidos ao mercado de trabalho.
Como forma de assinalar este aniversário “os 80 Anos da SCMT”, está em curso uma “Obra/Livro”, a qual narra a História da Santa Casa da Misericórdia de Tábua, onde poderão ser avaliados através da escrita, documentos e fotos e muitos dos aspectos marcantes desta grande Instituição “SCMT”.