PLANO DE ATIVIDADES DE
DESENVOLVIMENTO PESSOAL
2024
E.R.P.I. LAR S. JOSÉ
CENTRO DE DIA
SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO
Índice
Introdução. 3
Estrutura Residencial para Pessoas Idosas. 4
Centro de Dia. 5
Serviço de Apoio Domiciliário. 15
Recursos Humanos e Formação. 20
Avaliação. 22
Conclusão. 22
Introdução
O Plano de Atividades de Desenvolvimento Pessoal da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas Lar S. José, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário da Santa Casa da Misericórdia de Tábua, define um conjunto de propostas a desenvolver, através de ações e dinâmicas de modo a corresponder às necessidades dos nossos clientes, prestar apoio aos grupos sociais mais vulneráveis, contribuindo desta forma para a estabilização, autonomia ou estimulação de um envelhecimento mais ativo.
Assumindo uma atitude de responsabilidade social e numa lógica de gestão equilibrada e sustentada dos seus recursos, a Misericórdia de Tábua quer basear a sua intervenção na otimização dos serviços e boas práticas, na qualificação das respostas sociais, no reforço da imagem da Instituição, na humanização dos serviços e qualificação dos seus colaboradores.
Face ao exposto, estão reunidas as condições para assegurar em todos os momentos as melhores condições de assistência e bem-estar a todos os clientes da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário.
As atividades a concretizar, as metas a atingir, a metodologia, a estratégia e os meios a utilizar farão parte integrante deste Plano de Atividades através de planos setoriais relativos a cada resposta social.
A nível dos recursos humanos, em 2024 manteremos como objetivo melhorar as competências e o desempenho dos colaboradores, promovendo uma atualização das suas competências e a qualidade dos serviços prestados a todos os clientes, das diversas respostas sociais.
O plano de formação anual é elaborado de acordo com as necessidades identificadas, dando seguimento ao concretizado em 2023.
Não nos esqueceremos que somos uma Irmandade e nesse sentido, empenhar-nos-emos em dar à vertente de participação religiosa, a dimensão de preservação de tradições e culturas que a Misericórdia representa a nível local.
Em termos de investimento, não obstante às dificuldades com que nos temos confrontado, continua a ser aposta para 2024 desenvolver todos os esforços no sentido de proceder à conclusão total do projeto aprovado de ampliação da ERPI Lar S. José, com vista ao melhoramento e qualificação dos espaços de acolhimento, para assim dar uma resposta mais adequada aos residentes e iniciar o processo de Certificação das respostas sociais.
Estrutura Residencial para Pessoas Idosas
A Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas (ERPI) procura estar atenta às necessidades da população, pretendendo que em 2024 continue a prestar um serviço de qualidade aos idosos, suas famílias / significativos e à comunidade em geral, dando continuidade à obra já realizada e consolidada ao longo dos anos.
Trata-se de uma resposta social, com capacidade para 95 clientes, que visa prestar apoio individualizado e humanizado, dirigido à satisfação das necessidades das pessoas idosas e à implementação de atividades de acompanhamento social, contribuindo desta forma para o desenvolvimento saudável do processo de envelhecimento. É através de um diversificado leque de serviços, desde o alojamento à alimentação, passando pela higiene pessoal, cuidados de imagem e conforto, lavagem e tratamento de roupas, apoio psicossocial, cuidados de saúde, convívio e animação / ocupação / lazer, que a ERPI Lar S. José procura atingir o máximo de qualidade no apoio direto aos seus residentes.
Para 2024, procuraremos alcançar os seguintes objetivos:
§ Proporcionar serviços permanentes e adequados à problemática biopsicossocial dos nossos residentes;
§ Contribuir para um adequado e saudável processo de envelhecimento ativo, evitando tanto quanto possível a degradação da qualidade de vida dos clientes;
§ Elaborar e desenvolver um plano individual de intervenção, estabelecendo um projeto de vida individualizado;
§ Assegurar um atendimento individual e personalizado ao nível da satisfação das necessidades básicas e apoio psicossocial, de modo a contribuir para o seu equilíbrio e bem-estar;
§ Acompanhar de forma individualizada cada um dos clientes, planeando atividades e realizando diagnósticos sociais para uma melhor compreensão e eficaz intervenção;
§ Estimular e otimizar as funções cognitivas dos clientes, procurando ir ao encontro das suas necessidades e expectativas;
§ Perscrutar as famílias e fomentar nelas a confiança na Instituição;
§ Promover o envolvimento e competências da família;
§ Desenvolver um conjunto de atividades ocupacionais que contribuam para um bom relacionamento interpessoal;
§ Promover a socialização, sempre que possível;
E ainda, de acordo com cada caso:
§ Desenvolver estratégias de manutenção e reforço da funcionalidade, autonomia e independência do autocuidado e da autoestima e oportunidades para a mobilidade e atividade regular, tendo em atenção o estado de saúde e recomendações de saúde de cada cliente;
§ Promover a intergeracionalidade, sempre que seja exequível;
§ Potenciar os contactos sociais e a integração social;
§ Desenvolver formação profissional adequada à equipa técnica e não técnica, de modo a melhorar a sua prestação em prole dos residentes.
Desta forma, em termos de atuação em 2024, propomo-nos, em equipa, a trabalhar pela qualidade de vida dos nossos clientes.
Centro de Dia
O Centro de Dia é uma resposta social, integrada na Estrutura Residencial para Idosos Lar S. José da Santa Casa da Misericórdia de Tábua, com capacidade para 60 clientes, que consiste durante o período diurno, na prestação de um conjunto diversificado de serviços e atividades de desenvolvimento pessoal tendentes ao bem-estar do cliente e ao seu equilíbrio emocional e físico, e de apoio à respetiva família, que contribuem para a manutenção dos clientes no seu meio sociofamiliar.
Para 2024, procuraremos:
§ Fomentar a permanência do idoso no seu meio natural de vida;
§ Proporcionar serviços adequados às necessidades biopsicossociais das pessoas idosas;
§ Prestar apoio psicossocial;
§ Fomentar relações interpessoais e intergeracionais;
§ Contribuir para evitar ou retardar a institucionalização;
§ Assegurar um atendimento individual e personalizado em função das necessidades específicas de cada pessoa;
§ Promover a dignidade da pessoa e oportunidades para a estimulação da memória, do respeito pela história, cultura e espiritualidade pessoais e pelas suas reminiscências e vontades conscientemente expressas;
§ Contribuir para a estimulação de um processo de envelhecimento ativo;
§ Prevenir doenças degenerativas;
§ Prevenir e despistar qualquer inadaptação, deficiência ou situação de risco, assegurando o encaminhamento mais adequado;
§ Promover estratégias de manutenção e reforço da funcionalidade, autonomia e independência, de autocuidado e autoestima e oportunidades para a mobilidade e atividade regular, tendo em atenção o estado de saúde e recomendações médicas de cada pessoa;
§ Promover um ambiente de segurança física e afetiva, prevenir os acidentes, os problemas com medicamentos, o isolamento e qualquer forma de mau trato;
§ Promover os contactos sociais e potenciar a integração social;
§ Promover o envolvimento, bom relacionamento e competências da família;
§ Promover relações com a comunidade e na comunidade.
As atividades planificadas para a ERPI e Centro de Dia para 2024 são definidas numa perspetiva multidisciplinar, visando assegurar os cuidados de que necessitam.
Dando continuidade ao nosso trabalho e na sequência de resultados e reflexões da equipa técnica, em 2024 será elaborado um plano individualizado, em colaboração com o cliente, mediante as necessidades e potencialidades expressas e a avaliação da situação; pretende-se com o desenvolvimento do mesmo que todos os clientes tenham acesso a serviços / cuidados diferenciados no seu dia-a-dia, que corroborem com as suas limitações, potencialidades, necessidades e interesses, para que de uma forma personalizada se satisfaça e garanta a qualidade de vida do cliente, atendendo ao contexto vivenciado na altura.
Tendo em conta o público-alvo das duas respostas sociais, estimulam-se as competências do cliente de modo a ocupar o tempo de uma forma construtiva, proporcionando-lhe experiências sistemáticas e variadas. Fomenta-se a sua autoestima e valorizam-se as competências individuais, de modo a promover um envelhecimento ativo, através do desenvolvimento das atividades realizadas seguidamente contempladas no Plano Anual de Atividades de Desenvolvimento Pessoal referentes a 2024.
Plano de Atividades de Desenvolvimento Pessoal 2024
Estrutura Residencial para Pessoas Idosas Lar S. José e Centro de Dia
Calendarização
Tema
Objetivos
Atividades
Indicadores
Meta
Semanal
Semanal
Motor / Físico
§ Desenvolver as capacidades físicas;
§ Favorecer o desenvolvimento psicomotor;
§ Promover o autodomínio, o equilíbrio, o relaxamento e a expressividade corporal;
§ Transformar tempo de ócio em tempo de lazer;
§ Melhorar a qualidade de vida dos clientes.
§ Caminhadas no interior e exterior;
§ Ginástica do Idoso - Movimento Sénior;
§ Onda Sénior – Hidroginástica;
§ Dinâmicas de grupo;
§ Motricidade fina e grossa;
§ Jogos.
N.º de participantes
> 30 clientes
Pessoal / Saúde
§ Promover relações intrafamiliares;
§ Minimizar o isolamento;
§ Prevenir / diminuir o declínio estado emocional / saúde mental dos clientes.
§ Visitas de familiares / significativos;
§ Realização de videochamadas;
§ Elaboração de cartas e postais;
§ Partilha com familiares / significativos de fotos e vídeos.
N.º de participantes
> 60 clientes
Cognitivo / Sensorial
§ Prevenir o envelhecimento cognitivo e intelectual;
§ Desenvolver a atenção, memória e o raciocínio;
§ Estimular capacidades cognitivas;
§ Contribuir para melhor qualidade de vida do cliente;
§ Permitir e fomentar a retenção de acontecimentos, atos, sensações, e exercer atividade mental.
§ Atelier de memória;
§ Exercícios de cálculo mental;
§ Exercícios de atenção e de memória visual;
§ Estimulação;
§ Expressão dramática.
N.º de participantes
> 30 clientes
Lúdico / Recreativo
§ Transformar o tempo de ócio em tempo de lazer;
§ Ocupar o tempo de forma criativa;
§ Proporcionar momentos lúdicos;
§ Proporcionar o convívio.
§ Jogos lúdicos e cognitivos;
§ Jogos de mesa;
§ Sessões musicais;
§ Comemoração de efemérides / datas festivas.
N.º de participantes
> 50 clientes
Religioso
§ Preservar hábitos religiosos.
§ Oração / Rezar o terço;
§ Eucaristia.
N.º de participantes
> 50 clientes
Expressão Plástica
§ Proporcionar ao idoso a possibilidade de se exprimir através das artes e trabalhos manuais / estimulação da imaginação e criatividade;
§ Desenvolver a motricidade fina e coordenação motora;
§ Ocupar os tempos livres;
§ Reaproveitar materiais.
§ Trabalhos manuais;
§ Desenho / pintura;
§ Recortes / colagens;
§ Trabalhos com linhas, lãs e tecidos;
§ Costura;
§ Crochet.
N.º de participantes
> 15 clientes
Comunicacional
§ Transmitir os sentimentos e emoções através da voz, do comportamento, da postura e do movimento.
§ Quebra-gelos e trava-línguas;
§ Provérbios e rimas;
§ Conversas soltas;
§ Poesia;
§ Comemoração dos aniversários;
§ Videochamadas com familiares e amigos.
N.º de participantes
> 45 clientes
Desenvolvimento Pessoal
§ Promover a autoestima;
§ Melhorar o estilo ou qualidade de vida.
§ Manicure;
§ Cabeleireiro.
N.º de participantes
> 25 clientes
Calendário Semanal de Atividades de Desenvolvimento Pessoal 2024
Estrutura Residencial para Pessoas Idosas Lar S. José e Centro de Dia
Segunda-feira
Terça-feira
Quarta-feira
Quinta-feira
Sexta-feira
Manhã
§ Deambular / caminhar com os clientes;
§ Recitar o Terço;
§ Desenvolver a Atividade Cognitiva (que pretende estimular a atenção, a memória e o raciocínio).
§ Deambular / caminhar com os clientes;
§ Recitar o Terço;
§ Desenvolver a Atividade de Expressão Plástica (que visa estimular a capacidade de cada um para se exprimir através das artes).
§ Deambular / caminhar com os clientes;
§ Recitar o Terço;
§ Desenvolver a Atividade Lúdica (que pretende ocupar o tempo de forma criativa, bem como promover / estimular o convívio).
§ Deambular / caminhar com os clientes;
§ Recitar o Terço;
§ Desenvolver a Atividade Físico-Motora (que visa estimular as capacidades físicas, motricidade fina e grossa).
§ Deambular / caminhar com os clientes;
§ Recitar o Terço;
§ Trabalhar a Atividade de Desenvolvimento Pessoal (que visa a promoção da autoestima e qualidade de vida).
Pausa para almoço
Tarde
§ Desenvolver a Atividade Físico-Motora (que visa trabalhar / estimular as capacidades físicas, motricidade fina e grossa).
§ Realizar / rececionar videochamadas.
§ Desenvolver a Atividade Cognitiva (que pretende estimular a atenção, a memória e o raciocínio).
§ Realizar / rececionar videochamadas.
§ Realizar passeios no exterior ou deambular no interior.
§ Desenvolver a Atividade de Expressão Plástica (que visa estimular a capacidade de cada um para se exprimir através das artes);
§ Realizar / rececionar videochamadas.
§ Realizar passeios no exterior ou deambular no interior.
§ Desenvolver a Atividade Cognitiva (que pretende estimular a atenção, a memória e o raciocínio);
§ Realizar / rececionar videochamadas.
§ Realizar passeios no exterior ou deambular no interior.
§ Trabalhar a Atividade de Desenvolvimento Pessoal (que visa a promoção da autoestima e qualidade de vida);
§ Realizar / rececionar videochamadas.
§ Realizar passeios no exterior ou deambular no interior.
Plano Anual de Atividades de Desenvolvimento Pessoal - 2024
Estrutura Residencial para Pessoas Idosas Lar S. José e Centro de Dia
Calendarização
Tema
Objetivos
Atividades
Indicadores
Meta
Janeiro
06/01 (05/01)
Dia de Reis
· Valorizar o papel ativo de cada utente;
· Promover o convívio.
· Merenda tradicional de Reis.
N.º de participantes
>40 clientes
29/01
Dia do Puzzle
· Promover momentos lúdicos;
· Promover o convívio;
· Estimular as capacidades manuais.
· Desenvolver/criar um puzzle de grupo.
N.º de participantes
> 20 clientes
Fevereiro
05/02
Dia Mundial da Nuttela
· Promover o convívio;
· Estimular as capacidades manuais.
· Confeção de crepes com nuttela.
N.º de participantes
> 30 clientes
09/02
Carnaval
· Garantir a diversão e o entretenimento;
· Desenvolver a capacidade lúdica;
· Relembrar hábitos, costumes, vivências e experiências do meio sociocultural.
· Realização adereços / fatos Carnaval;
· Desfile de Carnaval.
N.º de participantes
> 10 clientes
Março
Março
08/03
Dia Internacional Mulher
· Valorizar o papel da mulher na sociedade;
· Estimular a motricidade fina e grossa;
· Promover a auto-estima;
· Promover interação entre utentes.
· Elaboração da lembrança;
· Sessão de manicure e maquilhagem.
N.º de participantes
> 20 clientes
19/03
Dia de S. José
Dia do Pai
· Vivenciar a Fé;
· Celebrar os Sacramentos;
· Valorizar o papel do cliente enquanto Pai.
· Celebração da Eucaristia;
· Sessão de fotos do dia do Pai.
N.º de participantes
> 12 clientes
21/03
Dia Mundial da Poesia
· Promover o convívio e interação do grupo;
· Assistir a uma peça de teatro no exterior.
N.º de participantes
> 20 clientes
29/03 a 31/03
Semana de Páscoa
· Aprofundar e vivenciar a Fé;
· Promover interação entre utentes;
· Estimular as capacidades manuais.
· Criação de materiais decorativos alusivos à época festiva;
· Recitação da Via Sacra.
N.º de participantes
> 20 clientes
31/03
Páscoa
· Aprofundar e vivenciar a Fé;
· Comemorar o Domingo de Páscoa;
· Fomentar a prática católica.
· Celebração da Ressurreição de Cristo, através do visionamento da Eucaristia na televisão.
N.º de participantes
> 40 clientes
Abril
06/04 (05/04)
Dia Mundial da Atividade Física
· Estimular as capacidades físicas e motricidade;
· Promover o convívio.
· Aula de Ginástica no Jardim Sarah Beirão em parceria com “Movimento Sénior”.
N.º de participantes
> 25 clientes
09/04
Dia dos Moinhos Abertos
· Estimular as capacidades físicas e motricidade;
· Promover interação entre utentes;
· Relembrar hábitos, costumes, vivências e experiências tradicionais;
· Promover o convívio.
· Visita a um moinho do Município de Penacova (sujeito a alteração conforme disponibilidade).
N.º de participantes
> 15 clientes
25/04 (24/04)
Dia da Liberdade
· Conhecer, ouvir, contar histórias;
· Promover momentos lúdicos.
· Realização de um Quiz do 25 de Abril.
N.º de participantes
> 40 clientes
Maio
Junho
05/05 (06/05)
Dia da Mãe
· Valorizar o papel da cliente enquanto Mãe;
· Estimular o convívio e os afetos.
· Realização da prenda para o Dia da Mãe.
N.º de participantes
> 70 clientes
09/05
Dia da Espiga
· Relembrar hábitos, costumes e tradições;
· Promover momentos de lazer.
· Realização de um piquenique;
· Realização dos ramos da espiga.
N.º de participantes
> 20 clientes
13/05
Aparições de Fátima
· Aprofundar e preservar a fé / espiritualidade.
· Visionamento televisivo das cerimónias de Fátima.
N.º de participantes
>50 clientes
17/05
Dia Mundial da Pastelaria
· Promover momentos lúdicos e de lazer.
· Ida à pastelaria lanchar.
N.º de participantes
> 15 clientes
19/05 (16/05)
Dia de Pentecostes
· Promover a interação;
· Relembrar hábitos, costumes e tradições.
· Confeção de carolos.
N.º de participantes
> 10 clientes
21/05
Mês da Nossa Senhora de Fátima
· Aprofundar e preservar a fé / espiritualidade.
· Visita ao Santuário de Fátima.
N.º de participantes
> 20 clientes
31/05
Dia das Misericórdias
· Valorizar e consciencializar os clientes sobre o papel das Misericórdias;
· Homenagear beneméritos e benfeitores da Santa Casa da Misericórdia.
· Romagem aos cemitérios efetuada por Dirigentes da SCMT;
· Celebração da Eucaristia;
· Almoço-convívio entre utentes e dirigentes.
N.º de participantes
> 60 clientes
20/06
Passeio de verão
· Proporcionar momentos de distração e convívio.
· Visita ao jardim Zoológico.
(valor 13€ por pessoa)
N.º de participantes
> 20 clientes
24/06
Dia de São João
· Proporcionar momentos de distração e convívio;
· Relembrar a tradição.
· Celebração da Eucaristia;
· Sardinhada no exterior.
N.º de participantes
> 20 clientes
Julho
02/07
Dia Mundial das Bibliotecas
· Valorizar hábitos de leitura;
· Estimular a memória;
· Proporcionar novas experiências.
· Ida à Biblioteca Municipal.
N.º de participantes
> 20 clientes
05/07
Dia do Bikini
· Proporcionar momentos de distração e convívio;
· Ida à praia.
N.º de participantes
> 15 clientes
10/07
Dia Mundial da Pizza
· Promover momentos de distração e convívio;
· Reavivar a memória.
· Realização de Pizzas para o lanche.
N.º de participantes
> 20 clientes
Agosto
19/08
Dia Mundial da Fotografia
· Promover a diversão e momentos de lazer;
· Promover as relações interpessoais.
· Sessão fotográfica de Verão.
N.º de participantes
> 30 clientes
Setembro
08/09
Dia Internacional da Literacia e da Alfabetização
· Desenvolver e estimular as capacidades de raciocínio e o vocabulário;
· Promover a comunicação;
· Estimular a motricidade fina.
· Realização de jogos alusivos ao tema;
· Leitura de histórias / contos.
N.º de participantes
> 20 clientes
11/09
Dia Nacional do Bombeiro
· Promover a comunicação;
· Promover a diversão e momentos de lazer;
· Promover as relações interpessoais.
· Visita ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Tábua.
N.º de participantes
> 15 clientes
16/07
Dia de Sta Eufémia
· Hábitos religiosos
· Ida à festa da Santa Eufémia.
N.º de participantes
> 20 clientes
Outubro
Mês de Outubro
Luta Contra Cancro da Mama
· Alertar para a importância da prevenção do Cancro da Mama.
· Outubro Rosa (realização atividades diversas)
01/10
Dia Internacional do Idoso e do café
· Recordar vivências, costumes e tradições populares;
· Comemorar o Dia Internacional do café;
· Proporcionar momentos de convívio e lazer.
· Ida ao café.
N.º de participantes
> 15 clientes
16/10
Dia Alimentação e do Pão
· Relembrar as tradições;
· Promover momentos de distração;
· Sensibilização para a importância de uma alimentação equilibrada e saudável.
· Recriar a confeção do pão nos tempos antigos;
N.º de participantes
> 45 clientes
Novembro
05/11
Dia Mundial do Cinema
· Proporcionar momentos de distração e bem-estar;
· Lazer.
· Ida ao cinema.
N.º de participantes
> 30 clientes
11/11
Dia São Martinho
· Promover o espírito de união entre clientes e colaboradores;
· Proporcionar momentos de convívio e lazer;
· Relembrar costumes e tradições.
· Realização de magusto e tarde de animação musical;
· Lenda de São Martinho.
N.º de participantes
> 45 clientes
Dezembro
04/12
Dia da Bolacha
· Proporcionar momentos de convívio e lazer;
· Promover momentos de distração.
· Confeção de Bolachinhas de Natal.
N.º de participantes
>80 clientes
19/12
Festa de Natal
· Fomentar a participação e a interação dos clientes;
· Valorizar as capacidades dos clientes;
· Proporcionar momentos de distração e bem-estar.
· Celebração da Eucaristia;
· Almoço e distribuição de prendas aos clientes;
· Tarde de animação.
N.º de participantes
> 90 clientes
25/12
Dia de Natal
· Celebrar o nascimento de Jesus.
· Visionamento da Eucaristia;
· Realização de almoço de Natal.
N.º de participantes
> 90 clientes
Observações:
§ Ao longo do ano são comemorados os aniversários de cada um dos clientes.
§ O plano de atividades, apesar de já definido, poderá ao longo do ano, sofrer algumas alterações / ajustes a nível das mesmas, de acordo com acontecimentos não programados.
Serviço de Apoio Domiciliário
O Serviço de Apoio Domiciliário, adiante designado SAD, é uma resposta social que presta cuidados individualizados e personalizados no domicílio, a indivíduos e famílias quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e / ou atividades da vida diária.
A capacidade do serviço é de 25 clientes.
O cumprimento desta missão obedece a uma estratégia de respeito pelos imperativos legais em vigor e pelos direitos do Cliente enquanto pessoa, e enquanto ser biopsicossocial e espiritual dotado de dignidade e direitos, cuja relação assenta num compromisso com a qualidade e os mais elevados padrões éticos.
São objetivos da resposta social para 2024:
§ Contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e famílias;
§ Contribuir para a conciliação da vida familiar e profissional do agregado;
§ Prevenir situações de dependência e promover a autonomia, contribuindo assim para a permanência dos clientes no seu meio habitual de vida, retardando ou evitando o recurso a estruturas residenciais;
§ Prestar cuidados e serviços adequados às necessidades biopsicossociais dos clientes, sendo este objeto de contratualização;
§ Assegurar um atendimento individual e personalizado em função das necessidades específicas de cada pessoa;
§ Promover a dignidade da pessoa e oportunidades para a estimulação da memória, do respeito pela história, cultura, e espiritualidade pessoais e pelas suas reminiscências e vontades conscientemente expressas;
§ Contribuir para a estimulação de um processo de envelhecimento ativo;
§ Promover o aproveitamento de oportunidades para a saúde, participação e segurança e no acesso à continuidade de aprendizagem ao longo da vida e o contacto com novas tecnologias úteis;
§ Prevenir e despistar qualquer inadaptação, deficiência ou situação de risco, assegurando o encaminhamento mais adequado;
§ Promover estratégias de manutenção e reforço da funcionalidade, autonomia e independência, do autocuidado e da autoestima e oportunidades para a mobilidade
§ e atividade regular, tendo em atenção o estado de saúde e recomendações médicas de cada pessoa;
§ Promover um ambiente de segurança física e afetiva, prevenir os acidentes, as quedas, os problemas com medicamentos, o isolamento e qualquer forma de maus-tratos;
§ Promover a intergeracionalidade;
§ Reforçar as competências e capacidades das famílias e de outros cuidadores;
§ Promover os contactos sociais e potenciar a integração social;
§ Facilitar o acesso a serviços da comunidade.
Para atingir os objetivos, é necessário ter em consideração vários fatores inerentes à Instituição e característicos desta resposta social, tal como recursos humanos, as características dos clientes, situação atual do país, bem como os recursos e iniciativas da comunidade.
Tendo em consideração todos estes fatores, e o público-alvo do Serviço de Apoio Domiciliário, estimulam-se as competências do cliente de modo a ocupar o tempo de uma forma construtiva, proporcionando-lhe experiências sistemáticas e variadas.
O Plano de Atividades seguidamente apresentado visa a promoção da autonomia e o respeito pela pessoa idosa quanto à sua individualidade, capacidades, potencialidades, hábitos e interesses, promoção da participação ativa, promoção da comunicação, convivência e ocupação do tempo, já que cada cliente é detentor de uma história de vida.
Plano Anual de Atividades de Desenvolvimento Pessoal - 2024
Serviço de Apoio Domiciliário
Calendarização
Tema
Objetivos
Atividades
Indicadores
Meta
Janeiro
06/01
(05/01)
Cantar os Reis
· Exercitar as partes fonéticas e rítmicas;
· Partilhar saberes;
· Promover a implicação dos idosos na realização da atividade.
· Tarde de animação com Cantigas de Reis no domicílio.
N.º de participantes
>15 clientes
18/01
Dia Internacional do Riso
· Promover o convívio;
· Momentos de descontração e de diversão.
· Sessão de anedotas.
N.º de participantes
>10 clientes
Fevereiro
13/02
(14/02)
Carnaval
· Garantir a diversão e o entretenimento;
· Desenvolver a capacidade lúdica;
· Relembrar hábitos, costumes, vivências e experiências do meio sociocultural.
· Realização de baile de Máscaras.
N.º de participantes
> 10 clientes
Março
31/04
Páscoa
· Aprofundar e vivenciar a Fé;
· Comemorar o Domingo de Páscoa;
· Fomentar a prática católica.
· Celebração da Ressurreição de Cristo, através do visionamento da Eucaristia na televisão.
N.º de participantes
> 20 clientes
Maio
05/05
(06/05)
Dia da Mãe
· Valorizar o papel da cliente enquanto Mãe;
· Estimular o convívio e os afetos.
· Criação de um saco de pano para o dia da mãe.
N.º de participantes
> 6 clientes
13/05
Aparições de Fátima
· Aprofundar e preservar a fé / espiritualidade.
· Visionamento televisivo das cerimónias de Fátima;
N.º de participantes
> 15 clientes
21/05
Mês da Nossa Senhora de Fátima
· Aprofundar e preservar a fé / espiritualidade.
· Visita ao Santuário de Fátima.
N.º de participantes
> 15 clientes
30/05
Dia das Misericórdias
· Valorizar e consciencializar os clientes sobre o papel das Misericórdias;
· Homenagear beneméritos e benfeitores da Santa Casa da Misericórdia.
· Romagem aos cemitérios efetuada por Dirigentes da SCMT;
· Celebração da Eucaristia.
N.º de participantes
> 10 clientes
Junho
20/06
Passeio de verão
· Proporcionar momentos de distração e convívio.
· Visita ao Jardim Zoológico.
N.º de participantes
> 10 clientes
Julho
05/07
Dia do Bikini
· Proporcionar momentos de distração e convívio;
· Ida à praia.
N.º de participantes
> 10 clientes
Setembro
16/09
Dia da Santa Eufémia
· Promover momentos de lazer e convívio
· Visita à festa da Santa Eufémia.
N.º de participantes
> 10 clientes
Outubro
01/10
Dia Internacional do Idoso e do café
· Recordar vivências, costumes e tradições populares;
· Comemorar o Dia Internacional do café;
· Proporcionar momentos de convívio e lazer.
· Ida ao café.
N.º de participantes
> 15 clientes
Novembro
11/11
Dia São Martinho
· Promover o espírito de união entre clientes e colaboradores;
· Proporcionar momentos de convívio e lazer;
· Relembrar costumes e tradições.
· Realização de magusto e tarde de animação musical;
· Lenda de São Martinho.
N.º de participantes
> 25 clientes
Dezembro
19/12
Festa de Natal
· Fomentar a participação dos clientes;
· Valorizar as capacidades dos clientes;
· Proporcionar momentos de distração e bem-estar;
· Promover a interação.
· Celebração da Eucaristia;
· Almoço e distribuição de prendas aos clientes;
· Tarde de animação.
N.º de participantes
> 15 clientes
§ Nota: Ao longo do ano são comemorados os aniversários de cada um dos clientes.
§ O plano de atividades, apesar de já definido, poderá ao longo do ano, sofrer algumas alterações / ajustes a nível das mesmas, de acordo com acontecimentos não programados.
Recursos Humanos e Formação
A Santa Casa da Misericórdia de Tábua considera como um dos aspetos fundamentais para atingir a otimização / qualidade dos serviços prestados, o forte envolvimento e motivação da vasta equipa de profissionais com capacidade técnica e não técnica e formação multidisciplinar, bem como uma permanente atualização das suas competências, o que é espelhado através da formação contínua presencial ou on-line no âmbito dos cuidados geriátricos.
A Instituição assegura que os processos de recrutamento e contratação de colaboradores respeitam a legislação em vigor aplicável. Procura-se uma elevada exigência ao nível dos conhecimentos, das capacidades e competências dos agentes envolvidos para trabalhar com a população idosa.
A Santa Casa assume também a responsabilidade de ter um número adequado de colaboradores, de forma a dar resposta às necessidades dos clientes, contando com um quadro de pessoal composto por diretora técnica, assistente social, médico, enfermeiras/os, administrativos, animadora, educadora social, encarregada, nutricionista, ajudantes de ação direta, cozinheiras, ajudantes de cozinha, trabalhadoras de serviços gerais / trabalhadoras de serviços gerais cozinha, costureira e motoristas.
Ao longo do tempo vão sendo identificadas as necessidades de formação, sendo criado anualmente um plano de formação contínua, cuja eficácia é avaliada pelos formandos e seus superiores hierárquicos.
Para 2024, prevê-se a realização das ações de formação presenciais ou on-line constantes no plano seguidamente apresentado:
Plano de Formação 2022
ERPI Lar S. José, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário
Ação de Formação
Data Prevista
Data Realização
N.º Horas
Entidade Formadora
Objetivos da Formação
Público-Alvo
Incontinência Urinária
fev/24
A definir
1h
Enfermeira
Tena – Essity Formação
Prevenção e proteção dos clientes.
Equipa Técnica e Não Técnica ERPI, CD e SAD.
Noções básicas de primeiros socorros
mai/24
A definir
25h
IEFP – Centro Emprego Arganil
Dotar os colaboradores de conhecimentos básicos na prestação de primeiros socorros aos utentes.
Equipa Técnica e Não Técnica ERPI, CD e SAD.
Realização de simulacro / treino de evacuação
jun/24
A definir
4h
Bombeiros Voluntários de Tábua
Dotar os colaboradores de meios de segurança para atuação em situação de incêndio ou outro perigo.
Equipa Técnica e Não Técnica ERPI, CD e SAD.
Medidas de autoproteção - manipulação de extintores e formas de atuação
jun/24
A definir
2h
Bombeiros Voluntários de Tábua
Capacitar os colaboradores acerca da utilização / manipulação de extintores.
Equipa Técnica e Não Técnica ERPI e SAD.
Demências e síndromes geriátricos
2024
A definir
IEFP – Centro Emprego Arganil
Dotar os colaboradores de conhecimentos, princípios e regras de atuação.
Equipa Técnica e Não Técnica ERPI, CD e SAD.
Avaliação
No final do ano, será elaborada uma avaliação geral ao PADP das várias respostas sociais, tendo em conta aspetos como:
· Taxa de participação dos clientes nas atividades;
· Taxa de cumprimento do plano;
· Grau de satisfação dos clientes pelas atividades desenvolvidas.
Conclusão
Em linhas gerais, este é o conjunto de atividades e iniciativas que pretendemos levar a cabo em 2024, não significando que outras não venham a ser implementadas, se as circunstâncias assim o exigirem.
Tábua, 27 de dezembro de 2024
A Provedora A Equipa Técnica ERPI, CD e SAD
(Dra. Sandra Filipa S. G. Ribeiro Mêna) (Dra. Carla Arcanjo)
(Dra. Sara Neves)
(Dra. Marta Costa)
(Dra. Marta Sousa)