BREVE HISTORIAL


A 18 de Abril de 1933 foi fundada a Santa Casa Misericórdia de Tábua, a qual tem a sua sede na Vila de Tábua e exerce a sua ação no concelho podendo, no entanto, estabelecer delegações noutras zonas do mesmo concelho. A Misericórdia, tem por objetivo a satisfação de carências sociais e a prática de culto católico e de caridade de acordo com os princípios da doutrina e moral cristãs.

Está reconhecida como Instituição Particular de Solidariedade Social. Tem por Corpos Gerentes a Assembleia Geral, a Mesa Administrativa e o Conselho Fiscal.

De acordo com o artigo 4º do capítulo I do Compromisso da Irmandade da Santa Casa Misericórdia de Tábua, esta tem como fim principal, objetivos de Segurança Social com prioridade para a área de Infância, Juventude e População Idosa, podendo prosseguir, ainda, atividades no âmbito da Saúde.

 


Hospital da Misericórdia


Em 1935, a Misericórdia deu início à construção do seu Hospital, tendo as Obras sido concluídas em maio de 1954.

O seu apetrechamento decorreu desde esta data até 1955.

A 11 de Setembro de 1955 foi inaugurado o Hospital, estando a funcionar sob orientação da Misericórdia até 1976.

Em 1976, ano em que o Hospital da Misericórdia de Tábua foi oficializado e passou a ser administrado pelo Estado, funcionavam com exemplaridade os serviços de Cirurgia, Ortopedia, Ginecologia, Obstetrícia e Oncologia. Verifica-se a existência de 90 camas (sendo a média de ocupação de 76 camas), de um aparelho de Raio-X  (que tirava cerca de 1.100 radiografias e radioscopias por ano), e serviço de sangue. Anualmente, efetuavam-se cerca de 700 intervenções cirúrgicas; e diariamente, procedia-se ao atendimento em média de 60 utentes.

Em 1976, o Hospital da Misericórdia de Tábua, foi considerado pelo Governador Civil de então, o segundo melhor Hospital do Distrito. O Delegado de Saúde Distrital, aquando da tomada de posse da Comissão Administrativa do Hospital, salientou o bom funcionamento do mesmo até à data.

O Hino do Hospital da Santa Casa de Tábua ainda hoje, é recordado pelo Povo do Concelho de Tábua.

 

Centro de Dia

A 23 de novembro de 1982 é celebrado um acordo com a Segurança Social para 40 utentes a nível da valência do Centro de Dia, a qual começou por funcionar no rés-do-chã das instalações do Hospital, passando posteriormente para um edifício da Misericórdia situado na Rua Dr. Fortunato Vieira das Neves.

Esta resposta social, desenvolvida em equipamento, visa contribuir para a manutenção da população idosa no seu meio socio-familiar, através da prestação de um conjunto de serviços durante o dia.

 



Estrutura Residencial Para Idosos


A ERPI da Santa Casa Misericórdia de Tábua começa por funcionar numa casa cedida gratuitamente, na Rua Dr. Fortunato Vieira da Neves em Tábua, em novembro de 1982. Esta instalação, visava garantir alojamento temporário ou permanente a idosos em situação de maior risco de perda ou independência e/ou autonomia na satisfação das necessidades básicas.

Apercebendo-se da necessidade de resposta a nível de internamento em Lar, a Misericórdia reativou um equipamento situado na Rua Dr. Fortunato Vieira das Neves que denominou extensão do Lar de Idosos.

 


Creche/Jardim de Infância


 Em novembro de 1982, a Misericórdia celebrou com a Segurança Social um acordo para 35 crianças a nível das valências Creche e Jardim de Infância.

A Creche, resposta social e âmbito socio educativo, destina-se a crianças dos 3 meses aos 3 anos de idade, durante o período correspondente ao trabalho dos pais, proporcionando às crianças condições adequadas ao desenvolvimento global e harmoniosos e cooperando com as famílias em todo o seu processo educativo.

O Jardim de Infância, destinado a crianças a partir dos 3 anos de idade visa apoiar as famílias na tarefa da educação das crianças, proporcionando-lhes oportunidades de autonomia e socialização.

A 16 de dezembro de 1986, é inaugurado novo edifício da Creche e Jardim de Infância.

 


Apoio Domiciliário para Idosos (SAD)


Em 1996, é iniciada a prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio a idosos, adultos ou famílias, quando por motivo de doença, deficiência ou outros impedimentos não possam assegurar temporária ou permanentemente a satisfação das suas necessidades básicas e/ou atividades da vida quotidiana.

 


Centro de Acolhimento Temporário para Menores (CAT)


Em novembro de 1999, foi dada por terminada uma obra de reconstrução e alargamento de uma casa da Misericórdia, a qual deu lugar a mais uma valência da Santa Casa da Misericórdia de Tábua, denominada Centro de Acolhimento temporário para Menores.

A partir de janeiro de 2000, O Centro começou a acolher, em regime transitório, crianças e jovens dos 0 aos 12 anos.

 


Unidade de Prestação de Cuidados Continuados (UCCI)


A 02 de Agosto de 2005, a Santa Casa da Misericórdia de Tábua deu inicio às obras  de remodelação e ampliação do ex-hospital, para aí ser instalada a Unidade de Prestação de Cuidados Continuados de Saúde.

O terminus desta obra verificou-se no 1º semestre de 2007 e a 16 de Jullho do mesmo ano, a Unidade de Cuidados Continuados iniciou a sua atividade.

Para o efeito, foram celebrados contratos/acordos de cooperação para as tipologias de Unidade de Longa Duração e Manutenção para 53 utentes e Unidade de Média Duração e Reabilitação para 23 utentes.

Este contrato/acordo é tripartido, ou seja entre a Administração Regional de Saúde do Centro, IP, Instituto de Segurança Social, IP e a Santa Casa da Misericórdia de Tábua.

Esta Unidade de Cuidados Continuados foi inaugurada a 15/09/2007, por sua Ex.ª, Sr. Presidente da Republica Prof. Dr. Anibal Cavaco Silva.

 


Unidade de Medicina Física e de Reabilitação



Desde 01 de Janeiro de 2010, a Santa Casa da Misericórdia de Tábua tem em funcionamento uma Unidade de Medicina Física e de Reabilitação privada, com protocolos assinados com as seguintes Entidades:

§  Administração Regional de Saúde, IP. (Este Protocolo abrange os utentes do Serviço Nacional de Saúde do concelho de Tábua e dos concelhos limítrofes)

§  Ageas Seguros, Companhia de Seguros, S.A.;

§  Companhia de Seguros Tranquilidade, SA;

§  Sindicato dos Bancários do Centro;

§  Companhia de Seguros Açoreana

§  Serviços Sociais da Caixa Geral de Depósitos