Logística reversa

cfwservices.com

As primeiras reflexões sobre logística reversa apareceram no início dos anos 80, mas as primeiras definições detalhadas são mais recentes (meados da década de 90). Desde então, foram várias definições e nomes de logística reversa.

1. Distribuição reversa

Versão inicial da logística reversa, a distribuição reversa, é definida como "reverter o movimento de um produto resultante de sua reutilização, o retorno, reciclagem ou seu seu arranjo".

2. Logística verde

Mais tarde, ao tentar integrar o aspecto ambiental, o conceito de Logística Verde apareceu: economia de recursos, eliminação de desperdícios e melhoria de produtividade, através da minimização do impacto sobre o meio ambiente.

3. Logística reversa

A definição mais utilizada é certamente a de Rogers e Tibben-Lembke (1998). Eles definiram a logística reversa como sendo "o processo de planejamento, implementação e controle da eficiência, do custo efetivo do fluxo de matérias-primas, bens acabados, em processo de inventário, e relacionado informações do ponto de consumo até o ponto de origem com o propósito de recapturar ou a criação de valor ou descarte apropriado".

Para adicionar os princípios da logística verde nesta definição da logística reversa, a definição da

Free Logistics seria a seguinte:

A logística reversa é o processo de planejamento, implementação e controle do desempenho:

- De utilização de matérias-primas,

- De processo em estoque: estoque, produção, produtos acabados,

- Da gestão do fluxo de informações do cliente ao fornecedor

, a fim de recuperar, criar ou eliminar o valor dos produtos vendidos e as embalagens associadas, minimizando o impacto sobre o meio ambiente e a utilização dos recursos envolvidos.