Contabilidade ambiental - 1

Tradução, edições e melhoras sobre o artigo en.wikipedia.org - Environmental accounting Contabilidade Ambiental é um subconjunto da Contabilidade propriamente dita, possuindo o objetivo de incorporar tanto informação econômica como ambiental. Pode ser realizada no nível corporativo ou no nível de uma economia nacional, através das Contas Nacionais de Países [1] (entre outras coisas, as Contas Nacionais produzir as estimativas do Produto Interno Bruto, também conhecido como PIB).

Contabilidade ambiental é um campo que identifica o uso e medições de recursos, e comunica custos de um impacto econômico nacional ou de empresas sobre o meio ambiente. Os custos incluem os custos para limpar ou remediar locais contaminados, multas ambientais, multas e impostos, compra de tecnologias de prevenção de poluição e os custos de gestão de resíduos.

Um sistema de Contabilidade Aambiental consiste em Contabilidade convencional a Contabilidade Eecológica ambientalmente diferenciada. Contabilidade ambientalmente diferenciada mede em termos monetários efeitos de uma empresa no ambiente natural. Contabilidade Ecológica mede a influência que uma empresa tem sobre o meio ambiente, mas em medidas físicas.

www.cfoinnovation.com

A necessidade e motivação da Contabilidade Ambiental

Existem várias vantagens que a Contabilidade Ambiental traz para um negócio; nomeadamente, os custos completos, incluindo remediações ambientais e as consequências ambientais de longo prazo e como as externalidades podem ser quantificadas e tratadas.

Subcampos

A Contabilidade Ambiental está organizada em três sub-disciplinas: Contabilidade Ambiental Global, Nacional e Empresarial, respectivamente. Contabilidade Aambiental Empresarial pode ser ainda sub-dividida em Contabilidade de Gestão Ambiental e Contabilidade Financeira Ambiental.

    • Contabilidade Ambiental Global é uma metodologia de Contabilidade que trata áreas incluindo energia, ecologia e economia ao nível mundial.

    • Contabilidade Ambiental Nacional é uma abordagem de Contabilidade que lida com a economia no nível de um país.

Internacionalmente, a Contabilidade Aambiental foi formalizada no Sistema de Contabilidade Ambiental e Econômica Integradas, conhecido como SEEA (System of Integrated Environmental and Economic Accounting).[2] SEEA desenvolve-se fora do Sistema de Contas Nacionais (System of National Accounts). O SEEA registra os fluxos de matérias-primas (água, energia, minerais, madeira, etc) a partir do ambiente para a economia, as trocas destes materiais dentro da economia e os retornos de resíduos e poluentes para o meio ambiente. Também são registrados os preços ou “preços sombra” [Nota 1] para estes materiais como sendo gastos em proteção ambiental. O SEEA é usado por 49 países ao redor do mundo.[3]

    • Contabilidade Ambiental Corporativa centra-se na estrutura de custos e desempenho ambiental de uma empresa.[4]

    • Contabilidade de Gestão Aambiental centra-se na tomada de decisões da estratégia de negócios internos. Pode ser definida como a identificação, a coleta, a análise e o uso de dois tipos de informação para a tomada de decisão interna.

1) Informação física sobre o uso, os fluxos e os destinos da energia, água e materiais (incluindo resíduos) e;

2) Informações monetária sobre os custos ambientais relacionados, ganhos e economias.[5]

    • Contabilidade Financeira Ambiental é usada para fornecer as informações necessárias aos interessados ​​externos no desempenho financeiro de uma empresa. Este tipo de contabilidade permite às empresas prepararem relatórios financeiros para os investidores, credores e outras partes interessadas.[6]

Notas

1. O termo “preço sombra” é usado formalmente em Economia para nomear o preço pago por um incremento de produção adicional. Por exemplo, considere-se uma empresa que já tem uma fábrica completa, com equipamentos e pessoal habilitado. Eles podem estimar o preço sombra para mais algumas unidades de produção simplesmente pelo custo das horas extras para pagamento do pessoal envolvido em produzí-los. A maioria das decisões corriqueiras de produção são feitas em torno desse processo de tomada de variáveis. Alguns tipos de produtos têm quase preços sombra nulos, por exemplo, os bens de informação. O preço sombra corresponde ao custo de oportunidade de uma atividade, que pode ser referido como sendo o seu verdadeiro preço econômico. Pode ser calculado para os bens e serviços que não tenham um preço de mercado, por exemplo, por serem fixados por um governo.

Referências

1. "Handbook of National Accounting: Integrated Environmental and Economic Accounting 2003". United Nations, European Commission, International Monetary Fund, Organitation for Economic Co-operation and Development and World Bank.

2. "Glossary of terminology and definitions". Environmental Agency, UK. Retrieved 2006-05-25.

3. Environmental Protection Agency (1995). "An introduction to environmental accounting as a business management tool: Key concepts and terms". United States Environmental Protection Agency.

4. Jasch, C. (2006). "How to perform an environmental management cost assessment in one day". Journal of Cleaner Production 14 (14): 1194–1213.doi:10.1016/j.jclepro.2005.08.005.

5. "Handbook of National Accounting: Integrated Environmental and Economic Accounting 2003". United Nations, European Commission, International Monetary Fund, Organistation for Economic Co-operation and Development and World Bank.

6. "Global Assessment of Environment Statistics and Environmental-Economic Accounting 2007". United Nations.

Literatura

Ligações Externas