agrsci.au.dk
A análise de agroecossistema é uma análise completa de um ambiente agrícola, que considera aspectos da ecologia, sociologia, economia e política com igual peso. Há muitos aspectos a considerar, no entanto, é literalmente impossível dar conta de todos eles. Este é um dos problemas ao tentar realizar uma análise de um ambiente agrícola. No passado, uma abordagem de análise de agroecossistemas poderia ser usada para determinar a sustentabilidade de um sistema agrícola. Tornou-se evidente, no entanto, que a "sustentabilidade" do sistema depende muito da definição de sustentabilidade escolhida pelo observador. Portanto, a análise de agroecossistema é usada para trazer a riqueza da verdadeira complexidade dos sistemas agrícolas a uma análise para identificar reconfigurações do sistema (ou hólon) que melhor atendam às situações individuais.[1][2]
A análise de agroecossistema é uma ferramenta do assunto multidisciplinar conhecida como agroecologia. A agroecologia e a análise de agroecossistema não são os mesmos que agricultura sustentável, embora o uso da análise de agroecossistema possa ajudar a um sistema de agricultura assegurar a sua viabilidade. A análise de agroecossistema não é uma prática nova. Agricultores têm feito isso desde que as sociedades mudaram de caça e coleta (de caçadores-coletores) para que a produção de alimento se estabelecesse em uma área. Toda vez que uma pessoa envolvida na agricultura avalia a sua situação para identificar métodos para fazer a função do sistema de uma forma melhor adequada aos seus interesses, ele está realizando uma análise de agroecossistema.[3][4][5]
1. Conway, G. 1990. Concepts. Ch 2. In Agroecosystem analysis for research and concepts. Winrock Int. Inst. for Agriculture. Morrilton, AK.
2. Gliessman, S. R. (2004) Agroecology and Agroecosystems. In: D. Rickerl & C. Francis (eds.) Agroecosystem Analysis, pp. 19–29. American Society of Agronomy, Madison, WI.
3. Peart, R. M. & Shoup, W. D. (2004) Agricultural Systems Management: Optimizing Efficiency and Performance. Marcel Dekker, New York.
4. Spedding, C. R. W. (1988) An Introduction to Agricultural Systems. Elsevier Applied Science, New York.
5. Wojtkowski, P.A. 2008. Agroecological Economics: Sustainability and Biodiversity. Elsevier Publishing, NY.