Análise de agroecossistema

agrsci.au.dk

A análise de agroecossistema é uma análise completa de um ambiente agrícola, que considera aspectos da ecologia, sociologia, economia e política com igual peso. Há muitos aspectos a considerar, no entanto, é literalmente impossível dar conta de todos eles. Este é um dos problemas ao tentar realizar uma análise de um ambiente agrícola. No passado, uma abordagem de análise de agroecossistemas poderia ser usada ​​para determinar a sustentabilidade de um sistema agrícola. Tornou-se evidente, no entanto, que a "sustentabilidade" do sistema depende muito da definição de sustentabilidade escolhida pelo observador. Portanto, a análise de agroecossistema é usada para trazer a riqueza da verdadeira complexidade dos sistemas agrícolas a uma análise para identificar reconfigurações do sistema (ou hólon) que melhor atendam às situações individuais.[1][2]

A análise de agroecossistema é uma ferramenta do assunto multidisciplinar conhecida como agroecologia. A agroecologia e a análise de agroecossistema não são os mesmos que agricultura sustentável, embora o uso da análise de agroecossistema possa ajudar a um sistema de agricultura assegurar a sua viabilidade. A análise de agroecossistema não é uma prática nova. Agricultores têm feito isso desde que as sociedades mudaram de caça e coleta (de caçadores-coletores) para que a produção de alimento se estabelecesse em uma área. Toda vez que uma pessoa envolvida na agricultura avalia a sua situação para identificar métodos para fazer a função do sistema de uma forma melhor adequada aos seus interesses, ele está realizando uma análise de agroecossistema.[3][4][5]

Referências

1. Conway, G. 1990. Concepts. Ch 2. In Agroecosystem analysis for research and concepts. Winrock Int. Inst. for Agriculture. Morrilton, AK.

2. Gliessman, S. R. (2004) Agroecology and Agroecosystems. In: D. Rickerl & C. Francis (eds.) Agroecosystem Analysis, pp. 19–29. American Society of Agronomy, Madison, WI.

3. Peart, R. M. & Shoup, W. D. (2004) Agricultural Systems Management: Optimizing Efficiency and Performance. Marcel Dekker, New York.

4. Spedding, C. R. W. (1988) An Introduction to Agricultural Systems. Elsevier Applied Science, New York.

5. Wojtkowski, P.A. 2008. Agroecological Economics: Sustainability and Biodiversity. Elsevier Publishing, NY.