Gestão Verde de Materiais

Um caminho seguro para sua empresa tornar-se mais verde

A sustentabilidade e a responsabilidade do agir de maneira ambientalmente responsável são questões em voga na comunidade de projeto. Com mais empresas fazendo esforços para tornarem-se "verdes", os engenheiros e arquitetos estão continuamente buscando o material adequado e abordagens de projeto que atendam essas necessidades.

No entanto, uma abordagem muito eficaz para a sustentabilidade é geralmente ignorado pelos proprietários do negócio: a gestão de materiais. Um plano de gestão de materiais eficaz encontra soluções criativas e abrangentes para gerenciar melhor as operações e serviços de suporte de um espaço institucional ou corporativo.

O objetivo é consolidar e lidar eficientemente com serviços essenciais para criar: entregas de caminhão e rotas de veículo de serviço que reduzam conflitos veículo-pedestre; docas de carga e locais de entrega que reduzam a redundância e aumentem a eficácia; a remoção de resíduos sólidos e perigosos, o armazenamento e a reciclagem que reduza custos e a deslocalização de utilidades e serviços, e equipamento e infra-estrutura que melhorem a estética.

Planos de gestão de materiais promovem a sustentabilidade

Muitos espaços de empresas e instituições têm ambientes de serviço confuso, barulhento e muitas vezes ineficientes. Caminhões de entrega competem com os pedestres, as docas estão à vista de todos, brotam caçambas de lixo, e lobbies, corredores e escadarias são cheios de armazenamento não planejado.

A maioria dos proprietários compreendem a importância da gestão de materiais eficiente, mas eles raramente pensam sobre estes sistemas como oportunidades para promover a sustentabilidade. No entanto, com prudência e criatividade, estes sistemas podem reduzir o consumo de energia e as emissões de carbono, minimizar o congestionamento do tráfego, agilizar fluxos operacionais e melhorar a estética.

Por exemplo, planos de gestão de materiais podem incluir o desenvolvimento de uma infra-estrutura com melhor circulação. Pontos de serviço podem ser agrupados para reduzir o número de docas de carga e pátios de estacionamento, reduzindo a redundância e aumentando a eficácia. Um programa de gestão eficaz de materiais também pode resolver abordagens "ilha" para transporte, recebimento e movimentação de veículos, uma situação onde cada edifício desenvolve seu próprio sistema de fornecedores, logística e entrega. Soluções podem incluir a criação de um local de carregamento central novo, assim consolidando áreas de serviço e estações de edifícios separados em um só.

Desenvolvimento de espaços de infra-estrutura com melhor circulação também significam reavaliar entregas por caminhão e rotas de veículos de serviço. O tipo de veículo, o tamanho e horários são estudados para torná-los mais compatíveis com os bairros circundantes. Isto irá reduzir o tráfego de caminhões, criando um ambiente mais seguro para os trabalhadores e um ambiente mais atraente para outros usos.

Reavaliar a remoção de resíduos sólidos e perigosos, o armazenamento e a reciclagem é outro aspecto de um plano eficaz de gestão de materiais. Isso inclui criar gestão e diretrizes de resíduos eficientes e incentivar iniciativas de reciclagem.

Uma miríade de benefícios

Uma das chaves para um bom plano de gestão de materiais é documentar e entender todas as facetas da situação. Fazer isso requer um espectro completo de especialistas - arquitetos, planejadores, tráfego, resíduos, ambiental sólido, e engenheiros civis - que trabalham em conjunto para garantir cada desafio que está sendo focado.

Planos diretores mais institucionais não analisam os sistemas de serviço a partir de uma perspectiva de eficiência abrangente ou geral. É uma área que muitas vezes escapa através das brechas do planejamento tradicional e serviços de projeto. Um plano de gestão de materiais eficaz constrói e aprimora um plano institucional, preenchendo as lacunas e produzindo um resultado ambientalmente responsável e eficiente.

Um campus institucional, conjunto de escritórios, ou complexo habitacional pode esperar uma infinidade de benefícios a partir de um plano eficaz de gestão de materiais. Para começar, há uma economia de custos de longo prazo, como a consolidação, reconfiguração e melhor gerenciamento de uma infra-estrutura da unidade que reduz os custos operacionais anuais. Um campus institucional, escritório, ou complexo habitacional também terá a maior e melhor uso além de sua finalidade direta.

Um plano de gestão de materiais eficaz também significa uma abordagem mais holística para a gestão do uso do veículo e emissões, resíduos sólidos, resíduos perigosos, reciclagem e serviços de utilidade pública. Como resultado, isso significa um ambiente "mais verde", mais sustentável e uma manifestação das demandas de que hoje muitas instituições necessitam se tornar mais "amigas do ambiente". Na verdade, graças a tais vantagens ambientais, planos de gestão de materiais criativos podem qualificar para créditos estatais de inovação em projeto e iniciativas de sustentabilidade.

Finalmente, um plano de gestão de materiais eficaz pode melhorar a estética. Removendo condições inseguras e pouco atrativas, colocando os principais serviços fora da visão, e criando um ambiente mais amigável para pedestres, irá melhorar o sentido visual e físico do lugar para aqueles que vivem e trabalham lá.

A maioria dos proprietários de empreendimentos extensivos raramente pensam sobre os seus planos de gerenciamento de materiais como oportunidades para promover a sustentabilidade. Com prudência e criatividade, estes planos podem reduzir custos de operação, ajuda na busca da "imagem e atitude verde", e será vital na eficácia de planejamento de uso estratégico de áreas de terra. A implementação de um plano de gestão de materiais eficaz também pode resultar em significativa economia de custos, propiciando lucros, primeiro foco de todo investidor e proprietário.

Referências

1. Robert M. Brandon; Going Green Through Materials Management; 10/02/2008 - enr.construction.com